Fórum de Torres Vedras

Cultura => Carnaval => Tópico iniciado por: NDL em Fevereiro 18, 2014, 21:27:04

Título: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 18, 2014, 21:27:04
Às portas do Carnaval, há que denunciar. Constata-se por esta hora o derrube de árvores que ainda restavam junto à Igreja da Graça. Ecoa por toda a cidade o som das serras.

É sabido e consumado que o executivo camarário vem assumindo como prioridade o extermínio da flora torriense (veja-se o jardim adjacente ao convento que, à semelhança de outros que proliferam no concelho, de natural tem cada vez menos). Esta prática está para a câmara municipal como o tiro ao funcionário público está para o governo...

Sátira impõe-se... como não caricaturar esta vil ofensiva na calada da noite num dos carros alegóricos este ano?
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 18, 2014, 23:48:50
Um quarto para a meia-noite: acaba de ser deitado abaixo o último reduto de arvoredo do centro de Torres Vedras, aquele que dava um perfume saudável às noites de Verão, aquele que provavelmente deu o título de 19.ª melhor cidade de Portugal - mas isso é passado. Viva o Carnaval de Torres!
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Fevereiro 19, 2014, 14:38:40
Espaços verdes nas imediações do Convento da Graça estão a ser requalificados

http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/espacos-verdes-nas-imediacoes-do-convento-da-graca-estao-a-ser-requalificados/
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 19, 2014, 14:57:25
Julga-se a câmara, portanto, no direito de abater árvores centenárias, substituindo-as por outras de flor, esteticamente mais atrativas, e de fazer semelhante com todo o património vegetal do concelho. Percebido. Digo e repito: temos assunto carnavalesco.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: Pedro Oliveira em Fevereiro 19, 2014, 19:09:58
Era melhor que elas caíssem em cima de si, não era, NDL?
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 19, 2014, 22:30:47
Era, sim, verdadeiramente profícuo que a câmara sensibilizasse as populações para outros problemas de salubridade pública. E as ouvisse nas decisões que toma.
É muito questionável o "timing" deste extermínio e a forma como foi feito, na calada.
Já sabemos que assim é... inevitável. Não é este o mesmo edil que defendia em 2003 que mais cedo do que tarde o Carnaval teria de mudar-se para a Expotorres (coisa que seria, no fundo, roubá-lo à cidade)?

A parvoíce impera e sempre imperou por estes lados, daí exigir-se sátira mais mordaz aos vereadores locais - há muito por onde o fazer. É a consequência necessária de um Carnaval livre. Ou afinal a monarquia carnavalesca  está mascarada sub-repticiamente pela CMTV?
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Fevereiro 20, 2014, 10:43:26
NDL, não entendi a intenção do seu post. Mas gosto do seu estilo literario...      :-\
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 20, 2014, 16:35:48
Esclareço: procuro fazer um trabalho que pouca gente faz - denunciar que há carnaval dentro da própria organização do Carnaval/promotores do evento. Mais, que esse carnaval é todo ano e que carece de troça cómica quando chegamos aos seis dias de folia propriamente ditos.

Só por comédia se pôde levar os últimos anos a substituir árvores perfeitamente estabelecidas (e não falo só deste último abate*) por troncos reles de plantas que não crescem, flores e florzinhas, relvas e relvinhas enfeitadas, enfim, a tornar artificiais os centros urbanos de um concelho predominantemente rural.


* Diga-se, de resto, que ocorreu mesmo a tempo de erigir ali todo o estaminé do "merchandising" carnavalesco.
Irónico: Dois dias volvidos, continuam a ouvir-se as motosserras...
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: Carlos Miguel em Fevereiro 21, 2014, 09:44:57
As árvores em causa já não estavam em bom estado sanitário e encontravam-se a prejudicar a edificação contígua, isto é, a Igreja da Graça, daí o seu abate.
Após o Carnaval serão plantadas árvores da mesma espécie que as colocadas na mesma rua.
A Câmara Municipal, continuamente, tem plantado árvores por todo o concelho e tem responsabilidade civil pelo que possa ocorrer no espaço público.
Com os melhores cumprimentos.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 21, 2014, 16:20:17
Exmo. Sr. todo-poderoso da autarquia (o tal que defendia a deslocalização do recinto do Carnaval para a Expotorres),

Registo a sua simpática contribuição. Registo com estranheza a impossibilidade de uma conservação das espécies arbóreas em apreço.

Ora é precisamente a mísera “espécie de árvores” colocadas na Rua Santos Bernardes há exatamente cinco anos, em substituição de outras de muito maior porte que ali existiam até à data e estavam perfeitamente ambientadas (abatidas, aí sim, sem justificação alguma), a problemática.
Em causa estão tomadas de posição políticas. Cofinanciar-se à descarada e ao desbarato garrafões e enfeitezinhos de rotundas no valor de milhões e reorganizações de estacionamento (“jobs” na nova EMEL torriense) faz-se levianamente. Com a mesma leviandade se usurpa em sede de IMI o que falta para colmatar os encargos. Já ninharias...

