Autor Tópico: Aterro sanitário de resíduos industriais?????  (Lida 1807 vezes)

Offline Sono

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Aterro sanitário de resíduos industriais?????
« em: Maio 07, 2011, 03:00:56 »
Boa noite,
hoje, enquanto tomava café fui abordado por alguém que me pedia para colocar a minha assinatura num abaixo-assinado contra a alteração do PDM que teria como consequência a construção de um aterro de resíduos industriais algures a oeste do Vale de Azenha e a Sul da vila de A-dos Cunhados. Tive alguma dificuldade em perceber ao certo se realmente seria um aterro ou outra qualquer solução visto que a pessoa, apesar de ter assistido às assembleias municipais, não sabia explicar e depois de questionada chegou mesmo a cair no contraditório mas como ser humano e bom português, por via das dúvidas, era contra...

Alguém me pode explicar:

1- De que se trata?
2- Em que pé está o projecto?
3- De quem é o projecto?
4- Quem o vai financiar e com capital de quem, nacional ou estrangeiro?
5- Foi feito estudo de impacto ambiental? Por quem e com que resultados?
6- Porquê aquela localização e não outra?

Gostava que alguém me esclarecesse ou então que me diga como e onde visto que a única informação que encontrei foi uma planta de localização.

Obrigado...

P.s.: Apesar de Sono não ando propriamente a dormir... eheheh!!!

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
Re:Aterro sanitário de resíduos industriais?????
« Responder #1 em: Maio 12, 2011, 11:48:01 »
De forma sintética, posso esclarecer o seguinte:
1 - Trata-se de uma pretensão de vir a instalar um complexo ambiental ou aterro de resíduos industriais NÃO perigosos;
2 - O processo está no seu início, em que a Câmara Municipal é questionada sobre a disponibilidade ou não de terrenos para o efeito;
3 - O projecto é da titularidade de uma sociedade anónima espanhola BEFESA;
4 - Serão capitais privados, provavelmente espanhóis ou europeus;
5 - A Câmara Municipal deliberou encomendar estudo de impacto ambiental, a entidade independente antes de tomar uma decisão e fundamentar a mesma;
6 - É a localização proposta pela Requerente.
Cumprimentos.

Offline Nelson

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 13, 2011, 19:33:05 »
O projecto é de capital totalmente privado, de uma empresa com denominação Befesa, que têm vários aterros pela Europa e diversos processos-crime (ainda sem condenações e como tal inocente até prova em contrário) e já foi multada em 250 milhões pela Comunidade Europeia.

Para ter noção o complexo industrial (ATERRO) terá a dimensão de 83 campos de futebol.

Porquê Torres Vedras? Logicamente antes de procederem á escolha do local a implementarem devem ter falado com dezenas de autarquias, quem a que se mostrou interessada? Deu a classificação de interesse municipal, altera o PDM, o Sr. Presidente e a sua trupe!

Ninguém pode ser contra os aterros, pois são um mal necessário e fundamental, mas não sendo uma imposição do Governo, uma Obrigatoriedade porque o queremos nós em terrenos agrícolas? Dez mil pessoas vivem/dependem da agricultura no concelho de torres Vedras, vamos arriscar toda a nossa economia por quinze postos de trabalho?

Podíamos ter dito simplesmente não, não estamos interessados, não queremos o risco, não será boa publicidade para as nossas praias ou para os nossos produtos hortícolas.

Muito têm que ser explicado sobre este processo, e apenas com todo o movimento civil será possível impedir o aterro. Já existem estudos, inclusivamente o Senhor Presidente já foi a aterros da Befesa. E tomou a decisão de alterar o PDM, declarar interesse municipal. Felizmente apesar de ter escolhido esta altura de legislativas e FMI para por rapidamente a votação um processo que já vem pelo menos desde 2008 está surpreendido com a contestação e sei que vai desistir do aterro.

Sr. Sono amanhã vai haver uma sessão de esclarecimento pelas 21h30 no Sobreirense, com algumas pessoas ligadas ao ambiente, apareça e tira as suas dúvidas.
« Última modificação: Maio 14, 2011, 14:34:13 por Nelson »

Offline Nelson

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 13, 2011, 19:42:13 »
http://www.publico.es/ciencias/375055/huelva-recoge-la-basura-toxica-que-no-quiere-berlusconi

Link para uma noticia do jornal publico espanhol. É recente sobre a empresa que solicitou ao Sr.º Presidente a implementação de uma aterro no concelho de todos nós!

Offline Garcez

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 23, 2011, 22:48:56 »
http://www.publico.es/ciencias/375055/huelva-recoge-la-basura-toxica-que-no-quiere-berlusconi

Link para uma noticia do jornal publico espanhol. É recente sobre a empresa que solicitou ao Sr.º Presidente a implementação de uma aterro no concelho de todos nós!

Acabei de ler a referida noticia. Sinceramente...  e os nossos responsáveis?? querem esse aterro no nosso concelho????? a nossa agricultura? as nossas praias ? A NOSSA SAÙDE ? Que vamos nós começar a respirar? as nossa linhas de águas????

Offline Riven

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Junho 03, 2011, 12:08:18 »
Em que ponto é que está esta situação?
o PDM já foi alterado?

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 03, 2011, 21:40:07 »
Não concordo com a instalação deste aterro sanitário de residuos sólidos .
Já chega de castigar os habitantes desta zona do concelho de Torres Vedras .
Já chega .................três dezenas de anos a levar com cheiros nauseabundos , fumos horrivéis e com contaminações de lençóis de água .
Já chega.....
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .