Autor Tópico: Aeroporto da OTA  (Lida 4275 vezes)

Offline Minhoto

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« em: Abril 13, 2006, 02:01:36 »
Visto que o aeroporo da OTA vai pra frente, em princípio em 2017 temos aeroporto correcto ? ou estou enganado ?

Se eu quiser ir de Torres para a OTA quais são os possíveis percursos ?
A estrada é boa ?
tem muitas curvas ? não ?
quantos kilometros são ? e quanto tempo em média pode demorar a viagem ?

Torres Vedras poderá lucrar com o aeroporto da OTA ?
É bom para nós ?

O que eu pretendo com este tópico, é tentar perceber de que modo (caso seja possível) TV poderá lucrar algo ?

Nunca fui à OTA, e não faço ideia como ir para lá partido de Torres, mas desconfio que a estrada deve ser uma boa porcaria ...
Caso eu tenha razão neste aspecto, existe algum projecto que venha a melhorar as acessibilidades de TV para a OTA ?

Cumps,

Offline mere

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #1 em: Abril 13, 2006, 02:22:27 »
O tempo médio é de 45 minutos e são perto de 40km e sim o caminho tem algumas curvas.

Basicamente é tomar o caminho para Alenquer (através da estrada que vai para a Merceana por ex) e chegando a Alenquer ir pela Nacional N1 e andar uns 6 Km penso.

Entendo o seu tópico, mas de facto não vejo como a CMTV pode ter direitos especiais em ter acessos para o concelho melhores que os outros.
Isto é, todos querem ter melhores acessos para o Aeroporto mas não podemos começar a construir AE's a torto e a direito...

Offline MiguelR

• Full Member
    • Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #2 em: Abril 13, 2006, 04:28:14 »
Em princípio a construção do chamado IC11 devberia colmatar as dificuldadesde acesso à área onde deverá ser construído o novo aeroporto. Resta saber quando é que essa via sai do papel!

Offline Minhoto

• Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #3 em: Abril 14, 2006, 00:33:16 »
pC_409, quem disse que a CMTV pode ter direitos especiais ?
eu não disse nem presumi isso, mas pelos vistos o IC11 poderá resolver esse problema.

Com este tópico simplesmente que tentar perceber de que forma é que os habitantes do nosso concelho estão a encarar esta nova situação ?
Será que abre uma janela de novas oportunidades para o concelho ?

45m para fazer 40km é muito ...

Offline mere

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #4 em: Abril 14, 2006, 00:48:59 »
Minhoto, se for por aí então:

15~20min para fazer 16km tambem é muito. (Santa Cruz - Torres Vedras)

E apesar de haver muitos por aqui que sonham com a tal estrada rápida TVD-Santa Cruz, eu sou um dos que acho que é um tremendo desperdício de dinheiro e sim, vou todos os dias de Santa Cruz para Torres Vedras.

Offline Rodolfo Xavier

• Sr. Member
    • Ver Perfil
    • http://www.aep129.com
Aeroporto da OTA
« Responder #5 em: Abril 14, 2006, 01:14:43 »
desperdicio!!!!

caro pC_409, permita-me discordar mas o acesso da cidade á maior praia do concelho ser por um caminho que passa por n localidade não me parece ser a melhor opção se quisermos dinamizar santa cruz tanto para habitação permanente como para turismo. e sou dos que faz este trajecto diariamente e sinceramente começo a fartar-me de ser tão mau.

mas voltando ao assunto da ota, se houver o novo percursso realmente é bom, se não o acesso á OTA é mau. imensas curvas, uma estrada estreita e se tivermos o azar de apanhar o camião temos dois ou três sítios para ultrapassar em segurança. Até por cuma curva em cotovelo passamos, naquela curiosa terra de nome Cotovelo.

Cumps

Offline Minhoto

• Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #6 em: Abril 14, 2006, 18:52:36 »
Claro que 20min para fazer 16km é muito, e o assunto da estrada TVD-Santa Cruz tb me preocupa.

O Sr. pC_409 contenta-se com pouco, sou de opinião contrária, acho que devemos querer sempre mais e melhor, mas são opiniões e eu respeito a sua.

