Autor Tópico: Linhas de Torres  (Lida 2855 vezes)

Offline duarte

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Linhas de Torres
« em: Maio 23, 2003, 20:27:00 »
Torres Vedras tem um passado riquísimo e conhecido de todos nós torrienses, mas será que respeitamos o nosso passado?

Não me parece.

Por exemplo, "As Linhas de Torres" têm sido cada vez mais esquecidas e cada ano que passa vai perdendo um pouquinho da atenção que merece.

Os vários fortes que existem no nosso concelho estão semi destruídos e alguns estão transformados em pocilgas e outras coisas parecidas...

A única fortificação mais ou menos conservada é o Forte de S. Vicente e mesmo assim deixa muito a desejar, mas não podemos esquecer as fortificações mais pequenas que estão abandonadas e esquecidas por todos nós.

Voltando às comemorações, acho que mereciam algo mais grandioso, que envolvesse as escolas e toda a comunidade.

Fica o alerta.

Saudações a todos

Tiago Duarte

Offline Sérgio Ribeiro Jacinto

• Ver Perfil
Linhas de Torres
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2003, 10:45:34 »
Para quando a criação de um museu em Torres Vedras deste importantíssimo marco da nossa história, podendo-se recorrer a parcerias públicas e privadas,podendo-se ainda aproveitar os beneficios concedidos pela Lei do Mecenato?

Cumprimentos,

Sérgio Ribeiro Jacinto.
quote:
Mensagem original por duarte

Torres Vedras tem um passado riquísimo e conhecido de todos nós torrienses, mas será que respeitamos o nosso passado?

Não me parece.

Por exemplo, "As Linhas de Torres" têm sido cada vez mais esquecidas e cada ano que passa vai perdendo um pouquinho da atenção que merece.

Os vários fortes que existem no nosso concelho estão semi destruídos e alguns estão transformados em pocilgas e outras coisas parecidas...

A única fortificação mais ou menos conservada é o Forte de S. Vicente e mesmo assim deixa muito a desejar, mas não podemos esquecer as fortificações mais pequenas que estão abandonadas e esquecidas por todos nós.

Voltando às comemorações, acho que mereciam algo mais grandioso, que envolvesse as escolas e toda a comunidade.

Fica o alerta.

Saudações a todos

Tiago Duarte

Offline nmoedas

• Sr. Member
    • Ver Perfil
    • http://nunomoedas.com.sapo.pt
Linhas de Torres
« Responder #2 em: Dezembro 22, 2003, 07:14:14 »
Há uns anos existia no Museu Municipal uma exposição sobre as Linhas de Torres e outros factos de História torriense numa sala que estava muitas vezes fechada, talvez lá estejam as peças ainda...a ganhar pó.
NM

Offline Sérgio Ribeiro Jacinto

• Ver Perfil
Linhas de Torres
« Responder #3 em: Dezembro 29, 2003, 06:38:44 »
O Turismo é, cada vez mais, o negócio do futuro, devendo ser tratado já no presente.

Sol e praia, não bastam para atrair turistas.

Estes, são cada vez mais exigentes e com gostos muito diversificados.

Temos um passado histórico riquissimo, do qual a nossa resistência às invasões napoleónicas é uma referência.

Do que estamos à espera para o acarinhar e divulgar melhor?

Obrigado.

Sérgio Ribeiro Jacinto.

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Linhas de Torres
« Responder #4 em: Fevereiro 17, 2004, 22:54:58 »
realmente pk e k essa sala lá no museu ta sempre fechada? a malta paga para dar ali uma voltinha e n pode ver isso, que acho k é o mais importante da nossa historia.. e ta fechadO? isto so mesmo portugal...
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline brancosillva

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
Linhas de Torres
« Responder #5 em: Fevereiro 18, 2004, 21:53:53 »
A sala das Linhas de Torres Vedras está fechada mas basta pedir à funcionária para a abrir que o pedido é realizado. Contudo, apesar de precisar de mais um vigilante, também não acho muito simpático ter que estar sempre a pedir, quase como um favor. São estes alertas que levarão o sector responsável ao aperfeiçoamneto. Valendo sempre a pena a nossa intervenção de forma correcta, mesmo parecendo que a sugestão caiu em saco roto. «Olhe que não! Olhe que não!»

Offline Jorge Ralha

• Ver Perfil
Linhas de Torres
« Responder #6 em: Março 17, 2004, 01:10:56 »
O núcleo museológico das Linhas de Torres não está, nem nunca esteve encerrado ao público, salvo situações pontuais ocorridas já há anos. Para além disso, o núcleo expositivo encerra ao público às segundas-feiras, como as restantes exposições do Museu.
    De resto, a visita ao núcleo da Guerra Peninsular é condicionado à obtenção do respectivo ingresso na recepção do Museu (pago ou gratuito)e é feita com o acompanhamento do recepcionista de serviço, como aliás, em todos os museus que possuam núcleos fisicamente separados e uma única recepção.
    Pela leitura da mensagem enviada por Spirit, que presumo ser Torriense, verifico que, muito provavelmente nunca terá visitado o Museu pois, nesse caso, saberia que o Museu Municipal de Torres Vedras é dos poucos museus onde os munícipes-residentes no concelho- não pagam ingresso, tendo mesmo sido pioneiro na utilização desta "fórmula".
     Para além do núcleo da Guerra Peninsular, a ala sul do Museu Municipal possui ainda uma valiosa exposição de arte sacra e, neste momento, uma exposição temporária sobre as escavações dos Paços do Concelho.
     Sobre a recuperação dos diversos fortes das Linhas de Torres, a CMTV em parceria com as Câmaras de Loures, Mafra, Arruda dos Vinhos, Sobral e Vila Franca de Xira apresentaram ao então IPPAR, em Outubro de 2002, o programa para a salvaguarda, recuperação e valorização das Linhas de Torres, até à presente data sem resposta.

Cumprimentos,

Jorge Ralha

Offline Viking

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Linhas de Torres
« Responder #7 em: Janeiro 29, 2005, 03:23:15 »
Entristece-me saber que a administração central neste caso o IPPAR anda a ignorar esse projecto.
Numa altura em que é preciso relembrar a todos quem nós fomos, enquanto povo, é lamentável. Agora, com tantos municipios interessados tem havido ou não, persistênçia??????

Agrada-me saber que Torres Vedras soube cuidar pelo menos preservar a história desse grandioso feito das gentes de outrora.

De facto concordo com o duarte. Era muito interessante envolver os estudantes em trablhos de recolha devidamente apoiados pelos seus professores sobre aspectos menos conhecidos desse periodo da história. Aliás era muito educativo, e podia ser que até surguissem outras iniciativas do genero noutros concelhos que levassem a sensivilizar todas as pessoas envolvidas a nivel superior.
E um estudo/levantamento, já foi feito sobre esses fortes e fortins?
Se o duarte se interessa pelos nossos fortes eu tenho muitas fotos deles.