Retomando: Não se questiona a responsabilidade legal da autarquia, mas é fácil interrogarmo-nos sobre o porquê de não se auscultar a opinião das gentes de Torres Vedras em decisões revelantes, achando-se que um ato eleitoral - por si só - legitima toda e qualquer prática. Sobrevaloriza-se apenas o incómodo de certos residentes face a flora cronologicamente muito anterior ao tempo de vida de qualquer dos queixosos. Acontece que sob o ponto de vista legal, são os torrienses, mas acima de tudo os portugueses, que têm autoridade sobre o seu território.

Mas sabemos que para os lados da câmara são muito dados à inércia em certas questões. Veja-se a quase nenhuma sensibilização dos torrienses para a praga de pombos que temos na cidade.

Corrijo então... inércia e imundice. Só por imundice declarada se vai a Lisboa, no âmbito dos festejos de Carnaval, endeusar alguém que pela sua intransigência deixou a capital de um país insalubre, por altura de outros festejos.

Desculpe-me ser tão prosaico e fazer de Velho do Restelo, mas, quando estamos a falar de Carnaval, o tom é mesmo este.
É mais que evidente que Carnaval localmente não falta.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Fevereiro 22, 2014, 09:19:42
Na linha do NDL, seria interessante CMTV tornar público o relatório fitossanitário que levou ao abate e respectivas fotos e a justificação que levou à escolha da nova espécie.
Seria também interessante a câmara justificar o abate no periodo nocturno (em contradição com a lei do ruido), bem como referenciar a lei que a permite a CMTV decidir o destino das árvores e demonstre a responsabilidade civil da CMTV.

Não que eu veja mal nenhum no que a CMTV está a fazer (quem conhecia o estado das árvores, devia entender a opção do abate) e também entendo o abate no período nocturno (não sei se a câmara notificou a população residente em devido tempo, senão, devia ter feito).

O que não é claro é a escolha sobre uma espécie que não parece tão adequada ao meio urbano como o plátano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Platanus_%C3%97_hispanica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagerstroemia_indica

Em relação à ideia do NDL de se auscultar a opinião das gentes de Torres Vedras em decisões revelantes, não me parece que esta decisão seja relevante para uma discussão pública ou referendo, e cabe sim à CMTV (a qual foi escolhida num ato eleitoral - por si só - legitima ESTA prática) no âmbito da responsabilidade civil pelo que possa ocorrer no espaço público.

http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/eleicoes-autarquicas-2013-resultados-do-escrutinio-provisorio/
 http://expresso.sapo.pt/madeira-queda-de-palmeira-faz-um-morto-e-dois-feridos-no-comicio-do-psd=f600192

Em relação aos pombos, para quando uma solução?
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: Pedro Oliveira em Fevereiro 22, 2014, 21:55:45
Diga-me lá, NDL, o seu problema afinal ao certo é com quê? É com o Carnaval? Assuma-se!
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 23, 2014, 00:08:58
O Carnaval é o megafone por excelência da conjuntura, da conjuntura à portuguesa, e, portanto, da troça dos acontecimentos mais cómicos de cada ano que passa.

Atordoa-me que haja tão pouca sátira acerca dos assuntos municipais e tanto por onde a fazer. Tento fazê-la aqui, em sede própria, no fórum do mais português dos carnavais.

Nem "O Barrete" preenche completamente essa lacuna!

E já agora... quem acredita que os plátanos foram abaixo senão por opção política? É uma espécie que chega a durar duzentos anos. Nem podar sabem...
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Março 03, 2014, 16:58:25
Aí está o Carnaval de Torres! A boa da barraquinha das farturas no lugar das árvores centenárias aí está!

Este ano, o tema propiciou grupos de mascarados excelentes. Retomo os elogios (não, não estou etilizado): parabéns pela transmissão online que, dentro do expectável, foi soberba.

Mudando o tom, ontem lá veio a TVI para abandalhar a coisa, quer dizer, dar notoriedade, mas abandalhar com um pouco de pimba e letras monossilábicas.
Desavergonhadamente o executivo municipal fez questão de se fingir amigo do ambiente e publicitar o novo centro ambiental. Quando ouvido, o autarca ostenta a ideia de que por aqui se sabe "manter a tradição"...

Apesar da saloiice prática que os novos "livre-trânsito" representam e da má gestão dos espaços nas ruas do centro da cidade durante os corsos  (pelo acompanhamento mediático deu para perceber que é necessário libertar-se espaços apinhados de gente em certas áreas para compensar os vazios de lotação noutras), se me é permitido, globalmente, dou nota muito boa do evento este ano, até ao momento.

Bom Carnaval!
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Março 04, 2014, 19:15:24
A diferença entre o Carnaval de Torres e qualquer outro evento de massas é que os participantes (que somos todos) aqui se deslocam por este ser em Torres Vedras e não por virem assistir a algo que poderia ter lugar em qualquer outra parte.

Mesmo sendo terra de exterminadores arbóreos...
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Março 28, 2014, 15:11:48
Por esta hora, mais arvoredo a ser cortado no centro de Torres Vedras e, desta feita, na Praceta Dr. Vilela. Impressionante!

O lema... esse sabemos qual é:
"Árvores só no Largo de Santo António!"
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Outubro 17, 2014, 00:08:06
O disco vira e toca o mesmo. Repare-se nas árvores e na matança de outras que adveio da lógica do "empedramento" (agora também no seu quartel-general).

http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/entrada-principal-do-edificio-multisservicos-da-camara-municipal-foi-alterada/

É uma filosofia municipal. É por isso que esta é a terra do Carnaval, que é todo o ano. Viva!
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Outubro 17, 2014, 11:58:10
Desculpa, não entendo esta última:

o espaço à frente da Câmara era uma aberração de mobilidade e de gestão de espaço, e um potencial foco de problemas precisamente devido às àrvores anteriormente lá colocadas

Um arruamento inutil com um esquema de circulação automóvel absolutamente kafkiano: quem viesse da av. 5 outubro para subir a rua Maria Benedita, teria que circular pelo arruamento, porque não se podia virar à direita a partir da avenida. Não tinha passeio do lado do edificio, nem do lado do estacionamento, ocupado com... arvores envelhecidas

Agora, temos um passeio largo, com maior capacidade de mobilidade, com colocação de arvores novas, mais fáceis de manter
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Outubro 17, 2014, 21:51:05
Critico e continuarei a criticar o urbanismo do Carlos Manuel e nomeadamente a forma como "matrafonas" de árvores de flores e florzinhas vão tomando o lugar da flora do centro da cidade.


P.S.: Quero lembrar que, aqui há uns anos, havia arvoredo de muito maior porte naquele local.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: vigilante em Outubro 20, 2014, 12:13:04
São a obra feita, para alguns. Para mim, a obra fica feita depois de paga. Nada mais fácil que fazer a obra com dinheiro emprestado e depois vir alguém que se preocupe em pagar. As finanças locais deveriam poder contrair empréstimos, mas que no final do mandato estivessem pagos. Hipotecar a vida dos mais jovens, deixando as dívidas de herança, faz-me lembrar a história de um Portugal recente...
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Janeiro 20, 2015, 20:31:36
Já cheira a Carnaval e aqui fica um repto (em cima da hora):

- Um carro alegórico dedicado ao novo cidadão eborense, o rei dos megalómanos (aliás o pai do despesismo e da construção do "empedramento")

O Carnaval de Torres não pode ficar indiferente a algo tão mediatizado...
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: Matrafona em Janeiro 21, 2015, 17:22:46
Nestes dois tópicos já vi coisas completamente absurdas e críticas quase nada construtivas.

O evento "Carnaval de Torres" é O evento para milhares de pessoas, sejam de Torres ou não.

Comecemos pelo incómodo de abaterem árvores que se fala por aqui. As espécies em causa NÃO estão em extinção, nem de lá se aproxima. Se estão deterioradas ou doentes, é abatê-las e substituir por outras. Se vier um daqueles temporais como o de 2009, será que as que estão aguentam? Será mais fácil prevenir. Quanto muito a autarquia, se assim fosse realmente necessário, deslocar as árvores para outro lugar. Preciosismos de quem não tem mais nada para fazer na vida.

Fiquei também surpreendido (tristemente) dos posts por causa do barulho. Então, mas os Srs iluminados fazem queixa do barulho por causa de 4 dias (noites)? Porque não se queixam do barulho de dia? Ah, já agora aqueles que têm bebes e sabem que naquela altura é o que é, deixam-nos lá? Já vi avós a fazerem queixa por causa do netinho que estava a dormir ao lado de um dos palcos, porque os respectivos pais da criança estavam a gozar o Carnaval!!! Sim, a acústica nos Jardins de Santiago é algo complicada porque o som é como a água. Quando encontra obstáculos choca contra o mesmo e dispersa fazendo ricochete nos outros prédios. E quem está numa das ditas praças não ouve o que se passa na outra. E certamente que quem tem agora Bebes, dantes era muito certamente folião. Não terão familiares fora da área do barulho?
É que também em vez de andarem todos espalhados pela cidade, entupindo muitas ruas e criando possíveis confusões, os foliões mais ébrios ou não, deixam-se ficar naqueles espaços, o que facilita à segurança de todos.

Quanto à sujidade, tenho a oportunidade de ver que a partir das 5/6 da manhã, já andam várias equipas a fazer limpeza das Ruas. 

Faltam sim mais WC's públicos. Os cheiros de urina, vomitados, etc, são consequências. E depois vem a Lixivia e os detergentes. Ninguém gosta, mas se houver varias filas para os mesmos contentores WC de pelo menos 50/100 pessoas para cada sanitário  e pensando no tempo de espera, é complicado. E desculpem-me mas ninguém é santo no que toca ao Alcool. Todos bebemos, nem que seja um copo de vinho tinto ou uma cerveja. Há excessos? Há, claro!!!! Também faz parte. Vai da consciência de cada um até onde pode ir. E no Carnaval quando alguém novo vem de fora digo: "Não bebas tudo de uma vez - Vai bebendo e não faças misturas - A não ser lá para as 5 da manhã ou 6 já depois de um pequeno repasto"

Mudar a localização do Carnaval? Isso é desvirtuar o Carnaval como ele sempre foi!!! E não faz nenhum sentido.

Sugiro que façam sugestões e críticas construtivas em vez de andarem sempre a queixarem-se, porque o Carnaval mexe com a economia da cidade e dos comerciantes.

