Autor Tópico: Paços do Concelho - ligações entre/inter-concelhos  (Lida 2673 vezes)

Offline Sandra Agostinho

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Paços do Concelho - ligações entre/inter-concelhos
« em: Abril 13, 2003, 07:51:25 »
Ao tomar conhecimento, da abertura provável, em Abril de 2003 do espaço Paços do Concelho gostaria de sugerir, a V.ª Ex.ª, Sr.º Vice-
-Presidente, Dr.º Carlos Miguel, as seguintes ideias quanto à sua uti
lização:
1 - Gostaria que nesse espaço fosse dado lugar a debates, conferências
e ou palestras sobre diversos temas, dos quais, quanto a mim, merecen-
do destaque: "Educação"; "Ambiente"; "Sociedade";(...);
2 - Igualmente, gostaria que houvessem múltiplas exposições de fotogra
fia, contemplando temas da actualidade ou não, de fotógrafos do concel
lho torreense ou de outros concelhos e exposições de expressões plásti
cas (pintura e desenho) de artistas plásticos torrenses ou de outros
concelhos, entre outras exposições.
3 - Seria de todo justo, permitir um horário de utilização bastante flexível, tanto de semana, bem como ao fim-de-semana, fazendo ligação
aos torreenses e outro público, que não sendo torreense, irá ter vonta
de e prazer de visitar e usufruir o espaço "Paços do Concelho" em Torres Vedras!
Continuação de um bom trabalho, para si, neste fórum!
Com os melhores cumprimentos,
Sandra Agostinho.

Sandra Agostinho

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
« Responder #1 em: Abril 15, 2003, 18:50:30 »
Os Paços do Concelho vão mesmo abrir no dia 25 de Abril de 2003 e abrirá com duas exposições que muito nos orgulhará:
a)exposição de fotografia sobre o Centro Histórico de Torres Vedras da autoria do Mestre Eduardo Gageiro (1º piso);
b)exposição de parte do espólio de cerâmica encontrado no poço do edifício (3º piso).
Prevê-se que a exposição do 1º piso, isto é, da Galeria Municipal, tenha uma periodicidade mensal, enquanto a do 3º piso variará consoante a sua natureza.
Porém, procurar-se-á ter exposições para públicos diferenciados, por forma a poder responder ao maior número de pessoas possível, sem nunca perder de vista uma linha coerente que a Galeria terá de ter.
O horário será das 10 horas às 20 horas de 2ª feira a Sábado.
Este espaço terá quatro postos de acesso gratuito à internet e uma secção de jornais e revistas, os quais se localizam num bar de apoio às actividades do edifício.
Já no 2º piso situa-se o Salão Nobre e uma sala de reuniões que poderá apoiar e/ou complementar as restantes actividades que se venham a desenvolver.
O edifício pelo espaço é uma mais valia para a cidade e para o concelho. As actividades a realizar no mesmo, terão que ser uma mais valia permanente e renovada.
Assim o esperamos!

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline vitor107

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 27, 2003, 20:45:46 »
Já visitei os Paços do Concelho e gostei muito do edifício e do restaurado largo fronteiriço. Infelizmente não pude observar com atenção a exposição patente no 3º andar, pois o elevador não estava a funcionar e assim não foi possível levar o meu filho de 1 ano com o seu carrinho. Também foi pena o bar ainda não se encontrar em funcionamento. Resta também esperar que este importante investimento que embeleza e dá vida ao centro histórico seja alvo de uma constante manutenção tanto no interior como no exterior do edifício.
Parece-me que, lentamente, o centro histórico de Torres renasce, já que a somar-se ao comércio já existentes e às pequenas galerias que têm surgido juntar-se-á em Maio um novo centro comercial de qualidade na rua Serpa Pinto.