Em relação à OTA, se as acessibilidades pesam muito na balança, então tou a ver que já estamos a perder pontos ...
Se o tal novo percurso realmente for feito, aí sim abre-se um leque de oportunidades. Já imaginaram a quantidade de empregos directo e indirectos o novo aeroporto pode gerar ?
e se geograficamente estamos perto acho uma loucura não aproveitarmos estas oportunidades.

Quantas pessoas como eu, abalam todos os dias para Lisboa ? somos muitas e porquê ? porque temos a A8 que para quem pode ($$$) entra em TV ou para quem como eu tem que poupar algum, a apanha na Malveira. Mas o que interessa é que ela está lá.
Vejo muitas carrinhas e camiões de empresas do nosso concelho a dirigirem-se para Lisboa todos os dias.

Será que no futuro com um boa estrada para a OTA este fenómeno se poderia repetir ?
Pessoalmente acho que a localização geografica de TV é boa, mas se calhar (posso estar enganado) não é aproveitada/publicitada para aliciar empresas a se fixarem no concelho ...
Não será que ha uma falta de dinamismo em relação a este assunto ?
Por exemplo, na semana passada ví uma noticia acerca de uma autarquia trás-montana que vende terrenos públicos no seu parque industrial a 1€ o metro quadrado, para cativar empresas.
E por cá ? ha iniciativas destas ? (não quero dizer que esta seja a melhor) mas pelo menos tentam !

Acho que por vezes Deus dá nozes a quem não tem dentes ....

Offline mere

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #7 em: Abril 17, 2006, 17:54:49 »
Rodolfo, por essa ordem de ideias então a mim que me dá imenso jeito chegar à Ericeira depressa e bem, o Estado deve construir uma via rápida para ligar Santa Cruz - Ericeira?

Contruindo a via rápida Santa Cruz - Torres Vedras, devem também construir uma via rápida Torres Vedras - Vimeiro? uma Torres Vedras - S. Pedro da Cadeira? Torres Vedras - Malveira?

Serei eu o único a estar farto de tanto alcatrão e betão a destruir a nossa zona? Ninguém tem medo que daqui a uns tempos os campos e vinhas todas se tenham perdido por consequência da ganância do "tempo é dinheiro"?

Em relação à OTA e o seu acesso, faço a mesma pergunta: Imaginando que a estrada começa mesmo em Torres Vedras e vai directamente para a Ota. Deve o estado construir uma via rápida para ligar essa via rápida À Lourinhã/Bombarral/Cadaval e Malveira? (Sem ser via A8, afinal estamos a falar de vias livres não?)

Todos se queixam que Espanha tem AE's livres, baratas, boas, blá bá... mas já alguem reparou que Portugal é bastante mais pequeno que Espanha?
Já repararam que essas AE's baratas/livres estão na maioria das vezes a atravessar verdadeiros desertos, onde certamente os terrenos foram quase dados?
Tendo em conta que a nossa zona os terrenos são pagos quase já a peso de ouro, não devia  esse dinheiro ser utilizado para outros fins invés de estender alcatrão pelo meio da possa paisagem?

Offline LuisCarlosLopes

• Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #8 em: Abril 18, 2006, 00:55:11 »
Boa Tarde

Tal como já foi referido pelo "Minhoto", a resolução para o acesso dificil à Ota, passa  pela construçao do IC 11 até ao Carregado.
Embora depois tenhamos que voltar um pouco para trás , decerto que na altura estarão definidas circulares que facilitarão o acesso ao aeroporto.Teremos que pagar , pois a construção será decerto em versão "auto-estrada" mas será mais comodo, mais rapido e mais seguro.

Luis Carlos Lopes

Offline Minhoto

• Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #9 em: Abril 18, 2006, 01:23:34 »
Ok, sendo assim depois do IC 11 construído, ao nível das acessibilidades não teremos desculpas para não usufruir do que a OTA nos possa  "dar"

pC_409, quando passas pela A8 não continuas a ver campos e vinhas à tua volta ? eu continuo.
A diferença é que os donos desses campos e vinhas se calhar agora graças à A8, conseguem escoar os seus produtos mais facilmente que antigamente.