Cumprimentos

Post scriptsum: Não estou a defender a autarquia e seus representantes, até porque já nem sequer voto em Torres Vedras.         





 
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Janeiro 21, 2015, 18:47:59
Registo com muito agrado todos os contributos neste tópico, em especial o último que subscrevo por inteiro.

Enfim... com uma exceção: as árvores brutalmente abatidas a 18 de fevereiro de 2014 com a maior das discrições representam um caso paradigmático que já havia começado no jardim da Graça ('pulmão' da cidade). Além disso, é a mesma espécie vegetal a que então aludi que serve de sustento à Serra de Sintra (aí em 2011 a solução foi a poda, mas como por cá não sabem fazê-lo...).

E tudo isto por parte de detentores de uma pretensa preocupação de conservação ambiental... realidade esta que estranhamente nunca foi caricaturada pelos organizadores do nosso Carnaval!!!

Estou a contar, portanto, que este ano marquem presença na fibra de vidro dos escultores carnavalescos o estacionamento, os recém-promovidos da empresa municipal a fiscalizadores do mesmo, o pinóquio - de que falei no comentário anterior, o terminal rodoviário e o todo-poderoso local munido da inseparável serra elétrica.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: vigilante em Janeiro 23, 2015, 03:14:38
Embora eu concorde consigo, veja se se lembra de uma figura ou um acto local caricaturado pela organização do Carnaval ? Só quando a organização era feita por populares.
Quanto ao hóspede 44 do EPE, aquando do seu regresso a Portugal, os materiais carnavalescos já se encontravam prontos, sendo impossivel retratar a situação no carnaval de 2015..lol
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Janeiro 23, 2015, 09:42:41
Em todo o caso, tem havido crítica (um carro alusivo todos os anos, foliões individualmente, entre pouco ou nada mais) só que é é fraquinha e muito alinhada com o poder local, nem  "O Barrete" aí está para cumprir cabalmente...

Recordemo-nos do cavaquinho-mendigo feito em tempo recorde há uns carnavais.
Não pega, não pega e cai mais uma vez como tendenciosa uma ausência que, a sê-lo, apenas poderia ser propositada. Seria Carnaval por cima de Carnaval!

Jusficações? E as justificações são as engasgadas do costume da família do "mau estado de conservação", ou outras consideradas menos delirantes - só não mais engasgadas porque os da edilidade comungam das mais sofiscadas técnicas do "falam, falam e..." (aliás o Pinóquio sempre as apadrinhou, daí não poder faltar).


Cá os esperamos em 2015 então: esse, o PortasPortas, o Coelho, o D. Duarte, os cupidos... ah mas estou-me a esquecer de alguém...
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Janeiro 24, 2015, 09:48:09
Aproveito para relançar a discussão sobre o que deve ser feito para proteger e melhorar o Carnaval e a sua relação com a cidade, os moradores locais, o visitantes e os foliões. Falo da discussão iniciada a mais de 10 anos pelo próprio presidente da CMTVedras: mais cedo ou mais tarde, o Carnaval terá de sofrer alterações, e quanto mais cedo se iniciar essa discussão, melhor!

Há anos que o Carnaval de Torres é sempre a mesma coisa: inauguração do Monumento, umas passagens pela televisão, chegada dos Reis, corso infantil, corsos organizados e corsos trapalhões, mais umas passagens pela televisão, discussão sobre entradas pagas e tolerância à função publica, Enterro do entrudo, e discussão sobre quem paga a limpeza.

Tem que se começar a falar sobre os vários aspectos do Carnaval:
- atração de mais visitantes: como atrair mais visitantes, que tragam mais valias e consumo para a cidade, de modo a desenvolver o tecido comercial?
- alteração de formato dos eventos: deve-se manter o formato igual, numa perspectiva de tradição, ou mudar o formato no sentido da inovação? Quais as vantagens e desvantagens de cada opção? O que tem vindo a mudar desde a fundação do Carnaval, e o que isso trouxe para o Carnaval, para a cidade e para os torreenses?
- mudanças de percurso ou localização: aumentam as queixas de moradores e empresários afectados negativamente pela passagem do Carnaval pelo centro. É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, o Carnaval terá que se mudar, todo ou em parte. Quando, para onde e como o fazer? Não se deve esperar que aconteça um azar, como uma vez disse o sr. Presidente, tem que se antecipar o melhor que se pode.
- eventos paralelos: que eventos paralelos a manter ou a acrescentar, na cidade ou fora da cidade? Como aproveitar o Carnaval para atrair mais visitas a Sta Cruz, por exemplo (não querendo deixar de fora outras localidades do concelho), em época baixa?
- historia: para quando a construção do Museu, como forma de valorizar a historia do carnaval, e associar esta à história da Cidade?
- segurança: como melhorar a segurança dos participantes, visitantes, moradores e negócios? Como minimizar os casos crescentes de vandalismo, violencia, e insalubriedade do evento? Falo de danos em portas, fachadas e veiculos, embrieguez publica e agressões, e falta de condições de higiene e civismo de foliões, casos certamente conhecidos por todos
- transportes e estacionamento: como melhorar o problema anual de deslocação de milhares de visitantes? Como lidar com o estacionamento dos milhares de veiculos na cidade, minimizando o transtorno dos moradores e mantendo a facilidade dos visitantes? (já agora, porque que é que a PSP, que não se vê o ano todo, só actua nesta altura do ano?!)
- finalização do evento: de quem é a responsabilidade do encerramento do Carnaval de Torres em cada ano? É partilhado entre CMTVedras, operadores, e confrarias? Falo da limpeza, remoção de marketing, desmantelamento de infrasestruturas (não se deve repetir o ano passado em que um carro ficou semanas parado a ocupar o estacionamento escasso da cidade), e responsabilização por danos e incómodos a quem se viu prejudicado. O Carnaval não pode ser festa para uns e a conta para os outros!
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Janeiro 24, 2015, 18:53:33
Parabéns à organização do Carnaval que incluiu a sátira política nacional mais atual no monumento.

