Autor Tópico: CARNAVAL  (Lida 8372 vezes)

Offline Rui Estrela

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
CARNAVAL
« em: Fevereiro 12, 2003, 05:41:34 »
Não ter um tema com esta denominação aberto no fórum é um crime.

Temos o CARNAVAL MAIS PORTUGÊS DE PORTUGAL e estamos a aproximar-nos dos fantásticos dias de animação de Torres Vedras.

Um temo como este deverá ser aberto com a máxima urgência.

Offline LuisCristovao

• Full Member
    • Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2003, 06:06:49 »
É verdade! O bichinho do Carnaval está aí e já nos começa a desinquietar. A folia vai começar!!!! Vemo-nos por aí ;)

Offline nmoedas

• Sr. Member
    • Ver Perfil
    • http://nunomoedas.com.sapo.pt
CARNAVAL
« Responder #2 em: Fevereiro 12, 2003, 06:30:23 »
Nem mais! Ele chega depressa e sem ruído! Já aí está á porta o Carnaval! Parece que foi ontem o do ano passado! A vida são 2 dias não é? Pois...mas o carnaval são 5! Que o Carnaval deste ano seja melhor que o anterior!
Venham os Heróis!

NM

Offline gonzo

• Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #3 em: Fevereiro 13, 2003, 20:37:43 »
Não acredito que existam pessoas mais entusiasmadas com o Carnaval do que os cidadãos de Torres Vedras. É um bichinho que se mete dentro de nós e que faz com que o "verdadeiro" espirito de folia se entrenhe e começe a dançar-nos na alma com a simples espectativa de aproximação do glorioso Entrudo Torreense. É o Carnaval mais Português de Portugal e, se o tema deste ano é "Herois" é concerteza dedicado a todos nós por mantermos esta inegualável tradição.

Mas (este mas tem que ser), tenho uma preocupação muito grande em relação ao Carnaval. Sou folião e amante do Carnaval desde criança. À medida que fui crescendo, a alegria e folia do Carnaval cresceram comigo. O pior é que de à uns anos para cá tenho assistido com muita tristeza à degradação da noite carnavalesca em Torres Vedras. Está a tornar-se numa festa que às vezes não reconheço. Existem cada vez mais situações de pancadaria, roubos e desacatos. Há cada vez mais pessoas na rua a meterem-se com raparigas "javardamente" e com mascarados e em geral de modo a arranjarem confusões.
Não reconheço estas pessoas como sendo Torreenses e foliões, mas sim pessoal de fora que olha para a nossa festa e vê uma oportunidade de "é tudo à grande".
Não me lembro de ver as ruas tão policiadas de noite como neste ultimos 3 anos. Dantes não era preciso!

O que será que se pode fazer para que volte a entrar nos eixos a nossa noite e, que não saiamos à rua preocupados com o que poderá acontecer??

Deixo esta questão no ar e espero que respondam com muitas e boas ideias. Confio em nós foliões e Torreenses.

Um abraço amigo e uma beijo "matrafona",

Gonzo
Gonzo
-----------------------

Offline Rui Estrela

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #4 em: Fevereiro 14, 2003, 03:35:42 »
A organização deste evento é de grande responsabilidade.

A procura do carnaval aumenta anualmente e a oferta é a mesma.
Em resultado disto a concentração de pessoas nas ruas poderá colocar em risco a sua própria integridade.

Deverão ser criados novos locais de animação que façam aumentar a oferta noturna (pelo menos nas primeiras horas dos dias de Domingo e Terça) para que as pessoas não estejam concentradas em 3 ou 4 locais.
Caso contrário, podemos ver a organização e a própria festa manchada para anos futuros.

Um abraço a todos os foliões.

Offline LuisCristovao

• Full Member
    • Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #5 em: Fevereiro 14, 2003, 18:21:16 »
a segurança nas actividades realizadas na rua e de entrada livre é uma causa de preocupação. penso, ainda assim, que a organização tem estado à altura dos acontecimentos visto que, apesar de haver um número crescente de desacatos, julgo tratar-se de uma percentagem mínima as pessoas que visitam o nosso carnaval com intuitos menos felizes. O facto de haver mais polícia na rua parece-me até um garante de que a festa se pode fazer até altas horas, visto que todos os foliões podem contar com a compreensão dos elementos das forças de segurança, conhecedores do carnaval como nós.

Vamo-nos preparar para a festa, que está aí a chegar!

Offline Rui Estrela

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #6 em: Fevereiro 24, 2003, 03:01:59 »
Mudando de assunto, gostava de tocar o aspecto da promoção do Carnaval.

Falta uma semana para o início do Carnaval 2003. Quem não é de Torres e visita a nossa cidade percebe que estamos perto desta data porque temos uma bonecada junto ao Império e um monte de plásticos amarelos espalhados pela cidade, pelo concelho e arredores. Nem as bandeiras coloridas penduradas na area do corso (que coisa tão pobre)transmitem a verdadeira alegria do Carnaval.

