Autor Tópico: Torres Vedras e o Dia Europeu Sem Carros  (Lida 6939 vezes)

Offline PauloB

• Sr. Member
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
Torres Vedras e o Dia Europeu Sem Carros
« em: Setembro 23, 2002, 22:39:04 »
Interrogo-me a mim mesmo (e sei que o mesmo se passa com outras pesoas) para que é que aderiamos ao Dia Europeu 100 Carros ?  è que vivemos 364 dias de autentica selvajaria na nossa cidade, em que temos carros em cima de passeios, das passadeiras, nos locais sinalizados como de estacionamento proibido, em 2ª e mesmo em 3ª fila, em que poucos são os que colocam a respectiva moeda no parquimetro, etc., etc....

De facto acho que a única razão válida para se aderiri a este folcore é o de dar descanso á barbarie....

Até quando é que nos continuarão a atirar areia para os olhos ??

PauloB

PauloB

Offline pedro

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Setembro 24, 2002, 13:27:14 »
Viva, de volta uma vez mais, desta feita com novo assunto !!! O dia sem carros em Torres Vedras !
A iniciativa parece-me bem !!!! Deviam era ser todos os dias !!!! Mas parece ser incompativel com a vida de todos nós !!! Será !

Será que vale a pena o stresss que é ? A mim parece-me que não, mas..sou um prevelegiado....vivo na cidade, trabalho dentro dela...posso bem ir a pé. Mas...voltando ao tema;

O que era bom é que esta iniciativa tivesse lugar, digamos, uma vez por mês para começar, de semana claro ?

Aí sim, os nossos dirigentes estavam a ensinar algo a alguém, neste caso a todos nós...Mostravam que existe um objectivo, que passa por aprender a viver de forma menos agressiva para com o nosso meio ambiente, mostravam-se empenhados e interessados por questões verdadeiras e reais...Não deixariam passar uma imagem de brincadeira, futilidade e deixariam de uma vez por todas de nos atirar areia para os olhos, seriam como nós e trabalhariam para o bem comum, coisa rara nos dias de hoje. É do conhecimento geral que a electrolise permite substituir a gasolina e gasóleo.
o centro da cidade é pequeno, era perfeitamente possível.
Seria óptimo para o comércio tradicional, daria vida ao centro velho  da cidade que vai morrendo aos poucos, o ambiente beneficiava, as pessoas falavam mais umas com as outras, fazia-se menos barulho, poupava-se dinheiro na gasolina, parquimetro e multas, fazia bem á saúde....Eram mais os benefícios...... Fica a proposta, façam força, os nossos dirigentes, eleitos por nós para melhorarem as nossos vidas gerindo os nossos impostos, que ganhem coragem e façam hoje o que amanhã vai ser uma realidade, façam de torres vedras uma cidade melhor !

O Mundo necessita de ser melhorado - As pessoas têm de se tormar melhor! Têm de olhar mais para os animais chamados por nós de irracionais !!!
Está na hora de mudar !!!Para quando a despoluição do rio Sizandro ?

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 24, 2002, 19:30:00 »
Pedro, subscrevo inteiramente o que escreveste!

Vamos em frente.
Gonzo
-----------------------

Offline nmoedas

• Sr. Member
    • Ver Perfil
    • http://nunomoedas.com.sapo.pt
« Responder #3 em: Setembro 27, 2002, 07:47:55 »
O Dia EUROPEU sem carros poderia ser um bom dia, que fizesse sentido na nossa realidade de portugueses,mas parece que no que toca em politicas ambientais e melhoria de qualidade de vida das pessoas não temos muito de europeus. Para quê festejar um dia se nos outros 364 é a confusão que se conhece, e um perigo real e assumido de circular perto das estradas.
Penso que em vez de se festejarem dias sem carros, se criassem vias alternativas essas sim sem carros e outro meios poluentes!,como tantas as que existem em vários países esses sim europeus. Calculo que num concelho onde se gastam 24 mil contos em estátuas para embelezamento de rotundas seja possivel construirem-se pistas para bicicletas ,e onde as pessoas possam correr ou andar, ao longo de alguns dos traçados mais movimentados da região. Eu que tenho muito apreço pelo ciclismo e pela corrida a pé, tento evitar smp que possivel essas estradas mas nem smp é possivel, e sinto um grande receio de ser tocado por um carro ou um veiculo pesado, porque basta um pekeno toque na roda traseira e 3 meses de inactividade fisica ficam garantidos!
Por isso proponho às entidades oficiais e competentes que pensem no caso, e assim existirá um grande incentivo em deixar o carro em casa muitas vezes e também é um modo de aliar essa poupança ambiental ao exercicio fisico, que também não tem muitos incentivos no concelho.

Com os melhores cumprimentos
NM

Offline PauloB

• Sr. Member
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 03, 2002, 08:41:13 »
Subscrevo as tuas palavras NMoedas.

A questão da escultura que foi colocada na Rotunda está bem observada.

