Autor Tópico: Aonde é que vai parar o Pinhal?  (Lida 6326 vezes)

Offline gonzo

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Aonde é que vai parar o Pinhal?
« em: Maio 16, 2003, 01:50:19 »
Boa tarde,

Para quem se desloca para Santa Cruz todos os dias, já deve ter reparado que junto à entrada do parque de campismo, cuja rotunda tem 1 ano, estão a proceder a obras de terraplanagem com retroescavadoras. Por mais óbvio que fosse a continuação da estrada no sentido Este da rotunda, nada levaria a pensar que o abate de árvores fosse tão extenso.
Não sou engenheiro e por isso não posso afirmar que seja necessário ou não tal abate mas, uma constatação posso fazer: cada ano que passa este pinhal está cada vez mais pequeno. Desde os prédios que ficam a sul da casa da Dina Pereira, o extinto pinhal junto à nova rotunda de acesso à prai da vigia, as construções que são feitas a ritmo intenso na estrada para Santa Rita, cada vez menos pinhal temos.

Este pinhal, segundo sei, foi mandado construir para conter as constantes Nortadas e, assim, tentar manter um clima menos agreste em Santa Cruz.
Mas, mesmo que a "utilidade" do pinhal não fosse evidente, pelo menos seria um pulmão natural que tanto faz falta.

Pergunto aos senhores do Sector do Ambiente e do planeamento, quando irá parar este "arvoricidio"? Estão a destruir um património natural que jámais será recuperado. Atenção!

Cumprimentos,

Gonzo

Gonzo
-----------------------

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #1 em: Julho 16, 2003, 00:11:09 »
Será que ninguém tem uma opinião a dar sobre este assunto? Passará assim tão ao lado a destruição do nosso património natural?
Gonzo
-----------------------

Offline Sandra Agostinho

• Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 16, 2003, 06:21:36 »
Boa noite Gonzo!
Pois é, esta questão já foi levantada por mim, acerca do património natural em Santa Cruz e como você reparou igualmente não obtive resposta!
Porque será que as entidades oficiais competentes na resolução deste
assunto ainda não se pronunciaram?
E até mesmo a comunidade Torreense porque será que não se dá ao manifesto?
Será que o interesse por Santa Cruz resume-se somente em arranjos urbanísticos em detrimento de conservação e preservação dos espaços naturais existentes?
Iremos continuar a assistir impávitos e serenos quanto a esta situação como se nada tratasse? Mas, afinal, que valores temos e teremos a defender ao encontro do bem comum?!
Cumprimentos,
Sandra Agostinho.

Sandra Agostinho

Offline Sandra Agostinho

• Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 16, 2003, 06:21:37 »
Boa noite Gonzo!
Pois é, esta questão já foi levantada por mim, acerca do património natural em Santa Cruz e como você reparou igualmente não obtive resposta!
Porque será que as entidades oficiais competentes na resolução deste
assunto ainda não se pronunciaram?
E até mesmo a comunidade Torreense porque será que não se dá ao manifesto?
Será que o interesse por Santa Cruz resume-se somente em arranjos urbanísticos em detrimento de conservação e preservação dos espaços naturais existentes?
Iremos continuar a assistir impávitos e serenos quanto a esta situação como se nada tratasse? Mas, afinal, que valores temos e teremos a defender ao encontro do bem comum?!
Cumprimentos,
Sandra Agostinho.

Sandra Agostinho

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 16, 2003, 18:19:02 »
Bom dia Sandra,

É deveras um problema que não vejo a "levantar ondas", para enquadrar melhor a questão :-)

Penso que até aos dias de hoje, a grande preocupação em relação a Santa Cruz foi a falta de uma linha orientadora que limitásse e organizásse a construção. Tendo como resultado verdadeiras "obras primas" de mau gosto e uma balburdia de ordenamento, que teve que ser controlada. Ainda agora se luta contra os poderes mais elevados da construção em massa e lucro pelo cimento e tijolo.

Ainda não repararam na cada vez maior comunidade de residentes que se está a instalar em Santa Cruz? É destes que (espero) virão os verdadeiros protestos e exigências na preservação do património natural de Santa Cruz. Estes deverão ser a linha da frente para lutar contra a sobre-exploração de uma terra que cada vez mais é lugar de estadia mas, que continua a ser um lugar de passagem para milhares.

Espero que dos poucos que somos (neste caso somos nós os dois Sandra), que levantamos esta questão do Pinhal de Santa Cruz, seremos pelo menos suficientes para que os nossos autarcas tenham a atenção para nos dar algum tipo de explicação lógica para o que se está a passar!

Para quem luta com tanto afinco para que não seja retirada o serviço de Maternidade do Hospital de Torres Vedras, só lhes ficava bem serem próactivos na questão do Pinhal e, não chorarem sobre leite derramado quando do Pinhal unicamente sobrar uma árvore. Talvez nessa altura, ao abrir o site da CMTV, teremso uma árvore a chorar sozinha!!!

