Autor Tópico: Mais oportunidades  (Lida 3528 vezes)

Offline Micaela95

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Mais oportunidades
« em: Novembro 21, 2010, 23:03:42 »
Eu gostava imenso que se fizessem mais oportunidades para as pessoas se voluntariarem para ajudar pessoas mais necessitadas (pobreza, invalidez, etc.). Em Torres Vedras há poucas informações sobre grupos de voluntariado (se é que se pode dizer que nao ha mesmo informação nenhuma). Seria bom, visto que estamos em época de natal, que se formassem grupos de voluntariado.
Disseram-me que havia grupos deste genero, mas estavam relacionados com a igreja. Para alguem que nao frequente a igreja católica torna-se dificil participar em algum grupo de solidariedade.
Portanto proponho que se façam grupos de solidariedade na cidade/concelho de Torres Vedras durante todo o ano e que as informações estejam à disponibilidade de qualquer um, especialmente na Internet, neste site.

Com carinho,
Micaela95

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Re:Mais oportunidades
« Responder #1 em: Novembro 22, 2010, 12:36:35 »
Claro que sim, agora que já tem a ideia o ideal seria pô-la em práctica :)
Forme um grupo e comece a pedir ajuda a voluntários
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline DFerreira

• Sr. Member
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 22, 2010, 13:45:29 »
Podia-se criar um grupo de recolha de brinquedos usados, roupas e mantas usadas.

Podia-se criar um grupo que preparasse um jantar de Natal.

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 22, 2010, 21:02:30 »
É uma das coisas que mais me entristece enquanto cidadão, é que a grande maioria das pessoas só se lembram de ser solidários pelo Natal... E é pena que o Natla não seja pelo menos uma vez por mês... Cara Micaela, um dos locais onde se pode fazer voluntariado em Torres Vedras, e não está ligado à Igreja (é dificil encontrar muitas associações ou grupos de voluntariado que não estejam ligados à Igreja, mas há) é no Centro Hospitalar de Torres Vedras. Mas eu pessoalmente acho que por uma instituição pertencer ou ter ligações à Igreja católica, não significa que nos impeça de ajudar o próximo. Felizmente que é uma instituição que não olha a credos quando se trata de fazer o bem. Eu sei que nem sempre foi assim, mas não se pode ser sempre mau.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline DFerreira

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 23, 2010, 08:39:08 »
voltando às oportunidades:

soube que a câmara, em tempos, chegou a organizar um almoço de natal aos mais carenciados. Seria interessante repetir essa acção. Como é provável a camâra não ter disponibilidade €€ para tal novamente, podia-se convidar as pessoas em geral a providenciar com bacalhau, batatas, etc, o que pudessem, por forma a preparar o almoço de Natal. O apoio da Câmara podia passar por fornecer mesas e cadeiras, o espaço podia ser na expotorres ou no espaço da antiga câmara, e a cantina de uma das escolas podia preparar as refeições. Para garantir que seriam realmente as familias mais carenciadas a receber a refeição, podia haver um sistema de senhas a distribuir pela câmara ou misericordia, uma vez que são estes que conhecem as familias que mais precisam

Ao mesmo tempo, fazia-se uma recolha de brinquedos e livros nas escolas primárias, que seriam depois distribuidos pelas crianças durante o almoço de Natal.

O apoio da câmara é minimo, a oferta pela população em geral é leve, mas se houver interessados suficientes, junta-se muita coisa

Offline DFerreira

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 23, 2010, 08:44:05 »
O André Martins também tem razão, e eu diria mesmo mais: é pena que o Natal não seja todos os dias. Mas é nesta altura que a solidariedade tem sempre mais efeito: é quando as pessoas recebem o subsidio de férias, havendo mais disponibilidade financeira; é quando se anunciam os aumentos de custos do próximo ano; é a altura do ano que as crianças dão mais importância.