Também concordo que existem (não digo outras, porque esta não o era certamente) necessidades e carências várias bem mais importantes para a cidade. Cada vez mais fico convencido que a falta de planeamento e de equipamentos que a nossa cidade tem resulta do facto de os nossos responsáveis passarem demasiado tempo dentro dos gabinetes e muito pouco tempo em contacto efectivo com o pulsar da cidade.
Claro que não estou a considerar o de campanha em periodo eleitoral !

PauloB
PauloB

Offline sector ambiente

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 25, 2002, 18:36:43 »
Na sequência da adesão do município de Torres Vedras ao "Dia Europeu sem Carros", no passado dia 22 de Setembro, surgiram diversas opiniões no Fórum do Município de Torres Vedras, enunciando, na sua generalidade, a necessidade do dia sem carros acontecer mais vezes durante o ano.

Paralelamente ao corte do trânsito nas principais artérias do centro da cidade, convidando à participação dos munícipes em actividades lúdicas e à utilização de transportes não poluentes, a autarquia monitorizou o ruído ambiente, utilizando como referência o domingo anterior, em que o tráfego rodoviário não sofreu qualquer alteração.

A medição do ruído ambiente foi efectuada em três zonas distintas: Zona 1- sem tráfego automóvel no dia 22 e habitualmente com tráfego, Zona 2- apenas com transportes públicos no dia 22 e habitualmente com tráfego e Zona 3- limítrofe (mas exterior) à zona afecta à iniciativa, sujeita a ruído de tráfego automóvel.

A Zona 1 englobou os pontos de medição A (junto ao Cineteatro) e B (na rua Santos Bernardes, junto ao edifício Arandis). Da Zona 2 fizeram parte os pontos C (no Largo de S. Pedro) e D (rotunda da Avenida 5 de Outubro) e da Zona 3 os pontos E (rotunda do tribunal) e F (Largo da Estação).

O relatório que se encontra nos downloads especifica todos os procedimentos utilizados e quais os resultados obtidos. (http://www.cm-tvedras.pt/admin/downloads_fich/Relatrio2002.doc)

Como seria de esperar, a Zona 1 (sem tráfego automóvel), foi a que apresentou uma percentagem de redução sonora mais significativa- 76,8%. A percentagem de redução sonora da Zona 2 foi de 54,3% e a Zona 3, na qual não houve alteração do tráfego rodoviário, apresentou apenas uma redução de 8,6%.

Tornam-se óbvias as vantagens que a cidade e os munícipes de Torres Vedras teriam se esta iniciativa se alargasse a todos os dias do ano: para além do embelezamento do centro da cidade, que passaria a não ter carros estacionados em todos os espaços (inclusive a ocupar os passeios), podemos também falar de uma maior facilidade para os peões se movimentarem, sem correrem o risco de ser atropelados, assim como uma grande redução da poluição sonora e atmosférica, com os cidadãos a utilizarem os transportes colectivos, deixando o seu carro em casa ou nos locais limítrofes, próprios para esse efeito.

Mas convém não esquecer que, cada vez mais, as pessoas querem levar o carro até à porta do trabalho, do supermercado, da escola dos filhos...a mudança de atitude também passa pelos cidadãos, será que é necessário ir a todo o lado de carro? A cidade não é assim tão grande, com um pequeno esforço e consciencialização para os problemas ambientais e para a saúde de cada um de nós, que cada vez estamos mais sedentários, andamos menos a pé, passamos horas sentados em frente a computadores, talvez possamos ajudar a melhorar a nossa terra.

Offline mcm

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 11, 2003, 02:24:31 »
[^][^]Um caso como eu gosto.
Têm disertado de todos os modos e feitios, inclusive até fomos au ponto de elaborar téses sobre a temática... Resultados: Parole,Parole,Parole e somente palavras. A questão fundamental deste procedimento que induz nas populações problemas de saúde não pode ser tratado simplóriamente, lançando sempre para o vizinho o tema que ele deve ser responsabilizado, que é necessário educar. Por ter estado ausente não me foi ensinado a história do 25 Abril, pela visualização que tenho parece-me uma história muito mal contada, e desde então continuamos a dizer em bom tom e democraticamente que devemos educar os mais novos. Já lá vão quase duas gerações e nada feito tudo como no inicio. Leis, mais leis, devemos possuir o arsenal legislativo mais evoluido do mundo, e nada feito... PORQUÊ, PORQUÊ. É a minha questão, querer compreender o porquê de cada coisa, porque não vivo dentro de nenhum saco, gostaria de compreender é só isso.
Numa das mensagens resposta do Dr. Carlos Miguel,(devo dizer parece ser o unico executivo da Camara a ser responsavel e assume com alta dignidade o desempenho global das suas funções,posição que respeito por razões de ética e porque também faço parte da espécie humana) frizou que se deve cada vez mais sentenciar ( não será bem este termo) os culpados. Por minha parte Ex.mo Sr. Dr. Carlos Miguel não deve ter dó nem piédade, DEVEMOS DISCIPLINAR OS PORTUGUESES. Os povos latinos contrárimente aos Germanicos por exemplo não sabem o que e a disciplina, não sabem viver em comunidade, e certamente por serem Portugueses têm um emblema que é " CADA UM PARA SI E D'EUS PARA TODOS"

BOM FIM DE SEMANA
Atentamente    mcm[:)][:)][:)][:)][V]
"A ambição pela qual não temos competência é um crime"  " ChateauBriand"
MCM@

Offline Sérgio Ribeiro Jacinto

• Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 08, 2003, 10:39:21 »
Quanto ao dia europeu sem carros, a autarquia torreense a ele não aderiu, justificando-se com a argumentação de que, este ano, ele calharia em dia de mercado mensal.

