Autor Tópico: Dimensões dos lugares de estacionamento  (Lida 2333 vezes)

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Dimensões dos lugares de estacionamento
« em: Fevereiro 14, 2014, 15:40:11 »
Boa tarde,

Há muito que ando para falar aqui numa situação, que agora que se pensa em colocar Torres Vedras cheia de parquímetros, faz todo o sentido trazer à discussão.

Gostaria de saber que empresa e de quem partiram as ordens do dimensionamento dos lugares de estacionamento em paralelo, nomeadamente os da Rua Dr. Júlio César Lucas. É que o meu veículo nem é muito grande, e mal cabe lá. Se eu tentar estacionar com o Renault Laguna do meu pai, ou com um qualquer veículo do tipo "van", o lugar não é suficiente. O próprio lugar... quanto mais contarmos com o espaço extra necessário para as manobras.

Pergunto: Vai ser esta situação resolvida? Se todos pagarmos iguais, não temos todos o direito de poder estacionar o carro ligeiro, seja ele qual for?

Obrigado,
Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Shark

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dimensões dos lugares de estacionamento
« Responder #1 em: Maio 05, 2014, 22:55:23 »
Apesar de tardia a mensagem a este respeito na mesma rua as marcações do estacionamento em linha parece que foram feitas para carros de pequenas dimensões porque carros a partir de 4,5 metros deixam de ter espaço de manobra.
Ou a ideia era mesmo estes tamanhos para poder arrumar mais carros e angariar mais dinheiro para uma cidade cada vez com menos personalidade.

Só mesmo mais uma questão a Merd... da verificação para participar no Fórum é mesmo agradável de preencher apetece mesmo participar convida ao dialogo neste belo Concelho.   

Offline PauloB

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 23, 2014, 16:25:37 »
E repete-se o erro e acrescentam-se outros !!!

As Rua António Leal d'Ascenção e Maria Barreto Bastos (vulgo zona Parque Verde/Várzea) foram objeto de marcação de lugares de estacionamento.
Infelizmente e para além, do facto de a largura dos mesmos ser diminuta pois que com o aumento das estruturas de segurança dos veiculos hoje em dia qualquer carro de gama dita "baixa" tem pelo menos 1,90 mts de largura (espelho a espelho) e como tal torna-se tarefa dificil sair um passageiro de cada lado.
Isso mesmo constatei hoje ao ver uma mãe ter de retirar o veiculo estacionado para a faixa de rodagem e ai parar, para poder tirar a criança da cadeira de transporte levá-la para o passeio e voltar a estacionar o carro depois disso tudo !!!!
Isto para já não referir o facto de que poucos conseguem estacionar o veiculo geometricamente centrado no espaço ...

Mas esta "intervenção" foi pouco pensada e mal estudada.
Prova disso mesmo é o facto de os estacionamentos terem sido marcados transversalmente ao eixo de uma via com transito intenso dificultando muitissimo a manobra de saida em marcha atrás cega até cerca de 1,50 mts da maioria das viaturas estar já em plena faixa de transito.
Pior ainda se se tratar de um SUV, comercial ou mesmo uma vulgar carrinha familiar...
É muito mais correcto e seguro que o estacionamento seja feito de forma oblíqua, com 45º, facilitando assim a saída das viaturas em marcha atrás.

Penso que se estam ainda a socorrer de um Neufert (biblia da arquitetura...) dos anos 80 ...

Se queremos pensar em mobilidade e qualidade de vida, há que pensar de facto nos aspectos práticos do dia a dia.
É importante sair dos gabinetes e viver como os outros vivem  e sair para a rua para ver como as coisas funcionam...

PauloB

Offline rivel

• Hero Member
  • Popularidade: +6/-0
    • Ver Perfil
    • A Nêspera
« Responder #3 em: Junho 23, 2014, 18:38:32 »
Eu diria mesmo mais: Esta intervenção nem foi pensada nem estudada!
Cumprimentos
avelino leite araújo

"Um governo seria eterno se oferecesse ao povo, todos os dias, um fogo de artifício".
Jules Goncourt

Offline PauloB

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 23, 2014, 19:20:09 »
Sem grande esforço, localizei inumeros docs. e estudos sobre a matéria (dimensionamento espaços estacionamento).
Pela sua simplicidade básica e esquemática anexo doc. publicado em DR e que serve de base a diversos estudos viários desde o conceituado  I.S.Técnico a Câmaras Municipais de norte a sul do país .
http://dre.pt/pdf2sdip/2010/02/026000000/0613106134.pdf
PauloB

Offline PauloB

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Junho 23, 2014, 19:29:13 »
Acabo de "inspeccionar" novo parque estacionamento junto á Rua da Horta Nova (ex. Pavilhão do Sporting de Torres).
Os erros repetem-se !!!!

Nem os lugares para deficientes escapam á falta de bom senso !!!
Proponho aos responsáveis testarem a utilização destes ultimos, considerando que o  utilizador necessita de viaturas adaptadas, normalmente maiores e com necessidade de acesso ás malas das viaturas !!!
Só o estar de porta aberta para sair/entrar nas viaturas é  um risco, pois estão em plena zona de entrada do parque e em corredor de circulação auto estreito ...

Desempregado que estou, ponho-me a pensar cada vez mais que está muita gente a ocupar postos de trabalho de forma displicente ...
PauloB

Offline vigilante

• Hero Member
  • Popularidade: +4/-1
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 24, 2014, 04:14:46 »
Vejam os lugares de estacionamento em Santa Cruz. Há para todos os gostos: em cima das curvas, lugares de estacionamento em redondo, na lateral de uma rotunda, há aqueles que tapam a saida de quem vai no passeio. Lugares em que se arrume uma carrinha familiar, são poucos.
Na ansia da quantidade, esqueceram a qualidade.

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 24, 2014, 12:45:45 »
Só tenho pena é que se fosse para responder a meia duzia de insultos, já cá estaria o Sr. Presidente da CMTV. Eu alertei para os erros antes destes começarem a ser marcados... e é o que se vê. (pelos vistos, já que eu ainda não fui espreitar) :(

No entanto, o erro foi meu, em não ter enviado esta comunicação por email...

Cumprimentos,
Pedro
« Última modificação: Junho 24, 2014, 12:47:19 por Pedro Oliveira »
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline PauloB

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 24, 2014, 13:18:21 »
Pedro,

Não sei se será mau serviço administrativo ou falta de cortesia mas a verdade é que já por diversas vezes enviei email's com assuntos vários e do interesse dos munícipes e não tive nenhuma resposta aos mesmos nem tão pouco de boa recepção ou mesmo de aceitação dos comuns "recibos" de entrega/leitura.

Não acredito que seja politica camarária não dar resposta aos seus munícipes ...
Afinal a os serviços existem para nos servir ...
PauloB

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 24, 2014, 14:08:57 »
Sempre que tenho contactado a CMTV por email tenho obtido resposta e resolução rápida dos assuntos.

Pedro
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline costaalves

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 24, 2014, 17:27:38 »
Efetivamente das vezes que necessitei de contactar a autarquia tive sempre a felicidade de ter um atendimento rápido e eficaz.

Moro há relativamente pouco tempo no concelho e acompanho o fórum amiúde. Fica aqui o meu reconhecimento pela existência de uma ferramenta que permite a real comunicação entre os eleitores e os eleitos. É raríssimo existirem ferramentas de proximidade deste género e esta aparentemente funciona.

Verifico que o fórum tem muito pouco uso. E que em grande parte dos casos é utilizado como ferramenta politica. Serve efetivamente para o que não deve. Serve basicamente para elementos avessos aos autarcas em funções, virem mostrar algum serviço, virem À tona de água esbracejar. Virem fazer politica. Imagino que um dos elementos que escreve neste thread seja um candidato vencido numas eleições autárquicas passadas. Pelo nome parece.  Adiante...

fazia uma apelo para que este espaço não seja utilizado como arma de arremesso e que não seja desvirtuado. Eventualmente e por desconhecer o histórico de utilização já o foi no passado, daí hoje haver a afluência que se verifica.

Não assumam este post como uma defesa ou um ataque a quem quer que seja.

Gostava de ver a autarquia a promover este espaço de debate e de proximidade com os municipes porque a realidade é que poucos os conhecem. E como não o conhecem não têm respostas e consequentemente se não há respostas falam sem saberem. Web site da Camara, facebook e twitter oficial da Câmara.

nota: a verificação tripla antes de envio desta mensagem é excessiva. As letras de verificação são impercetíveis e só consegui acertar por tentativa e erro.

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
« Responder #11 em: Junho 25, 2014, 15:11:01 »
Em tempo e várias vezes falei do assunto de Santa Cruz. Lugares pequenos, sem inclinação na pintura e os que estão em cima do passeio numa rotunda na zona que mais estacionamento tem em Santa. No entanto, onde poderia ser possível fazer estacionamento durante o inverno para ajudar os Comerciantes ou torna-lo reversível não se faz, provavelmente porque não são os comerciantes que merecem ajuda ou pelo menos terem os mesmos direitos. Mas, tal como outros assuntos, só me lembro de que os Comerciantes são Incompetentes segundo o que ouvi em reunião da Assembleia Municipal  nas palavras do Sr. Presidente que, por aqui, é o Forista Carlos Miguel e não responde sobre a Câmara. Mas tal como o irrevogável e as chamadas e sms's ilimitados, também é preciso ler as letras pequeninas......