Em dupla resposta às solicitações de originalidade e às do potencial transtorno causado aos moradores do centro da cidade aí está também a matrafónica...

Por último, devo deixar uma opinião: como torriense, que de resto viu o coração de Torres Vedras se degradar ao longo de anos (inclusive ao nível da flora - a 5 de outubro hoje mais se assemelha a uma ave depenada), só posso ver com maus olhos qualquer deslocalização da sua maior festa.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Janeiro 24, 2015, 20:51:45
NDL, garanto-lhe que não precisa de óculos para ver os dejectos, urina, lixo e riscos no veiculos após a festa do carnaval, todos os anos, à porta de casa. Basta sentir o cheiro. Fica desde já convidado a passar à porta da minha casa no dia 18 Fevereiro, e talvez já veja com melhores olhos que o Carnaval está a degradar, tem que ser alterado, seja o formato, seja a localização, e a organização, através da Promotorres e das confrarias tem que fazer mais que não seja apenas organizar bebedeiras e carrinhas musicais.
A Câmara mostra porque é que o Carnaval de Torres é o mais tipico Português: nada mais tipico que dizer que são os maiores, mas a porcaria fica para os outros limpar.

Esperemos que não seja este ano que haja um dos tais azares que o sr. Presidente se referiu, a mais de 10 anos
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: rogeriopaulo em Janeiro 25, 2015, 14:43:08
1º) Parabéns ..pelo facto de finalmente neste tópico se falar de carnaval.
2º) DFerreira, colocou aqui algumas questões pertinentes com necessidade de respostas , em minha opinião n´outras nem tanto.

Ora bem , o Carnaval , como evento popular e de tradição enraizada sempre vai trazer prejuizos e desconfortos a outros, sempre foi , é e assim será no futuro, resta avaliar se os prejuizos quer sejam publicos, quer sejam privados têm ou não um retorno também publico e privado . Eu acho que numa avialação geral as vantagens superam largamente os prejuizos.
Segurança, na minha opinião a parte mais sensivel , deverá melhorar consideravelmente, para beneficio de todos, na parte dos carros riscados todos sabemos nesses dias de festa que estacionar veiculos perto dessas aglomerações de pessoas podem provocar danos, a solução é....estacioná-los temporariamente mais longe.
Concordo com a construção dum museu do carnaval.
Na minha opinião o formato deve manter-se igual, quando for diferente iremos perder a identidade do mesmo ( eu não tenho duvidas nenhumas ) a essência do carnaval é percorrer as diversas ruas do centro da Cidade , mudar de palco e estar em constante movimento.
Mudar o percurso? como por exemplo :parque expo? erro tremendo....o desfile no meio dos prédios é outra mais valia do nosso carnaval, a interativadade entre os grupos e os moradores sempre foi importante, sentimo-nos ( grupos) confortáveis.
Compreendo o transtorno e o desrespeito que alguns foliões provocam para com os moradores das zonas do carnaval, mas são 5 ou 6 dias.
Nenhum evento é perfeito, nenhum evento tráz só beneficios, nenhum evento é 100% aceite, nenhum evento é isento de opiniões contrárias e de prejuizos...a organização pode melhorar, mas tolerância nesses dias também é preciso.

Cumprimentos,
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 12, 2015, 22:13:16
Imagens inéditas do Carnaval de 2014


(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/2_zpseqiczcev.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/2_zpseqiczcev.png.html)
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 12, 2015, 22:14:20
Imagens inéditas do Carnaval de 2014

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/4_zpszazsysfw.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/4_zpszazsysfw.png.html)

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/5_zpsf8t3iq7i.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/5_zpsf8t3iq7i.png.html)
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 12, 2015, 22:16:30
Imagens inéditas do Carnaval de 2014

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/8_zpswys82myi.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/8_zpswys82myi.png.html)

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/10_zpsylfgklaw.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/10_zpsylfgklaw.png.html)
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 12, 2015, 22:17:02
Imagens inéditas do Carnaval de 2014

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/11_zpsfziwdj9m.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/11_zpsfziwdj9m.png.html)

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/12_zpsw6qosp2p.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/12_zpsw6qosp2p.png.html)

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/13_zpsxlz8tx8l.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/13_zpsxlz8tx8l.png.html)
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 12, 2015, 22:17:46
Imagens inéditas do Carnaval de 2014