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
« Responder #3 em: Abril 28, 2003, 22:52:32 »
Acho que a obra feita nos Paços do Concelho enche de orgulho qualquer torreense.
Visite os Paços do Concelho e veja as duas exposições ali patentes.
Aprecie e dê-nos a sua opinião.
É uma obra de referência e as exposições inaugurais são importantes para aferir o gosto e a sensibilidade das pessoas.
Informo que o Posto de Atendimento ao Cidadão será inaugurado na 3ª feira dia 29 de Abril e o bar com acesso à internet e leitura de diários começará a funcionar em Maio próximo.
Estamos empenhados em que os Paços do Concelho sejam uma referência para todos e o polo dinamizador de toda a zona histórica.

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline Rui Matoso

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • http://cultura-torresvedras-2009.blogspot.com/
« Responder #4 em: Abril 29, 2003, 21:02:45 »
Olá a todos,

esta é a minha estreia neste fórum, e começo dando os parabéns à autarquia, aos arquitectos e designers pelo belo trabalho de recuperação dos Paços do Concelho, não que fique "enchido" de orgulho (?), mas porque parece que  "a coisa" começa a mexer, a ver vamos e como.
Não foi com total surpresa que vi o nome da Catarina Sobreiro como Directora da Galeria(apesar do secretismo oficioso), desejo-lhe sinceramente um bom trabalho.
Só não me agrada a excessiva previsibilidade deste tipo de nomeações.
No entanto, a exposição inaugural do Mestre Gageiro, é uma opção...bem sei que não foi da Catarina, mas acho que o suporte das fotos  e a sua aplicação deixam muito a desejar, e não dignificam muito a "alma" da terra, mais parece uma exposição de divulgação&marketing, em vez da dignidade esperada para o património e para a fotografia.
Por falar em património e centro histórico...antes de o fotografar pelo Mestre, não teria lógica ter havido uma preocupação coerente com a sua manutenção e recuperação ?
Porque passar dos erros graves que têm acontecido (ex: capela do Forte de S.Vicente, demolição apressada da Vivenda e Fábrica da Hipólito, bem no Centro, e o eterno buraco agora existente, etc...) para a apoteose fotográfica, sem passar por uma atenção digna aos monumentos (muitos exemplos de desdém existiriam), mais se assemelha a uma operação virtual do que a uma real paixão pela cidade ???

cumprimentos,

Rui Matoso

Offline Sandra Agostinho

• Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 07, 2003, 06:02:52 »
Hoje fui visitar o edifício Paços do Concelho!

Estou quase sem palavras para poder descrever o meu entusiasmo!...

Porém, se me for permitido gostaria de congratular todos aqueles, que
de uma forma ou de outra contribuíram na reabertura do edifício supra citado.

Adorei as exposições; a decoração do edifício e de igual modo, a apresentação exterior.

Foi notório o esforço em manter uma parte da "traça" histórica,quer ao nível exterior, quer ao nível interior (Brasões, entre outros)num edifício, na minha opinião, bastante moderno, quanto à sua estrutura
física.
Valeu a pena e decerto irei mais vezes frequentá-lo!

O edifício Paços do Concelho contribui para nossa própria abstracção e sobretudo, a meu ver mais pertinente, contribui para nosso enriquecimento sócio-cultural!

Muitos Parabéns à autarquia!
Continuem a fazer do Concelho de Torres Vedras, um óptimo e porque não, um excelente Concelho.

Melhores cumprimentos,

Sandra Agostinho.

Sandra Agostinho

Offline Sérgio Ribeiro Jacinto

• Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 29, 2003, 07:47:06 »
Em boa hora, a Câmara Municipal resolveu restaurar o edifício dos Paços do Concelho.

Apesar da polémica então surgida com a colocação de janelas de aluminio, parece-me que até nem lá ficam mal.

importa dinamizar a àrea, atraindo a população, por forma a que não se torne deserta e perigosa.

Ali e bem, foi instalado um posto de atendimento ao cidadão que funciona além do horário de expediente normal.

Agora, mais recentemente, foram criadas condições para que naquele espaço se passem a realizar todas as sessões da Assembleia Municipal de Torres Vedras.

Continuem o Vosso trabalho por este caminho, que considero positivo.

Obrigado.

Sérgio Ribeiro Jacinto.