Esta manhã, a ASAE esteve no mercado de Santa Cruz a multar vários dos vendedores daqueles espaço municipal.
Num espaço em que a responsabilidade da Câmara é licenciar e controlar as actividades comerciais ali desenvolvidas, o trabalho desenvolvido pelo Município é quase nulo. O Mercado é um espaço onde os vendedores são, essencialmente, de origem rural e com idade avançada, não tendo sido disponibilizado, ao longo dos anos, nenhum esforço da parte da Câmara para os informar, alertar e formar nas necessidades que um empresário (sim, eles são considerados empresários...) deve ter.
O que aconteceu hoje é, simplesmente, vergonhoso. Cerca de uma dezena de polícias da ASAE com uma atitude de quem está perante criminosos, a multar pessoas que nem sequer percebem a necessidade de mudar uma forma de trabalhar que tem sido a mesma há décadas. Repito, nenhuma formação, nenhuma atenção, é dada a esta gente que, tirando o período do verão, resiste num espaço esquecido pela autarquia.
Preocupa-me este tipo de acontecimentos no nosso concelho. Preocupa-me este tipo de acções em espaços já tão abandonados e esquecidos. Perante multas que se prevêem pesadas, é possível que algumas das pessoas que vendem ali possam fazer contas à vida e perceber que andaram o último ano a trabalhar para pagar impostos e multas. Preocupa-me ainda mais quando, nas duas freguesias por onde se estende a praia de santa cruz, a opção venha a ser licenciar espaços comerciais assimilados a hipermercados e shopping center, o que vai condenando a existência de uma sobrevivente malha comercial nas vilas e aldeias mais próximas.
Preocupa-me, acima de tudo, a possibilidade trágica de ser dos poucos que se preocupam.