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/14_zpsfyzur3nb.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/14_zpsfyzur3nb.png.html)

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/15_zpspzj9e6pr.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/15_zpspzj9e6pr.png.html)

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/16_zpsehvpsne4.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/16_zpsehvpsne4.png.html)
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 12, 2015, 22:18:25
Imagens inéditas do Carnaval de 2014

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/17_zpsasnxrtgd.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/17_zpsasnxrtgd.png.html)

(http://i296.photobucket.com/albums/mm181/aaa47/aaa/18_zps4ib2isqu.png) (http://s296.photobucket.com/user/aaa47/media/aaa/18_zps4ib2isqu.png.html)
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 16, 2015, 18:16:40
Embora os festejos deste ano estejam a decorrer magnificamente organizados como sempre, há falhas a notar:

Venho alertar para o incumprimento do disposto no Plano Prévio de Intervenção da Proteção Civil para o Carnaval de 2015.

Dizia a certa altura: "Devido à existência dos Corsos Noturnos no sábado, 14/02/2015, entre as 18H00 e as 09H00 e na segunda-feira, 16/02/2015, entre as 19H00 e as 04H00 serão vedadas ao trânsito as artérias identificadas na tabela seguinte (...)."

Algumas das artérias constantes da mesma tabela foram cortadas com cerca de uma hora e meia de antecipação.

Um elemento que comprova a persistência da ideologia municipal de deslocalizar o Carnaval para a Expotorres... coisa que, de resto, enclausuraria esta grande festa e a desvirtuaria na sua "essência", a essência que os torrienses conhecem.

Basta atentar nesta página do tópico para compreender que tal prática não é de surpreender.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Abril 07, 2015, 19:33:34
As minhas condolências a todos quantos privaram com o Sr. Chico da Bola. Era de facto uma figura simpática, incontornável no que toca ao Carnaval de Torres.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Novembro 25, 2015, 22:56:26
Já sabemos que por estas bandas o Carnaval é todo o ano...

O capitão abandonou o barco. Carlos Miguel interrompe e renuncia hoje às funções para as quais foi eleito por forma a poder ocupar um lugar no Governo. Assume a Presidência da Câmara o seu já previsível sucessor.


A realização do Conselho Nacional do PS para destituir o Tó Zé Seguro e dar lugar ao Toino Costa realizada no Hotel Golf Mar a 31 de maio de 2014...

A ida às Marchas de Lisboa...

A inauguração do Choupal em plena campanha eleitoral... Deixou obra antes do dia 4 de outubro...

Está tudo explicado.

http://www.dn.pt/portugal/interior/carlos-miguel-um-autarca-ha-mais-de-20-anos-4901978.html - mas, diga-se, é um homem competente e adequado para o cargo.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: vigilante em Novembro 26, 2015, 06:45:56
Mais uma vez, as promessas dos politicos não são para levar a sério. Trocou o "tacho" por um maior. Vamos lá ver por quanto tempo, pois o Jerónimo não lhes dá tréguas. Quem com facas mata, com facas morre (e a facada nas costas do Tó Zé ainda sangra....).
Apesar das nossas diferenças ideológicas, desejo-lhe muitas felicidades e sorte no cargo, que sem dúvida, vai desempenhar de forma competente.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: costaalves em Novembro 26, 2015, 17:22:13
Blá blá blá tacho e taxo e tacho e taxo (será do novo acordo ortográfico)... mas no final sai sempre uma vénia e uma declaração de competência e agradecimento.

Carlos Miguel e o seu executivo fizeram um trabalho de referência ao longo dos vários anos de mandato. Só não vê quem não quer, ou melhor, só não vê quem não conhece realidades foram de Torres Vedras.

Esta equipa fez bem e irá fazer ainda melhor sob a batuta do anterior Vice Presidente. Carlos Bernardes é um homem do terreno, que conhece a fundo a realidade do concelho e que Vive Torres Vedras.

VIVA TORRES VEDRAS!


Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Novembro 28, 2015, 14:13:10
Todas as pessoas que aqui intervêm conhecem Torres Vedras e sabem bem naquilo que se transformou nos últimos 10 anos e, daí, reconhecer-se que, se há pessoa adequada para o cargo em causa, é o Todo Poderoso Carlos Manuel.


Registamos, portanto, como principais bandeiras políticas dos últimos 10 anos a paixão pelo Carnaval, pelas árvores de flor, pela pedra no centro da cidade e pelo desinvestimento em Santa Cruz.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: vigilante em Dezembro 02, 2015, 03:17:05
O tempo o dirá, mas o Municipio de Torres Vedras não está de boa saúde financeira. São empréstimos em cima de empréstimos, que um dia podem acabar mal. As estradas municipais estão uma lástima, o IMI não baixa, a água é cara, tudo factores que não atraem investimento. O que vai aler é a presença do Dr Carlos Miguel no governo, pelo menos o Hospital vai voltar a ter as mesmas valências que tinha antes do anterior Governo. Os investimentos em educação e desporto também vão aumentar, pois este governo agora vai fazer as vontades antigas do nosso ex-presidente.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Janeiro 26, 2016, 12:02:01
Como se vive em Mafra
http://www.cm-mafra.pt/pt/municipio/urbanismo/mafra-requalifica
a Câmara Municipal apresenta 12 medidas de promoção da regeneração urbana: da atribuição de incentivos financeiros e benefícios fiscais à simplificação dos procedimentos administrativos, passando pelo estabelecimento de parcerias com entidades do setor.