Cumprimentos,

Gonzo
Gonzo
-----------------------

Offline pedro

• Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 25, 2003, 23:27:31 »
E agora é só rir meus amigos...
Ontem lá ia eu sob intensa chuva, para a minha casita em Santa Cruz, quando me deparo com um enorme lago na rotunda (ex-pinhal) junto ao parque de campismo.
[?] E agora, passo ou não passo, este carro não é um jeep [?]
Lá arrisquei e consegui passar [:D]
Mas fiquei a pensar [^]
Olha que giro, afinal a ideia deles era fazer aqui um lago [:D]
Sou mesmo parvo, não percebi a ideia dos engenheiros !
Temos um dois em um... Rotunda no verão, lago no inverno [:D]

Parabéns senhor engenheiro [;)]

Conseguiu dar cabo do pinhal, mas contruiu um lago [:D]

Santa Cruz está muito melhor [:p]
Está na hora de mudar !!!Para quando a despoluição do rio Sizandro ?

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 03, 2003, 17:30:49 »
Caros autarcas,

Foi em Maio que abri este tópico e, da vossa parte, nem um simples pio.
A retirada de terra lá continua, inclusivé na terça feira (2/12/2003) um carrinha da câmara lá se encontrava, como que a controlar a retirada de terras!
Façam lá o gosto a quem vos elege e para quem vocês trabalham todos os dias: o que é que se passa na dita rotunda e porque é que estão a retirar de lá toda esta terra e arvores???

Cumprimentos,
Gonzo
-----------------------

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 19, 2003, 00:34:50 »
Abro esta questão a todos os frequentadores do fórum!

Da minha parte, tomarei as conclusões de que "quem cala, consente" que algo de grave se programa para aquela rotunda e, daí a falta de vontade de reponder.

Durante esta semana, além de ter continuado a retirada de terras, foi entretanto gradeada uma extensa zona, que vai da rotuna até ao ínicio do posto da GNR!

Ora isto a mim diz-me que se está a preparar construção nesse local. Já está vedado, as areias já começaram a ser retiradas (terraplanagem segue-se?) e, mais árvores irão ser sacrificadas para o bem dos bolsos de alguém!

Falemos com transparência e frontalidade: digam-lá que armas de destruição em massa é que estão a esconder?

À espera de resposta,
Gonzo
-----------------------

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
« Responder #8 em: Dezembro 22, 2003, 16:51:45 »
Calma, não é nada disso!
A vedação está a ser colocada pela Câmara Municipal e visa evitar que terceiros retirem areia do local ou destruam o coberto vegetal.

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline Sandra Agostinho

• Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 23, 2003, 07:09:09 »

Dr.º Carlos Miguel aceito a sua resposta. Mas, com a devida consideração e devido respeito aquele local vai ficar por quanto tempo vedado ? Muito ou pouco tempo ? Será que o mesmo (local) irá ser alvo de mais alguma remodelação ? [?]

Já deu para perceber que sou uma pessoa bastante curiosa, mas paciência, já diz o ditado: "Não é defeito, é feitio!". [:)]

Bom trabalho na qualidade de vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. [8D]

Com os melhores cumprimentos,

Sandra Agostinho.

Sandra Agostinho

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 23, 2003, 19:37:39 »
Até agora o coberto vegetal que foi destruido foi com o aval da câmara ou com obras da própria câmara! A retirada de terras, tal como referi na outra mensagem, foi presenciada por mim com um carro da câmara presente e 2 retroescavadoras a procederem ao trabalho.

Parece-me um caso típico de jardim zoológico: as grades das jaulas servem para não deixar os animais sairem ou para que as pessoas não os molestem?

Cumprimentos e bom Natal,
Gonzo
-----------------------

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
« Responder #11 em: Dezembro 29, 2003, 21:53:35 »
Bom Natal Gonzo!
Os terrenos em causa são para entregar à Câmara Municipal, mas ainda não o foram, sendo privados.

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #12 em: Dezembro 30, 2003, 00:53:04 »
Óptimo, se vão ser entregues à câmara serão para todos nós!
Quanto ao coberto vegetal, o que se pensa fazer? Quando foi "chacinado" o pinhal a norte da rotunda junto à casa da Dina Pereira, ficou a ideia de uma reflorestação do local. Até agora não vejo nada a ser feito mas vejo sim grandes movimentações de "terra-pilhagens" nesse local.
Que se passa afinal? Não são esses terrenos já propriedade da câmara?

Um grande abraço e umas entradas em 2004 com os dois pés direitos,
Gonzo
-----------------------

Offline Sérgio Ribeiro Jacinto

• Ver Perfil
« Responder #13 em: Dezembro 30, 2003, 09:05:17 »
Há coisas que me custam muito a compreender.

Então se os terrenos são privados, qual é a legitimidade da Câmara para lhes colocar uma vedação, qualquer que seja o fim?

Cumprimentos.

Sérgio Ribeiro Jacinto.
quote:
Mensagem original por Carlos Miguel

Bom Natal Gonzo!
Os terrenos em causa são para entregar à Câmara Municipal, mas ainda não o foram, sendo privados.

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline baaroque

• Ver Perfil
« Responder #14 em: Dezembro 30, 2003, 20:36:55 »
Boa tarde,

Uma vez que o tão falado pinhal fica relativamente junto ao Karting (se é que ainda existe...), ao campo de tiro e ao posto da GNR, não existe nenhum plano para aquela área? Toda essa área verde que poderia ser aproveitada como espaço verde e de lazer (para além da anual concentração motard) não tem um projecto para o futuro?

Melhores cumprimentos,

Bruno Roque