Autor Tópico: Novo mercado municipal  (Lida 10663 vezes)

Offline mcarmo

• Sr. Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Novo mercado municipal
« em: Abril 17, 2006, 17:25:38 »
aproveitando a boleia do outro post das piscinas municipais, pergunto aqui o novo mercado municipal quando é que arranca. A maqueta já todos vimos agora queremos a obra.

e uma pergunta que me deixa preocupado, durante as obras onde vai funcionar a actual praça?

Mário Carmo

Offline vidjay

• Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #1 em: Maio 24, 2006, 23:09:04 »
porque que ha pessoas a vender no mercado e nao pagam as bancas e oiutras sim deveria ser lei igual para todos

Offline mcarmo

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #2 em: Julho 11, 2006, 18:55:55 »
na feira lá estava a bela maqueta e muitos números nas paredes de áreas e investimentos, agora prazos de execução data de inicio das obras e local de funcionamento da praça durante as obras não vi nada.

e pior é que na praça vários comerciantes disseram-me que lhes tinham dito de forma não oficial que o novo sitio para a praça funcionar seria fora de torres vedras
Mário Carmo

Offline João R.

• Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #3 em: Julho 16, 2006, 23:58:09 »
ouvi por lá dizerem que a nova praça ia ser no bairro arenes, nas antigas instalações da casa hipólito, mas não garanto que seja verdade pois simplesmente ouvi dizer!!
JoãoR

Offline Joaquim Pinto

• Full Member
    • Ver Perfil
    • http://jpintoseguros.no.sapo.pt
Novo mercado municipal
« Responder #4 em: Julho 17, 2006, 08:55:37 »
citando João R. "ouvi por lá dizerem que a nova praça ia ser no bairro arenes, nas antigas instalações da casa hipólito, mas não garanto que seja verdade pois simplesmente ouvi dizer!!".

Aqui está um bom boato (em meu entender), a cidade tem de crescer, senão vejamos a fila interminável de carros todos os sábados ás voltas á praça, especialmente porque os lugares estão ocupados pelos carros/camionetas dos comerciantes, logo os clientes não têm onde estacionar.

As grandes superficíes investem em estacionamentos, o MARL saíu para "muito" longe de Lisboa , o Campera está longe "de tudo" mas tem estacionamento de borla.

Quando o mercado é pequeno vende-se pelo preço que se quer/pode, quando é  grande ou "muito grande" permite que venha gente "de fora" e, pode "não ser bom".

Por favor deixem o carro no estacionamento da feira e utilizem o "Vai-Vem", todos ficariamos a ganhar.

Voltando ao boato de Bairro Arenes.Não seriam as instalações ideais para localizar/centralizar todas as intalações municipais e/ou centralizar aqui todo o parque automóvel?.
joaquim pinto

Offline mere

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #5 em: Julho 18, 2006, 17:15:00 »
Repito aquilo que o Joaquim disse. Está aqui sim um bom boato.

Tendo em conta que o Pav. Municipal a nascer tem que ter um aspecto de... Pavilhão, porquê massacrar mais a zona história e habitacional de Torres Vedras?

Já não basta o Ferradura? O Prédio-Cor-de-Rosa? Quiçá, aquilo que vão fazer no Ex-Garagem Atlântica?

Desde que a CMTV, garantisse de alguma maneira a ligação Centro da Cidade - Pav. do Mercado através do Vai-Vém ou do Autocarro Urbano da Barraqueiro.

Offline mariaa

• Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #6 em: Julho 18, 2006, 23:52:24 »
Boa tarde,

Também ouvi o "boato" que o praça provisória seria no Bairro Arenes. Só acho que é pena que não seja em definitivo, pois hoje em dia o local da praça já está muito no centro de Torres e congestiona bastante o trânsito naquela zona. Vamos aguardar para ver.

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
Novo mercado municipal
« Responder #7 em: Julho 20, 2006, 20:08:22 »
Há muito que está decidido que a futura praça será construida no espaço a norte da actual praça e espamos que no final do ano seja aberto o concurso para a sua execução. Andamos a providenciar uma espaço para PROVISORIAMENTE, a praça funcionar no decurso das obras de construção e o local indicado é uma das hipoteses em equação. Cumprimentos

Offline amarques

• Full Member
    • Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #8 em: Outubro 13, 2006, 07:50:33 »
A Praça. A velha praça de Torres. Vamos à praça...
A cidade à volta. Os clientes ao pé. As alfaces fresquinhas. Os motocultivadores cheios de legumes e de esperança duma boa venda.
Os clientes regateiam preços e comentam as boas boas compras do antigamente. As folhas velhas de couve no chão, o cheiro intenso a peixe no verão, os tremoços, as pevides e o atum  de barrica, a alegria de ver tanta gente a comprar. Todos! eu também, que bom. Alguns de biciclete, outros de mota, poucos de carro - ó Sr. Jaquim dê-me uma boleia até ao Carvalhal!! Ó home, levo só duas mãos de nabos e dois sacos de feijão catarino. Vá lá...
Os de carroça trazem mais carga: Galinhas, coelhos, pintos amarelinhos e até borregos mamões.
Este quadro existe ainda e foi pintado há décadas. Hoje, meus amigos,  soa a chôco. Porque tudo mudou. As pessoas mudaram. As exigências também. O espaço e o desafogo. A qualidade do serviço. A higiene alimentar. O HACCP e a ASAE. As grandes superfícies substituem-se à mercearia do Sr. Adão. Que vai fechar pró ano.
Será que os defensores das "Praças na urbe" conhecem a legislação? Sabem da obrigação da manutenção da cadeia de frio por todos os operadores? Será que os futuros vendedores de bens alimentares estão já ao corrente do que lhes vai ser exigido em termos de Segurança Alimentar, para poderem levar por diante o seu negócio? A Câmara Municipal tem preparado programas de esclarecimento e formação? Uma praça tradicional, no centro duma cidade, como a nossa, parece-me uma ideia interessante na preservação duma cidade museu. E só. Por todas as razões e mais uma, no Bairro Arenes estaria bem melhor. E no bairro Arenes e com Formação dos futuros interessados, muito melhor.
A geografia da Praça é muito importante, todavia, a qualidade dos intervenientes para fazerem dela um lugar moderno e cumpridor da legislação actual e futura, é fundamental.
Quando se diz que o sítio para onde vai a Praça está decidido há muito, fico preocupado. É que esta decisão pode ter sido tomada à dez anos atrás. Ou mais....
Vai concerteza ser possível rever critérios e actualizar conceitos.
A tempo...
Cordialmente,
« Última modificação: Outubro 13, 2006, 07:56:40 por amarques »
Afonso Marques