Se bem que a campanha feita em prol do comércio tradicional tem a minha vénia, os outdoors da cidade já deveriam publicitar o Carnaval.
O ano passado aplaudi a colocação de bonecada nas entradas de Torres (o que é feito dela?). Este ano até uns colegas meus que vieram de Lisboa perguntaram por essa animação visual da cidade.

Em tempos, até a música carnavalesca chegou a ecoar na área do corso com uma semana de antecedência. Agora, pelo andamento da coisa no dia 28 teremos música na rua.

Quanto ao rali trapalhão nem se dá por ele... À uns anos era um espectáculo ver a concentração de mascarados pelas ruas numa espectacular caravana que agora deixa saudades.

Não fosse o espirito sempre vivo de alguma população torriense mais virada para a festa e estariamos todos na semana pré-carnaval como se fosse uma outra qualquer do ano.

Este ano sinto uma promoção muito pobre do Carnaval. Como já disse, o que vale é que na minha agenda e na de muitos torrienses foliões a semana de Carnaval está assinalada a vermelho.

A minha máscara já está pronta. Viva o Carnaval.

Offline Sergio Simoes

• Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #7 em: Fevereiro 26, 2003, 01:02:15 »
Extremamente interessante o debate sobre o Carnaval. Gostaria, no entanto, de tentar ir um pouco mais longe, já que, inevitavelmente, esta questão se colocará mais cedo ou mais tarde. Tenho a sensação que a actual fórmula (tipo de carros, percurso do corso) se encontra a "rebentar" pelas costuras, com algumas consequências na visibilidade e na própria segurança dos foliões. A questão é: deverá manter-se o corso na actual localização ou deverá equacionar-se a sua deslocalização (por exemplo, a zona do Paque de Exposições), com complementariedade de mais actividades de animação, designadamente, as noites de domingo e 2ª feira?
Confesso que não tenho opinião muito formada sobre o assunto mas creio que talvez fosse interessante começarmos a debatê-lo.
Cumprimentos
Sérgio Simões

Offline LuisCristovao

• Full Member
    • Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #8 em: Fevereiro 26, 2003, 17:26:16 »
Respondendo à intervenção do Sérgio Simões, o facto de o corso se realizar no centro da cidade tem limitado um pouco( na minha opinião) a criatividade dos foliões, porque todos nós sabemos que para além do corso em si há toda uma tradição de grupos e de personagens típicas que precisam do seu espaço para festejar. Tenho que estar de acordo com a deslocação de umaparte do programa carnavalesco para o Parque de Exposições visto que é o local na cidade que oferece mais condições de segurança para a realização deste evento. A ideia da animação nocturna se estender para outras noites também me parece bem. No entanto, terá que funcionar em complementaridade com a oferta dos bares do centro da cidade, já que são eles os grandes dinamizadores e animadores das noites do carnaval torreense. Julgo que se pode iniciar uma discussão que junte a CMTV, a Comissão do Carnaval, os donos dos bares e que esteja aberta a todos os torreenses que queiram dar o seu contributo. Só uma decisão equilibrada e aceitável para todas as partes poderá fazer com que a ideia resulte. E Viva o Carnaval!

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
CARNAVAL
« Responder #9 em: Fevereiro 27, 2003, 17:22:58 »
Esta é uma questão que deve ser amplamente debatida pelos torreenses de imediato, uma vez que se trata da maior festa e símbolo vivo da cidade e do concelho, para o exterior.
Em minha opinião, mais cedo ou mais tarde, os festejos de Carnaval terão de passar para o Parque Regional de Exposições. É Inevitável!
Isto por questões de funcionalidade, de segurança, de organização e económicas.
Se pusermos as questões emotivas de parte depressa chegamos a esta conclusão.
Julgo que todos temos a ganhar.
Os próprios bares poderão ganhar, uma vez que haverá a disponibilidade e a possibilidade de transformar espaço coberto em mega discoteca com animção única e própria, na qual todos os bares terão balcão.
Por sua vez a Câmara poderá promover outras iniciativas como concertos, com a segurança de os poder realizar sem impedimentos climatéricos.
Há condições de fazer uma festa melhor onde caibam todos os intervenientes e em que participem mais pessoas, com maior equilíbrio financeiro e sem incomodar aqueles que sendo de Torres Vedras ou aqui vivendo, não gostam do Carnaval e têm que ser respeitados.

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline PauloB

• Sr. Member
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #10 em: Fevereiro 28, 2003, 00:24:59 »
Concordo e subscrevo a posição de CARLOS MIGUEL quanto á deslocação do Carnaval para o Parque Regional de Exposições.

Creio que o Carnaval de Torres poderá assim vir a ter melhores condições, quer de desfile, quer de animação nocturna, sem prejuizo para a tradição e para os verdadeiros foliões.

Creio que todos podemos constatar que de á uns anos a esta parte as noites do Carnaval de Torres são apenas e só uma imensa bebedeira, destruição, desacatos e lixeira.

Se queremos de facto que a tardição do Carnaval de Torres seja mantida é tempo de serem tomadas medidas nesse sentido.