Assim, na Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Torres Vedras, realizada nesta cidade, em 29 de Setembro p.p., manifestei a minha discordância com esta decisão, afirmando tratar-se este de um argumento falacioso, porquanto poder-se-ia ter encontrado uma solução que garantisse a adesão da cidade à iniciativa, uma vez que o dia europeu sem carros se poderia estender a mais do que um dia apenas, como habitulamente sucede.

Com os melhores cumprimentos.

Sérgio Ribeiro Jacinto.

Offline nmoedas

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 22, 2003, 07:25:31 »
O dia europeu sem carros não passa de um dia simbólico! O importante era educar os torrienses que não precisam do carro pra ir ao café a 100m de casa, ou pro trabalho a 500m...andar n faz mal a ninguém...faz bem a todos.
NM

Offline Sérgio Ribeiro Jacinto

• Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 29, 2003, 07:30:20 »
Se os transportes públicos urbanos constituissem realmente uma verdadeira alternativa, se calhar, parte deste problema já teria sido resolvido há muito tempo.

Cumprimentos.

Sérgio Ribeiro Jacinto.
quote:
Mensagem original por nmoedas

O dia europeu sem carros não passa de um dia simbólico! O importante era educar os torrienses que não precisam do carro pra ir ao café a 100m de casa, ou pro trabalho a 500m...andar n faz mal a ninguém...faz bem a todos.

Offline nmoedas

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Janeiro 07, 2004, 04:07:03 »
caro Sérgio Ribeiro Jacinto eu apenas me referi a percursos pequenos que são muito bem feitos a pé mas q as pessoas insitem em fazê-lo de carro. ou acha 500m uma distância muito grande??
Já é bastante bom existirem transportes urbanos em torres, e penso que funcionam bem, talvez não com a regularidade ideal para todos nós...mas também é preciso atender ás despesas de um transporte publico...que não anda a energia solar nem é conduzido por com****dor.
Só acho que as paragens urbanas deveriam ter melhores condiçoes...e não serem apenas um sinal.

Srs e Sras Torrienses vamos lá deixar o carrinho em casa para ir ao cafézinho.
NM

Offline Teresa

• Ver Perfil
« Responder #11 em: Janeiro 28, 2004, 22:12:03 »
Não acho q a casa do Exmo. Sr. Presidente da Câmara, Vice-Presidente, Directores, etc, fiquem assim tão longe da Câmara para terem que ir de carro para a Câmara, e que carros!! Deviam dar o exemplo. Mas o exemplo que dão é o de comprarem estátuas de 20 mil contos (e ferrugentas!!)a bem do povo Torreense!
Mas é o povo quem os elege democraticamente (?)!!

Offline Teresa

• Ver Perfil
« Responder #12 em: Janeiro 28, 2004, 22:13:44 »
Parece-me que o Sr. nmoedas terá medos a mais, não?? Medo dos cães, medo dos carros... ou será impressão minha?!?

Offline nmoedas

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Janeiro 31, 2004, 06:36:29 »
quote:
Mensagem original enviada por Teresa

Parece-me que o Sr. nmoedas terá medos a mais, não?? Medo dos cães, medo dos carros... ou será impressão minha?!?

É livre de pensar o que quiser, mas não me vejo em suas palavras, também não sei o que siginifica para si a palvra medo.
Tenho receio dos donos dos cães que são incapazes de os controlar e das consequeências que daí possam advir, e não de como diz dos cães.
Medo dos carros? não sei o que é, os carros sozinhos não fazem mal a ninguém ou fazem? Reconheço a sua utilidade como meio de transporte, mas penso que distâncias curtas são muito bem feitas a pé. Se calhar Teresa nunca sentiu o perigo de circular na estrada sem ser de carro, mas após algumas experiências acho que irá concordar cmg quando defendo a existência de vias alternativas às estradas para circulação não motorizada. Pode experimentar uma voltinha de bicicleta de Torres até Sta Cruz, para se "ambientar". E pense nos beneficios ambientais,economicos e psicomotores em deixar o carro na garagem. E quero que saiba que não sou apenas eu que vejo as coisas desta perspectiva.
Espero tê-la esclarecido.

NM

Offline Teresa

• Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 01, 2004, 00:25:14 »

Esclarecer o quê?
Quem lhe disse que eu não ando de bicicleta?
Mostre-me onde é que eu disse que não concordava "irá concordar cmg quando defendo a existência de vias alternativas às estradas para circulação não motorizada" ?!?!
Desculpe mas deve-me estar a confundir com alguém, a sua conversa não faz qualquer sentido...