Autor Tópico: Circulação de bicicletas em Santa Cruz  (Lida 1409 vezes)

Offline Guilhermina Bernardes

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Circulação de bicicletas em Santa Cruz
« em: Março 09, 2015, 21:17:52 »
Exmo. Sr. Presidente

A nossa praia de Santa Cruz sempre foi o meu destino de férias e há 5 anos a minha morada própria e permanente.

Esta localidade, de beleza natural única, tem sido, nos últimos anos, objeto de melhoramentos que revelam o interesse e bom gosto de quem gere o Município de Torres Vedras.

Da mesma forma que as pessoas se deslocam a Santa Cruz para passear, ver o mar, apreciar o passeio marítimo, enfim descontrair, também os ciclistas de fim de semana escolhem esta localidade para exibir os equipamentos e roupa de ciclismo.

Dito assim até parece que estou contra este desporto tão saudável ou contra as marcas e lojas do ramo.

Mas não estou…

Na realidade o que me revolta é que estes senhores, que conseguiram, a meu ver bem, todos os direitos para circularem na estrada com os outros veículos, não tenham o bom senso de perceber que os peões também têm direitos e continuem a fazer o que sempre fizeram sem que alguém de direito tenha tomado qualquer atitude.

Ainda ontem, e mais um vez, me cruzei com ciclistas em grande velocidade no passeio marítimo, vi ciclistas a entrarem na azenha e circular em zonas pedonais, e até em sentido contrário.

Pois é, estes ciclistas fazem pistas dos locais onde os pais passeiam as crianças, onde os mais pequenos aprendem a dar aos pedais, onde os mais idosos caminham para apreciar o mar e onde as pessoas deviam estar a caminhar em segurança.

Mais grave, um grupo de turismo sénior que saiu do autocarro estacionado junto a monumento João de Barros, foi literalmente atravessado por ciclistas NO PASSEIO, obrigando as pessoas a desviar-se. No mínimo é embaraçoso.

Quando eu e o meu marido presenciamos situações de risco ou somos obrigados a ceder passagem aos grupos de ciclistas e lhes manifestamos o nosso desagrado as reações destes “desportistas” são tudo menos desportivas.

Caso V. Exa. já esteja ao corrente desta situação fica aqui o desabafo e a esperança que algo seja feito no sentido de promover a segurança dos peões e que Santa Cruz possa ser um sítio de eleição para o lazer.

Cumprimentos

A cidadã

Guilhermina Bernardes

Offline NDL

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
Re: Circulação de bicicletas em Santa Cruz
« Responder #1 em: Março 10, 2015, 01:21:07 »
Exma. Sra.

Visto este ser um tópico aberto, permita-me discordar.

Não sendo utilizador regular das mesmas, parece-me que o advento das bicicletas tem sido um acréscimo de valor na cultura "santa-cruzense"...

Os reais problemas desta pequena localidade prendem-se com o facto de ser a sombra daquilo que já foi no passado: povoação com vida durante todo o ano.

Já enquanto terriola de pavimento empedrado, capital do Betão, cumpre o estatuto...

Offline vespa

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 13, 2015, 22:14:05 »
Boa noite.

Discordo do sr.NDL que talvez seja ciclista, se for também será peão calculo, se ainda for novo poderá chegar a velho e então compreenderá inevitavelmente o abuso dos ciclistas amadores.

Eu por causa disso deixei completamente de ir lá e ainda lá tenho casa, até ver se alguém quer continuar a pagar o IMI.

Offline NDL

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 13, 2015, 23:43:00 »
O Código da Estrada refere, de facto, explicitamente que é proibida a circulação em passeios por maiores de 10 anos (em Santa Cruz não é claro, pela própria natureza das calçadas e das ruas o que é ou não é passeio).
Profícuo seria esclarecer este ponto.

Uma inibição pura e simples de circulação de velocípedes nestas zonas seria uma gritante menos-valia.

Em suma:
1. Há que cumprir a lei
2. Não se me afigura necessário criar-se uma "tempestade" em relação ao assunto
3. O bom senso é o melhor dos remédios (mais eficaz com certeza do que qualquer decisão camarária)

Offline vespa

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 14, 2015, 20:36:12 »
(em Santa Cruz não é claro, pela própria natureza das calçadas e das ruas o que é ou não é passeio).
Profícuo seria esclarecer este ponto.

Uma inibição pura e simples de circulação de velocípedes nestas zonas seria uma gritante menos-valia.

Há que cumprir a lei...criar-se...O bom senso é o melhor dos remédios.

Boa noite.

Pois claro, quando vão ao pedal não distingem nada, não tem carta, e quando os mesmos vão de carro, são outras pessoas ? E quando vão a pé e também reclamam são hipócritas ?

Só multados com força, a pagar deixam-se de tretas.

.

Offline NDL

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 14, 2015, 22:27:48 »
A Lei prevê multas para essas situações.

As próprias Agostinhas recentemente no centro da vila vêm adensar a dúvida sobre onde se deve/pode guiar uma bicicleta...

P. S.: É ruim manipular a citação de uma pessoa.

Offline cmec

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 22, 2015, 15:21:25 »
Sr. NDL,

Então para si não é claro o que é e o que não é passeio em Santa Cruz!
E as sinalizações de trânsito que se encontram nas diversas zonas ( sentido proibido, trânsito proibido, etc ), são só válidas para motos e carros?
Isto para não falar do atravessamento, por grupos de ciclistas, normalmente aos fins de semana, da zona da Azenha e da circulação pelo passeio marítimo onde, claramente se pode vêr um sinal de trânsito proibido em todos os acessos, pondo em perigo os peões, nomeadamente crianças, que por ali passeiam.
Só não é claro para quem não lhe interessa que seja.

Offline NDL

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 22, 2015, 17:16:07 »
Mais uma vez não concordo.

Seria uma atroz "menos-valia" a impossibilidade de circular de bicicleta no passeio marítimo. Parece-me uma questão de bom senso.
Já uma solução ao estilo de Cascais em proibir a circulação de velocípedes apenas entre as 9 h e as 20 h nesse local poderia fazer sentido.