Seria interessante fazer esse balanço agora, na mesma altura que se procede à alteração do regulamento de estacionamento, para justificação das alterações a proposta.
mas deve ser abrangente, juntando uma análise da utilização de bicicletas pessoais desde a entrada em vigor das agostinhas.
Um dos aspectos que acho que funciona mal é o estacionamentos de bicicletas pessoais espalhados pela cidade: muitos estão mal localizados, há sitios que faria sentido ter estacionamento, e outros onde simplesmente não servem para nada: por exemplo, todas as manhãs, o estacionamento de bicicletas da CMTV está bloqueado por um veiculo do Mercado Municipal, que estaciona encostado aos ferros, tornando o estacionamento inacessivel: o estacionamento em frente ao BES está sempre ocupado por motos, e há falta de estacionamentos em alguns sítios como: terminal rodoviário, estação de comboios, hospital, Finanças, Seg. Social, Centro Emprego, zona comercial da Varzea.
Seguido de um balanço completo de utilização de Agostinhas, complementado com análise de utilização de bicicletas pessoais, deve-se aproveitar a alteração do regulamento de estacionamento para implementar mudanças nas alternativas: um estacionamento de bicicletas no terminal rodoviário pode levar a que mais pessoas vão de bicicleta até ao terminal, em vez de levar o carro, minimizando as dificuldades de estacionamento nesta parte da cidade. Regras e sinalização dos estacionamentos.
No fundo, o que se vê é uma distribuição de estacionamento mal pensada, baseada em meia duzia de locais de impacto mediático, quiça como forma de propaganda.