Autor Tópico: Obstáculos à livre circulação de peões  (Lida 1454 vezes)

Offline rivel

• Hero Member
  • Popularidade: +6/-0
    • Ver Perfil
    • A Nêspera
Obstáculos à livre circulação de peões
« em: Setembro 27, 2011, 13:01:30 »

Cerca das 11h 30m de hoje, 27Set2011, um grupo de alunos da APECI, acompanhado de educadoras, atravessou na passadeira com destino à Escola. O carro que a foto da esquerda mostra, levou-os a atravessar na passadeira para o lado oposto. 
A outra foto tem anos de vida e  já aqui a trouxe.

Vergonhosa impunidade!

Proposta 1. Será que não se pode incluir este caso no alerta diário da CM para a PSP?
Proposto 2. Será que não se justifica o reboque?
Proposta 3. Será que não se podem colocar pinos?

avelino leite araújo

"Um governo seria eterno se oferecesse ao povo, todos os dias, um fogo de artifício".
Jules Goncourt

Offline DFerreira

• Sr. Member
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
Re:Obstáculos à livre circulação de peões
« Responder #1 em: Setembro 27, 2011, 14:29:04 »
Rivel ,sabendo de antemão que a PSP está-se a borrifar para isso, a solução será fechar o passeio para estacionamento (colocação de pinos)!
E não se pode ceder a pressões de moradores, pq não há desculpa para estacionarem em cima desse passeio! Tem o estacionamento nas traseiras do Pingo Doce, dá-lhes é muito trabalho contornar o prédio! é o hábito de estacionar o carro na mesinha de cabeceira....

Offline Lia

• Jr. Member
  • **
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 28, 2011, 05:17:09 »
Alguns cidadãos são mais iguais do que outros.
Um familiar meu foi multado por estacionar na rua Teresa de Jesus Pereira em diagonal e por dificultar o acesso de passagem a um carrinho de bebe (cabia à conta). Acho que a senhora chamou a policia a queixar-se e a exigir multa (versão do policia).
Depois disso vi tantos carros na mesma situação e desconheço se os multam diariamente.
No entanto nesta foto, e conheço bem o local porque lá passo a pé para o Modelo, o passeio está sempre pleno de carros estacionados. SEMPRE. Desconheço se alguém é multado. Não cabe um carrinho de bebe na passagem e muito menos uma cadeira de rodas. Por vezes tenho de contornar o carro pela traseira.
Á noite parece-me somente que é o estacionamento privado dos moradores. Talvez eles mereçam o seu estacionamento. Talvez a culpa seja de quem projectou aquele passeio. Mais uns centímetros e dava para passeio e estacionamento.

Offline DFerreira

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 28, 2011, 07:58:51 »
Com eu disse, a PSP está-se a borrifar, basta averiguar sobre as festas de aniversário na esquadra, e vemos que não lhe sobra muito tempo para trabalhar.

Sobre esta rua, a Lia tem razão: naquele local, talvez fosse possivel projectar uma bolsa de estacionamento (como do lado contrario da avenida), mantendo um passeio pedestre suficiente para cadeira de rodas ou um carrinho bebé.
Para uma autarquia que tanto se gaba dos seus prémios de mobilidade, não se pode aceitar que a propria APECI não tenha acessos minimamente aceitáveis às suas instalações

Sobre a rua Teresa de Jesus Pereira, é necessária uma remodelação total. Eu evito passar nessa rua porque não consigo passar com o meu carrinho de bebé. O que dirão os lojistas se soubessem que perdem inumeros potenciais clientes pelo simples facto que estes não conseguem passar na rua...
« Última modificação: Setembro 28, 2011, 08:03:03 por DFerreira »

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 29, 2011, 07:38:57 »
A bandalheira é total...
O maior problema é a falta de educação e pouco civismo existente na maioria da população ora se conjugarmos estas lacunas com a total inoperância das forças policias face ás más prácticas habituais dos cidadãos o resultado é o que vemos todos os dias na maioria das ruas da nossa cidade.
Sinceramente estou a começar a ficar farto de viver neste país onde a regra geral é ser pouco cívico e isso traz benefícios...
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline CRAVO

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 29, 2011, 13:52:14 »
    Os policias não podem agradar a gregos e a troianos.
  Este problema surge devido à falta de civismo das pessoas, porque só pensam nelas.
  Existe outro problema , que é a falta de espaço para os moradores que trabalham longe,veem a casa e como tal teem de usar muitas vezes os passeios para estacionar.
  Vejo que muitas pessoas que trabalham nesta cidade, trazem os carros para a porta do emprego durante o dia todo, podendo deixa-lo em locais que não dificultem os moradores.
  Essa,  dos policias se estarem a borrifar e sobre as festas de aniversário na esquadra , gostaria de saber mais promenores do sr. DFerreira, diga o que sabe, para todos sabermos!!!!!!

Offline DFerreira

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 29, 2011, 15:29:39 »
Em resposta ao s. Cravo:
Sobre a PSP estar-se a borrifar para o trânsito, não me parece ser necessário dar mais exemplos além dos que já foram referidos aqui no fórum (inclusive pelo próprio presidente da Câmara!).Basta pesquisar no fórum nas contribuições anteriores, pelo que vou-me dispensar a esse exercicio.

Sobre as festas de aniversário, não sei agora precisar o dia, mas já me aconteceu ligar à PSP por causa de um carro mal estacionado no passeio na Calouste Gulbenkian, e o agente que me atendeu informou que enviaria uma patrulha quando possivel, que não estava disponivel no momento (não discuto, estaria em serviço, é perfeitamente válido), e ouvia-se no fundo toda a festa e o cantar dos parabéns! Patrulha, nem vê-la durante a tarde toda, e o carro lá ficou alegremente estacionado.
Admito que não se devia generalizar, pode ter sido uma situação única, mas esta situação não fica bem, e somam a todas as outras queixas que há da PSP em Torres.

Não peço que se agrade a grego e troianos, apenas que não se esteja sempre a agradar aos condutores em detrimento  dos peões, e essencialmente que se esteja atento às situações conhecidas e de maior gravidade. Como é o caso do passeio junto ao Pingo Doce!

O sr. Cravo tem razão quando diz: "Este problema surge devido à falta de civismo das pessoas, porque só pensam nelas." As pessoas gostam de estacionar os carros na gaveta da mesinha de cabeceira ou da secretária. Mas que alternativas há? Cabe à câmara arranjar essas alternativas, que tardam em chegar. Para quando a aplicação do Regulamento de Estacionamento?! Mas também penso que a PSP pode contribuir na educação automobilistica das pessoas.

A PSP não pode ser complacente com abusos: passeios, passadeiras e entradas de casas não são estacionamentos! E acredito que o sr. Cravo também concorda comigo, quando vemos que a cidade chegou a um ponto em que é mais fácil circular de automóvel do que a pé. A R. Teresa de Jesus Pereira é um caso evidente disso: o primeiro troço é intransitável a pé, simplesmente não há passeio em qualquer dos lados da via! A circulação a pé é feita na via que é uma das mais intensas da cidade. A PSP sabe e nada faz, só por insistência, como é exemplo a história da Lia. Aqui não um caso de alternativa de estacionamento: é um caso de segurânça publica (e isto está na esfera de competência da PSP!)
« Última modificação: Setembro 29, 2011, 15:58:49 por DFerreira »