https://www.portaldocidadao.pt/web/entidade-gestora/inauguracao-da-loja-do-cidadao-de-mafra
"Foi ontem inaugurada pela Senhora Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, a nova Loja do Cidadão de Mafra. Esta cerimónia contou também com a presença da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, e do Secretário de Estado da Autarquias Locais, Carlos Miguel."

http://www.cm-mafra.pt/pt/municipio/educacao/livros-escolares-no-1o-ciclo
Oferta da Câmara Municipal de Mafra, a todos os alunos do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade com residência no Concelho de Mafra, dos manuais de Português, de Matemática, de Estudo do Meio e, no 3.º ano, também de Inglês.

Como se vive em Torres Vedras
https://www.publico.pt/local/noticia/maior-investimento-dos-ultimos-seis-anos-no-carnaval-de-torres-vedras-1720245
"Segundo um estudo económico, realizado nas últimas duas edições, durante os quatro dias o Carnaval gera receitas de dez milhões de euros na economia local, que aumenta as suas vendas em 30%."

Quanto desse "investimento" é a fundo perdido para as confrarias?
Quanto desse "investimento" tem retorno para a Câmara?
Quanto desse retorno (se algum) é usado:
- para recuperação de fachadas no centro histórico?
- na aquisição de livros escolares para o 1º ciclo?
- na instalação da Loja do Cidadão?

E quando é que o Sr. Secretário de Estado da Autarquias Locais, Carlos Miguel, vem inaugurar a loja do cidadão de Torres Vedras, concelho do qual ele é natural e no qual ele foi presidente da Câmara 3 MANDATOS, que deixou para ser... Secretário de Estado da Autarquias Locais?!
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: vigilante em Janeiro 27, 2016, 06:30:45
Não sei como podem calcular as receitas geradas, pois não vejo um local onde as vendas sejam registadas. Vejo sim comerciantes com actividades diferentes a fazerem concorrência a quem de direito.
Uma selva do "salve-se quem puder".
Quanto a Mafra ainda falta um ponto importante: se quizer ir beber um café, comprar umas lembranças, ir ao banco, etc etc, experimente a carregar no botão das máquinas dos parques laterais ao convento. Não meta moeda e sai um talão com 1hora, para que possa ir fazer o que quizer sem ter de pagar.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Janeiro 29, 2016, 14:28:27
Motivos de galhofa, verdade seja dita, nunca os faltaram. Já que o Monumento ao Carnaval de Torres não cumpre os requisitos mínimos de escárnio e maldizer à edilidade e a bem da tradição, fá-las-emos aqui, no fórum do mais português dos carnavais.

Não augura melhoria alguma a política de S. Ex.ª o Sr. Dr. sucessor. O Todo Poderoso continua a fazer das suas. Advém de uma lógica de dependência e contiguidade "ad eternum". Troça precisa-se em sede de Carnaval:
 
(https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/s720x720/1931517_10153810043113684_852463333242788463_n.jpg?oh=1fa894bb58c2371110e7e1f9b2804fdd&oe=5737BABA) (https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/s720x720/1931517_10153810043113684_852463333242788463_n.jpg?oh=1fa894bb58c2371110e7e1f9b2804fdd&oe=5737BABA)

Posto isto, despachado que foi, há agora que devolver à cidade o seu pulmão de sempre, o Largo da Graça, e não enveredar pelos novos abates em avenida e rua central. Advirto para o corte cego e esbanjamento... Trilho fácil será cortar pela raiz, literalmente. Poupe-se no corte e invista-se na poda. Poupe-se o centro da cidade à devastação arbórea do antecessor! É a sublime oportunidade para também o Executivo Municipal do verbo "reverter" e do "tempo novo" fazer uso e, jus ao lema, replantar e aprender a podar. Sei bem: é prática pequena, contudo, eficaz. Não é megalomania, sei bem... Troça escasseia... O núcleo cerebral do decisor fervilha sobre obra, obra, obra...


Onde há Carlos, há betão, daí a minha preocupação.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Fevereiro 02, 2016, 14:13:53
Duas noticias no mesmo badaladas publicadas em 28-01-2016

“Figuras e figurões” custam 600 mil euros
Está tudo a postos para o início dos festejos do Carnaval de Torres Vedras, entre cinco e 10 de fevereiro, sob o tema “Figuras e figurões”. Este ano a PromoTorres, empresa municipal que organiza o evento, vai disponibilizar o maior orçamento dos últimos seis anos (desde 2009), 600 mil euros.

"Câmara de Torres Vedras contrai empréstimo de 2,5 ME
A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou na passada terça-feira, dia 26, a contração de um empréstimo de curto prazo à Caixa Geral de Depósitos, no valor de 2,5 milhões de euros, para reduzir os prazos de pagamentos aos fornecedores e alguns problemas de tesouraria. A proposta de empréstimo foi aprovada por unanimidade.

600mil euros para Carnaval, com um retorno económico para a autarquia ainda não esclarecido, e 2,5M euros para despesa corrente?

