Exmo. Sr. Presidente
A nossa praia de Santa Cruz sempre foi o meu destino de férias e há 5 anos a minha morada própria e permanente.
Esta localidade, de beleza natural única, tem sido, nos últimos anos, objeto de melhoramentos que revelam o interesse e bom gosto de quem gere o Município de Torres Vedras.
Da mesma forma que as pessoas se deslocam a Santa Cruz para passear, ver o mar, apreciar o passeio marítimo, enfim descontrair, também os ciclistas de fim de semana escolhem esta localidade para exibir os equipamentos e roupa de ciclismo.
Dito assim até parece que estou contra este desporto tão saudável ou contra as marcas e lojas do ramo.
Mas não estou…
Na realidade o que me revolta é que estes senhores, que conseguiram, a meu ver bem, todos os direitos para circularem na estrada com os outros veículos, não tenham o bom senso de perceber que os peões também têm direitos e continuem a fazer o que sempre fizeram sem que alguém de direito tenha tomado qualquer atitude.
Ainda ontem, e mais um vez, me cruzei com ciclistas em grande velocidade no passeio marítimo, vi ciclistas a entrarem na azenha e circular em zonas pedonais, e até em sentido contrário.
Pois é, estes ciclistas fazem pistas dos locais onde os pais passeiam as crianças, onde os mais pequenos aprendem a dar aos pedais, onde os mais idosos caminham para apreciar o mar e onde as pessoas deviam estar a caminhar em segurança.
Mais grave, um grupo de turismo sénior que saiu do autocarro estacionado junto a monumento João de Barros, foi literalmente atravessado por ciclistas NO PASSEIO, obrigando as pessoas a desviar-se. No mínimo é embaraçoso.
Quando eu e o meu marido presenciamos situações de risco ou somos obrigados a ceder passagem aos grupos de ciclistas e lhes manifestamos o nosso desagrado as reações destes “desportistas” são tudo menos desportivas.
Caso V. Exa. já esteja ao corrente desta situação fica aqui o desabafo e a esperança que algo seja feito no sentido de promover a segurança dos peões e que Santa Cruz possa ser um sítio de eleição para o lazer.
Cumprimentos
A cidadã
Guilhermina Bernardes