Publicado no Badaladas em 08-10-2015
"Em Torres Vedras há crise na Educação: número de alunos teve quebra significativa
Passadas poucas semanas do arranque das aulas, a vereadora responsável pelo setor da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras revela alguma preocupação com a diminuição do número de alunos inscritos para este ano letivo."
Não posso deixar de comentar, à atenção da Sra Vereadora da Educação:
Quer aumentar o nº de crianças nas escolas do Concelho? Deixo algumas sugestões:
- Oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, à semelhança de Mafra. Chega de proteger a Papelaria União!
- Renovar ou reconstruir os edificios e renovar os espaços exteriores de todas as escolas antigas! A escola básica de Torres Vedras está igual ao tempo em que andava lá, a quase 30 anos.
- Garantir alimentação decente, no lanche da manhã e almoço, com boa confecção, e ementa elaborada por nutricionista credenciada, e alternativas para alergénicos. A resposta dada pela coordenadora da escola a esta questão, chutando a responsabilidade para os pais, merecia uma reclamação à Inspeção da Educação, no mínimo.
- Garantir a prática de Jogos e Educação Física no recinto escolar, em pavilhão próprio! Sem pavilhão, as crianças, ou vão à chuva para a Física, ou não vão! É discriminatório em relação às escolas com pavilhão, a legalidade é discutivel.
- Garantir a segurança pedonal e rodoviária nas imediações das escolas, passeios e passadeiras, principalmente às horas de entrada e saída. Gasta-se dinheiros nos fiscais da Promotorres, não é para andarem a passear a farda.
Por uma fracção do que se gasta em Boletins Municipais a promover o sr. Presidente e do que se gasta em pontes pedonais de gosto arquitetonico discutivel, garantia-se escolas de qualidade mínima, acima do que existe agora!
O problema não está na crise ou na falta de recursos dos Pais, Sr. Presidente e sra. Vereadora, agradeço a preocupação.
O problema está em vocês, que estoiram o dinheiro em fotogenia para o Badaladas.