O Municipio de Torres Vedras caminha a passos largos para se tornar a Portimão da zona oeste.
Talvez também se deva privatizar as nossas rotundas. Peço desculpa, privatizar, nãoo... "adoptar"
https://www.publico.pt/local/noticia/camara-de-portimao-troca-publicidade-nas-rotundas-por-manutencao-dos-espacos-verdes-1722075
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Fevereiro 04, 2016, 19:51:26
Falcatrua carnavalesca esperava-se em terra em que a flora de grande porte é pura e simplesmente apoucada.

Já não se esperava era que se tomasse por parvo o povo folião.

Pela primeira vez, as ilustres instituições que dirigem os destinos locais decidiram aumentar o livre-trânsito para os 15€.

Como é próprio da mesmas, foi à socapa e só em vigor a partir do sábado de Carnaval, a fim de garantir que os turistas de fora paguem os buracos cá de dentro.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: vigilante em Fevereiro 06, 2016, 06:16:51
Ainda vamos ter a Troika em Torres Vedras. Entram milhões e ainda se pede milhões........alguma coisa não vai bem na gestão do municipio.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: DFerreira em Fevereiro 16, 2016, 16:08:47
Noticia do Badaladas

" Câmara deu livres-trânsito aos funcionários

Este ano, pela primeira vez, a Câmara Municipal de Torres Vedras deu “livres-trânsito” a todos os seus funcionários no “Carnaval mais português de Portugal”."
Gostaria de ter acesso à noticia completa, para entender se estende mais acerca deste assunto, nomeadamente, quantos beneficiários, quanto ficou o custo total, e se há esclarecimentos pela câmara acerca da motivação desta medida.

Segue uma noticia que tem haver com uma avaliação do Tribunal de Contas em 2014, acerca de confraternizações de Natal de um instituto publico, pagos com o respectivo orçamento (dinheiros publicos)

"Uma vez que não decorrem da prossecução do interesse público, inscrito nas atribuições do IHRU, I., as supra descritas despesas com almoços de Natal do pessoal, no montante de 13.966,40 euros, não podiam constituir despesa pública."
    "Os pagamentos realizados, porque desprovidos de fundamento legal, são indevidos e, por consequência, geraram o correspondente dano ao erário público
    "Em rigor, a lei não impede tais confraternizações, o que não consente é que elas sejam pagas com dinheiro dos contribuintes, que naturalmente está afectado à prossecução do interesse público, mediante o desempenho das atribuições do instituto público em causa."
    "A autorização de despesa e o consequente pagamento são, pois, ilegais e, por conseguinte, um tal comportamento integra uma situação de pagamentos indevidos."

As perguntas que faço agora são:
- qual é o "interesse público" que justifica a oferta de livre-trânsito aos funcionários municipais?
- qual foi o custo para a autarquia com essa oferta?
- qual o impacto no orçamento do municipio, não só em termos de valor, mas em termos de enquadramento? ou seja, é uma despesa considerada no orçamento do municipio, e quanto foi essa despesa?
- como é que a câmara / promotorres justifica uma oferta destas aos seus funcionários, após o aumento do valor do livre transito para os visitantes para 15€, não baixa no IMI da cidade e prejuizo pessoal aos moradores que moram nos locais do Carnaval?
- os moradores inseridos no espaço fechado do corso pagam o livre trânsito?
- os funcionários / empresários de empresas inseridas no espaço fechado do corso pagam o livre trânsito?
- e ainda, a Câmara/Promotorres controlou a utilização dos livres trânsito oferecidos pelos beneficiários, de forma a impedir a revenda e consequentemente revertendo o valor da venda para o bolso do beneficiário da oferta?

Peço também se alguém pode responder, se este tipo de oferta não se enquadra no tipo de despesa que vem referido no acórdão do Tribunal de Contas como ilegal, por não estar relacionada com a função a que se afecta a instituição

Estendendo a análise, onde posso ver as contas relativas ao Carnaval deste ano 2016?
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Maio 07, 2016, 02:11:34
 Já é Carnaval a mais.

Há que demitir a edilidade por incompetência grosseira na gestão dos interesses do município, num mandato que tem sido marcado pela matança a sangue frio de espécies arbóreas. A nova chefia já deixou marca para a História, na recente surripiagem que ocorreu no Jardim da Graça de património que é dos torrienses, uma autêntica chacina vegetal, cuja cegueira apenas pode resultar de incapacidade ou de recurso ao direito artificioso que a Lei confere a titulares de mandatos autárquicos, o qual, pese embora possa ser legal, é insensato, e vai contra a obrigação imperiosa de defesa dos cidadãos, de os representar e de lhes auscultar as opiniões.
Título: Re: Carnaval para sempre
Enviado por: NDL em Janeiro 27, 2018, 18:12:21
https://torresvedrasweb.pt/cmtv-vai-remover-arvores-da-praca-machado-santos-praca-da-batata/

Nova razia lesa-torrienses, é a destruição da conhecida "Praça da Batata".
Por estes lados, espanto nenhum. Já há quatro anos que denunciamos esta ideologia.
Só descansarão quando deitarem abaixo o Jardim da Graça.