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 23, 2010, 21:32:04 »
Caro DFerreira: a questão aqui já não é tão financeira, eu para ajudar e ser solidário não tenho necessariamente que ajudar com dinheiro. O que me entristece é que as pessoas assim que passa o Natal, já não  se lembram dos sem-abrigo, dos pobres, dos miseráveis que precisam de ajuda todo o ano. E infelizmente, ou felizmente, dependendo do ponto de vista, e não querendo tomar partidos, apenas realçar a realidade, se não fosse a Igreja e instituições a ela ligada, a miséria seria muito pior neste país que caminha a passos largos para o abismo. E o facto das crianças darem mais importância a esta época do ano é proporcionada pela Educação consumista a que estão sujeitos desde muito cedo, e na cada vez maior concentração do Eu e só Eu, e não no eu e os outros, se é que me faço entender. Na base disto tudo, está a crise de valores de que o nosso paí tem vindo a esquecer de há uns anos para cá.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 24, 2010, 08:05:53 »
Outra vez a conversa da Igreja... ??
Se a Micaela95 frisou que não queria meter-se em nenhum grupo de apoio com carácter religioso porquê continuar a insistir?
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline DFerreira

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 24, 2010, 08:38:19 »
Ultima hora:

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1718436

"As cantinas das escolas primárias do Porto vão estar abertas durante as férias de Natal. A ideia é recente, ainda está em estudo, mas Rui Rio garante que vai concretizá-la, de modo a servir almoços às crianças que, neste período de crise, não tiverem outra alternativa."

Dou a mesma sugestão ao sr. Presidente da CMTV

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 24, 2010, 22:17:24 »
Zé do Boné:

Ninguém indicou instituições da Igreja para a Micaela, eu até lhe sugeri o Hospital de Torres para fazer voluntariado.
André Martins

Offline bisnaga

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 27, 2010, 01:18:15 »
Olá a todos.

André, sabe dizer-me onde/a quem me dirigir no hospital com esta finalidade? E sabe que tipo de voluntariado?

Uma das minhas primeiras mensagens neste fórum foi essa dúvida, precisamente (e não era natal  :))

Obrigada

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Novembro 29, 2010, 12:11:52 »
Olá a todos.

André, sabe dizer-me onde/a quem me dirigir no hospital com esta finalidade? E sabe que tipo de voluntariado?

Uma das minhas primeiras mensagens neste fórum foi essa dúvida, precisamente (e não era natal  :))

Obrigada

Existe um mini gabinete no hospital , destinado ao voluntariado , é uma questão de se informar no local , da sua localização .
É feita uma inscrição , e acho que é contactado mais tarde  .

O tipo de voluntariado ?
Fazer companhia e conversar com as pessoas que estão internadas e não têm visitas ou familia para os apoiar , penso que será essencialmente isso .

Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 29, 2010, 12:14:34 por rogeriopaulo »
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline bisnaga

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 29, 2010, 12:14:35 »
Obrigada

Offline Assuntos Sociais

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 29, 2010, 12:30:55 »
Exma. Sra. Micaela

Informa-se que o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras foi constituído em 2006 e, desde então, tem vindo a integrar voluntários, nas 34 entidades promotoras de voluntariado. Acresce referir que o Banco cumpre diferentes procedimentos nomeadamente: inscrição, entrevista e  formação inical de voluntários e tem vindo a implementar diferentes projectos entre eles: Projecto "Ser Voluntário é Fixe"; "Voluntariado de Proximidade nas Freguesias da Cidade"; "Ler + Próximo", etc.
Caso necessite de mais informações poderá consultar o site da Câmara Municipal de Torres Vedras ou solicitar inforamções via e-mail: voluntariado@cm-tvedras.pt.
Com os melhores cumprimentos,
O Coordenador do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 29, 2010, 19:50:33 »
Como vêem, não são só instituições religiosas que promovem o voluntariado. Cara bisnaga, penso que junto da Liga dos Amigos do hospital também pode obter informações acerca do voluntariado.
André Martins