Offline Joaquim Pinto

• Full Member
    • Ver Perfil
    • http://jpintoseguros.no.sapo.pt
Novo mercado municipal
« Responder #9 em: Outubro 13, 2006, 08:32:39 »
Só quero agradecer a intervenção de "amarques", pois o quadro está bem "pintado", enquadra-se perfeitamente na realidade. O que ontem era verdade, hoje passou a ser mentira.
Logo, todos os projectos, especialmente os grandes ou são executados na "hora", ou constroem-se desenquadrados da realidade.
Vale a pena ler e reler com muita atenção.
O forum precisa de intervenções deste tipo.Todos ficaria-mos a ganhar.
joaquim pinto

Offline MiguelR

• Full Member
    • Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #10 em: Outubro 22, 2006, 17:50:56 »
Pois é, segundo noticia o Correio da Manhã de Sexta-feira 20 de Outubro, o Tribunal de Contas chumbou a tal operação financeira que a Câmara propunha para financiar a obra do novo mercado. Portanto parece-me que esse projecto vai ficar na gaveta mais uns anitos!

Offline nmoedas

• Sr. Member
    • Ver Perfil
    • http://nunomoedas.com.sapo.pt
Novo mercado municipal
« Responder #11 em: Outubro 22, 2006, 20:46:58 »
Eu defendo que a localização do mercado municipal se mantenha no centro da cidade, primeiro porque serve a maioria da populaçao residente na cidade que não tem meios para se dirigir aos espaços comerciais a norte a sul da cidade, serve também uma populaçao não residente que se abastece no actual espaço em virtude de ter de ter que se deslocar ao centro da cidade para tratar de outros assuntos,e é também uma ancora importantissima para todo o comercio tradicional do centro da cidade, especialmente quando daqui a cerca de um ano for inaugurado o novo grande espaço comercial na entrada norte da cidade. Entendo também que se podia repensar a circulação automovel na zona, visto que o espaço vai abarcar um numero consideravel de lugares de estacionamento.
Quanto ao fincanciamento do projecto, já é do foro geral que o seu custo é bastante superior à capacidade de endividamento da autarquia, e penso que a hipotese da venda de creditos com base nas receitas provenientes dos geradores de energia eolica já era de esperar que fosse chumabada pelo Tribunal de Contas, porque são operações que exigem niveis de estabilidade e de cumprimento bastante rigorosos, ora como sabemos a administração local não é prodigiosa (e se calhar nem pode ser) no que diz respeito a estes factores, basta olharmos ao calendario eleitoral.
Cumps
NM

Offline leonardo

• Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #12 em: Agosto 28, 2007, 22:15:44 »
Há quase um ano que este tópico está parado. Já novidades sobre o novo mercado municipal...ou vai ficar para a proxima temporada? Sim, porque a única coisa que se viu de concreto nos últimos anos foi a CMTV a gabar-se de ter colocado novas placas de sinalização das zonas do velhinho mercado (pura cosmética....) Para quando o novo mercado? E já agora, é o projecto que foi apresentado à população ou vai ter mais alterações?
« Última modificação: Agosto 28, 2007, 22:16:17 por leonardo »

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #13 em: Agosto 29, 2007, 04:23:34 »
Novidades, novidades... Bem, deixem-me apenas elucidar que a nova praça vai mesmo para a frente, e creio que já não vai ser preciso engenharias financeiras. A câmara tem uma capacidade de endividamento na ordem dos 15 milhões de euros, e o mercado vai custar 8. Logicamente que a banca vai financiar o mercado. E a receita da energia eólica vai servir para amortizar o empréstimo. Simples, e legal. Ah, e a capacidade de endividamento também permite construir outra obra pública.... Que sejam as piscinas municipais.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline Alexandre

• Hero Member
    • Ver Perfil
Novo mercado municipal
« Responder #14 em: Agosto 29, 2007, 16:26:46 »
O que Amarques não poderia mais correcto, penso que seja a verdadeira realidade mas vejamos uma coisa que este forista disse e com toda a razão. "As pessoas mudam"! Quem é que vai á praça hoje em dia? Atenção eu refiro me em termos de faixa etária, pessoas como eu (30 anos) devido ao horário laboral não pode ir á dita praça, logo tenho que recorrer ao supermercado mas também porque a vinda de hipermercados fez com que ir á praça deixa de dar jeito, isto para quem tem carro.
Apesar de até gostar do "ambiente" da praça pelas razões que o Amarques referiu, penso que em algumas décadas (não muitas) a praça irá acabar ou pelo menos reduzir o seu tamanho, isto porque também que talvez não exista quem queira seguir a vida de comerciante de uma praça (isto segundo a minha visao).
No entanto a ideia de um boato pode ser benéfica se "catalizar" as pessoas para darem a voz a uma causa.
cumprimentos