Autor Tópico: Deslocalização de serviços de Torres Vedras  (Lida 658 vezes)

Offline Gomespp

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Deslocalização de serviços de Torres Vedras
« em: Agosto 11, 2014, 13:55:53 »
Saudações a todos

Enquanto torreense já acompanho este fórum há um bom tempo, mas até agora ainda não tinha surgido a oportunidade de me registar.

O que me leva a registar aqui é a minha crescente preocupação relativamente ao tratamento dado ao concelho de Torres Vedras e aos torreenses, especialmente por parte da administração central (leia-se governo). E é justamente por ter orgulho em ter nascido em Torres Vedras e querer continuar a levar a minha vida por cá que sou obrigado a denunciar algumas situações que me causam desagrado, não apenas a mim, mas à generalidade dos torreenses.

O concelho de Torres Vedras é o concelho com mais população do Oeste e aquele que mais contribui para as contas do PIB nacional. Somos portanto o maior pólo demográfico e económico do Oeste. Por essa e outras razões não consigo compreender a indiferença com que somos tratados por parte de alguns órgãos de poder já mencionados por mim. A saída da maternidade da nossa cidade e a mais recente deslocalização do Tribunal do Trabalho para o Cadaval são apenas dois exemplos da realidade que me entristece e que me trouxe até aqui. Creio que perante a importância que assumimos a nível regional o tratamento que nos oferecem é profundamente desajustado. Queremos ter uma cidade que nos sirva sem ter de depender de terceiros. É esta a nossa ambição, que acredito estar ao nosso alcance se nos comprometermos a lutar pelas nossas reivindicações. O nosso presidente, estando no comando da OesteCim, poderia revelar-se uma voz activa dos nossos interesses. Tenho consciência que não se encontra infelizmente na posse de algumas competências, mas a palavra de desconforto e de vontade de mudar a realidade que nos tem vindo a prejudicar pode sempre passar juntos das autoridades competentes.

Agradeço desde já a atenção.

Offline Gomespp

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Deslocalização de serviços de Torres Vedras
« Responder #1 em: Outubro 04, 2014, 18:39:12 »
Foi com extrema preocupação e consternação que encarei algumas declarações do sr. presidente na sua entrevista à Radioeste, principalmente a propósito de um eventual novo hospital para o Oeste.

Depois de ter aqui defendido uma luta activa e empenhada do nosso presidente na defesa dos interesses dos torreenses, eis que o mesmo parece estar disposto a potenciar a construção de um único hospital que sirva todo o Oeste. Diz ainda que o mesmo tem de ser localizado numa equidistância entre os 12 municípios. Não deve então com certeza de estar à espera que o mesmo venha para Torres Vedras, que está situada no extremo sul do Oeste. O novo hospital ficaria integrado à partida nas Caldas da Rainha, que assume uma posição muito mais central no seio da Comunidade Intermunicipal do Oeste. É o mesmo que dizer que os serviços de saúde serão reforçados nas Caldas da Rainha, enquanto Torres Vedras perderá aquilo que tem há largas décadas e de importância vital – o seu hospital – agravando o grande fosso já existente entre as duas cidades no que diz respeito à prestação de serviços. Além disso, a meu ver, um único hospital para servir uma vasta região com mais de 300 mil habitantes parece-me manifestamente insuficiente.

Lamento então profundamente a enorme falta de consideração do nosso presidente, inclusivamente pelos seus eleitores (nos quais, e felizmente para a minha consciência, não me encontro) e a sua irresponsabilidade no seu dever que é a defesa do bem de Torres Vedras e dos torreenses. Resta-me a esperança de que esta possibilidade de um único hospital para o Oeste não venha nunca a acontecer e que na impossibilidade de recuperar aquilo que nos foi vergonhosamente retirado (leia-se maternidade e outras valências), possamos, pelo menos, manter aquilo que ainda temos

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
Re: Deslocalização de serviços de Torres Vedras
« Responder #2 em: Outubro 07, 2014, 17:37:44 »
Atualmente e em matéria de saúde as Caldas da Rainha é rigorasamente tão periférica quanto Torres Vedras.
Ainda em matéria de saúde, Caldas da Rainha não tem de perto nem de longe os serviços de saúde que Torres Vedras dispõe.
Os hospitais de Torres Vedras e de Caldas da Rainha estão no seu limite de instalações, não têm mais por onde crescer, só dá para irem "atamancando", nenhum dos dois poderá vir a crescer no futuro.
É com estes factos que teremos de encontrar uma solução.
A cada um de nós pouco interessa o edifício do hospital, o que verdadeiramente interessa são os serviços, as especialidades existentes nesse hospital.
Esta é a verdadeira discussão: que serviços e a que distância.
Infelizmente não se afigura que seja uma discussão para breve.
Vamos todos continuar a "remendar" e com más condições hospitalares para quem lá trabalha e para quem ali procura a saúde que não tem.
Cumprimentos.