Lourinhã/Bombarral/Cadaval e Malveira são meios mais pequenos que Torres Vedras não venhas para aqui com demagogias ...
Mas com o IC11 construído, é certo que estas localidades tb irão usufruir dele.

Offline mere

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #10 em: Abril 18, 2006, 04:32:11 »
Minhoto, quer comparar uma auto-estrada com as dezenas (caso tenhamos que satisfazer a "necessidade" de todos) de vias rápidas que então temos que fazer paralelamente/perpendicularmente?

Felizmente caro Minhoto ainda continuo a ver campos à volta, mas se tivermos que fazer vias rápidas a ligarem com a A8 para todoas as localidades mais "remotas" então sim vou deixar de ver campos.

Custa me ver que a sociedade hoje em dia apenas quer é traçar umas linhas pretas pelo país para servir as "necessidades" de 5/10/15min de uns impacientes.

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
Aeroporto da OTA
« Responder #11 em: Abril 18, 2006, 19:38:59 »
O IC 11 que ligará Peniche ao Carregado faz parte do plano rodoviário nacional. O troço Torres Vedras- Carregado tem concurso internacional aberto desde 1999, aguardando-se a sua adjudicação a uma das duas empresas pré-seleccionadas. Cumprimentos

Offline Minhoto

• Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #12 em: Abril 19, 2006, 02:13:49 »
pC_409,  

"Time is money" 15m para lá, outros 15m para cá faz meia hora, e em meia hora pode-se fazer coisas muito mais produtivas do que conduzir.
Lá pela assembleia (aquele antro de incompetentes e amigos das "quarta-feiras santas") não estão sempre a "pregar" que temos de ser mais produtivos ?

Ó 409, se calhar é melhor abrires um tópico novo para debatermos a utilidade (ou não) das estradas versus campos verdes.

Qd abri este tópico a minha ideia era outra, isto é, abri o tópico para tentar perceber com que "olhos" é que os habitantes do nosso concelho "olham" para a OTA.

Sr Carlos Miguel, obrigado pela info, é pena é após 7 anos ainda andarem com adjudicações ...
Mas lá está, os nossos queridos governantes e afins, (leia-se deputados) estão mais preocupados em ir assinar o "ponto" de manha, e porem-se na "alheta" à tarde a caminho de um fim de semana prolongado.
E depois falam-me em produtividade ... "fala o roto ao nú!" nem o exemplo sabem dar ...

Vamos lá torrenses, com que olhos olham para a OTA ?
estou curioso ...

Offline MiguelR

• Full Member
    • Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #13 em: Abril 22, 2006, 16:30:06 »
Imagino que a existência de boas acessibilidades a um futuro aeroporto da Ota sejam uma mais valia para o concelho de T. Vedras e para a região em geral. No entanto a questão é se a Ota trará, como se fala, vantagens e benefícios para o nosso concelho. Afinal a distância de Torres ao futuro aeroporto será mais ou menos a mesma que hoje temos ao aeroporto da Portela e este parece que não nos traz assim muitos benefícios directos. Claro que se pode argumentar que o actual aeroporto se encontra na AML enquanto a Ota se situa no Oeste, no entanto na minha opinião as vantagens mais directas surgirão concerteza no eixo Vila Franca, Carregado, Alenquer, Azambuja e não aqui em T. Vedras.

Offline vitor107

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
Aeroporto da OTA
« Responder #14 em: Junho 13, 2007, 03:19:14 »
Qual a razão dos autarcas da nossa região se terem insurgido contra a opção recentemente colocada em relação à localização do novo aeroporto de Lisboa (Alcochete)? Provavelmente o novo aeroporto na Ota seria melhor para o desenvolvimento de Torres Vedras, mas a meu ver em primeiro lugar tem de estar o interesse nacional e só depois o interesse regional.
Caso a opção Alcochete seja a melhor para o país, acabará também por o ser para Torres Vedras.
« Última modificação: Junho 13, 2007, 03:20:00 por vitor107 »