Autor Tópico: Selvajarias e tradições  (Lida 1374 vezes)

Offline MiguelR

• Full Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Selvajarias e tradições
« em: Abril 16, 2006, 04:36:30 »
Não sendo meu intuito pôr em causa e negar as tradições dos meus conterrâneos torreenses, não posso deixar de me expressar acerca de uma prática que tive ocasião de ver ontem.
Talvez muita gente não saiba que uma tradição da Páscoa da região é a de ir na Sexta feira santa apanhar todo o tipo de espécies marinhas existentes na nossa faixa litoral- peixes, polvos, bivalves, minhoca, etc. Congratulo-me pelo facto de as pessoas de livre vontade sairem de casa e passarem uma manhã saudável à beira mar, no entanto o nosso litoral e os recursos nele existentes não comportam as multidões que se dedicam a esta prática. A título de exemplo, ontem na Foz do Sizandro, numa faixa de cerca de 200m de comprimento por cerca de 50m de largura, seguramente estariam 350 a 400 pessoas a virar pedras, a escavar a areias e a recolher tudo quanto era organismo vivo.
Deixo aqui o alerta para que se eduque a população para que modere este tipo de práticas de modo a salvar a fauna e a flora do nosso ambiente litoral. Também apelo para que as autoridades competentes fiscalizem estas práticas. Não é de mais fazer notar que o nosso litoral, além de integrar a Ren, faz parte de dois sítios da Rede Natura 2000 e também possui um Plano de Ordenamento aprovado.

Offline Pablogooge

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Selvajarias e tradições
« Responder #1 em: Junho 16, 2015, 04:51:21 »
One day, a good day.