PauloB
PauloB

Offline LuisCarlosLopes

• Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #11 em: Fevereiro 28, 2003, 06:43:20 »

o carnaval nasce connosco , e desde pequenos nos sentimos envolvidos pela folia. Por mim, não me recordo qual foi o ultimo em que não me mascarei... e assim vamos passando de geração em geração..os meus filhos ja começaram hoje...
Acontece mesmo que embora com regulamentação, apoio e investimento por parte da autarquia ..o nosso caranaval é sobretudo fruto expontaneo...( por esta hora muitos amigos / amigas estão a trabalhar e a costurar nas mascaras...
por isso embora concordando , com  a necessidade de se reverem questões de segurança e protecção pessoais ( por isso por ex...o trio electrico nao deve parar em frente ao imperio...) tenho algumas duvidas em relação á mudança para a zona do parque de exposiçoes...
a tipicidade e mm certo ar castiço vindo dos tempos imemoriais...provavelmente perderse-á..teriamos uma festa mais tipo desfile provavelmente....
admito que se possam fazer concertos..mas isso de certo modo condicionara e regulará o que é iregulavel desde sempre ..enfim..e quanto as criticas do ruido..sendo o carnaval a festa da cidade...comparemos com o s. joao,o st antonio, a queima das fitas ou qq outra festa de uma qq cidade portuguesa...ruido e incomodos ..mas limitados a epoca especifica....
 Vamos ter decerto um bom debate, sem certezas de ninguém ,nem espero visões partidarias, pois o carnaval sempre superou tudo isso

BOM Carnaval para todos!

e que na chova...lol

Offline Rita Sammer

• Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #12 em: Março 06, 2003, 18:11:20 »
Uma breve mensagem para fazer um elogio e uma crítica à organização do Carnaval - porque quanto ao Carnaval em si mesmo só há a registar que continua único e de frequência obrigatória.  O elogio tem a ver com a celeridade e eficiência da limpeza/lavagem das ruas depois dos corsos; é extraordinário que duas horas depois do fim de cada espectáculo tenha ficado tudo impecável. A crítica tem a ver com a hora do fecho do recinto do corso e o controlo das entradas:  acho patético que se tenha começado a cobrar entradas para o corso às 10 horas de domingo! ainda mais sem se ter em atenção (ou usando critérios perfeitamente arbitrários) as situações concretas daqueles que pretendiam entrar, o que deu origem a algumas cenas tristes.  As pessoas que invocavam que iam à missa só podiam passar se o segurança e depois o agente da P.S.P. de serviço considerasse que tinham cara de quem ia à missa;  isto não é anedota, eu assisti! Foi vedada a passagem a pessoas que pretendiam ir à CGD - levavam a caderneta na mão e prontificaram-se a deixar o BI com o segurança;  também não é anedota, eu assisti! Foi vedada a passagem a uma senhora que pretendia ir dar assistência a um familiar idoso, tendo-lhe sido respondido que «se não tratou do livre trânsito tivesses tratado, eu só cumpro ordens e aqui só entra se pagar e se está mal queixe-se à Câmara Municipal».  Confesso que não me contive, meti-me na conversa e disse ao senhor agente que pertencia à Câmara Municipal e que estava certa que ninguém do executivo camarário defendia que qualquer munícipe fosse tratado daquela forma.  O senhor ficou atrapalhado, olhou bem para mim e...  disse-me que não me reconhecia mascarada! Repetiu que só estava a cumprir ordens e a ser rigoroso. Como único comentário, a constatação que uma das formas mais graves de incompetência vem sempre mascarada de excesso de zelo.

Offline Esa

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #13 em: Março 07, 2003, 04:54:23 »
Carnaval de Torres Vedras...
Parabéns a todos os que o organizaram, aos que trabalharam enquanto outros se divertiam, aos agentes da psp locais e deslocados, ao pessoal da CMTV de serviço e a todos os que fizeram mais uma vez desta festa uma festa em grande.
Quanto aos faits divers não deixam de acontecer... não é por umas pessoas não terem ido á igreja da Graça... podiam ter ido a de São Pedro... ou por uma pessoa que muito gostava de actualizar a sua caderneta num dia feriado e que não o pode ter feito... é lastimável não poder ter dado apoio a um idoso e neste caso devia ter actuado de uma forma prevenida. Há que pensar nestas situações e propôr um número de telefone gratuito para assistência ao recinto fechado ou algo deste tipo.

Mais uma vez viva o Carnaval que faz do Município um Município em grande durante 5 dias...

Cumprimentos,

Emanuel Silva
Esa

Offline gonzo

• Ver Perfil
CARNAVAL
« Responder #14 em: Março 07, 2003, 17:53:29 »
Não podia dixar passar esta oportunidade de deixar aqui os meus parabéns a toda a comissão organizadora do carnaval, à câmara municipal e a todos os torreenses por mais uma vez termos mostrado a Portugal (e ao mundo) como se brinca ao carnaval com alma lusitana.

Somos sem dúvida um ponto de referência para o país e um marco para todos os foliões.

Proponho que se guarde todas as situações relatadas neste fórum (e não só) para que para o carnaval do próximo ano, quando começar a ser organizado, se possa suplantar todos os pequenos problemas.

A todos um muito obrigado,

Gonzo
Gonzo
-----------------------