Autor Tópico: ASAE no Mercado de Santa Cruz  (Lida 3170 vezes)

Offline LuisCristovao

• Full Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
ASAE no Mercado de Santa Cruz
« em: Novembro 19, 2010, 15:36:16 »
Esta manhã, a ASAE esteve no mercado de Santa Cruz a multar vários dos vendedores daqueles espaço municipal.

Num espaço em que a responsabilidade da Câmara é licenciar e controlar as actividades comerciais ali desenvolvidas, o trabalho desenvolvido pelo Município é quase nulo. O Mercado é um espaço onde os vendedores são, essencialmente, de origem rural e com idade avançada, não tendo sido disponibilizado, ao longo dos anos, nenhum esforço da parte da Câmara para os informar, alertar e formar nas necessidades que um empresário (sim, eles são considerados empresários...) deve ter.

O que aconteceu hoje é, simplesmente, vergonhoso. Cerca de uma dezena de polícias da ASAE com uma atitude de quem está perante criminosos, a multar pessoas que nem sequer percebem a necessidade de mudar uma forma de trabalhar que tem sido a mesma há décadas. Repito, nenhuma formação, nenhuma atenção, é dada a esta gente que, tirando o período do verão, resiste num espaço esquecido pela autarquia.

Preocupa-me este tipo de acontecimentos no nosso concelho. Preocupa-me este tipo de acções em espaços já tão abandonados e esquecidos. Perante multas que se prevêem pesadas, é possível que algumas das pessoas que vendem ali possam fazer contas à vida e perceber que andaram o último ano a trabalhar para pagar impostos e multas. Preocupa-me ainda mais quando, nas duas freguesias por onde se estende a praia de santa cruz, a opção venha a ser licenciar espaços comerciais assimilados a hipermercados e shopping center, o que vai condenando a existência de uma sobrevivente malha comercial nas vilas e aldeias mais próximas.

Preocupa-me, acima de tudo, a possibilidade trágica de ser dos poucos que se preocupam.

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
Re:ASAE no Mercado de Santa Cruz
« Responder #1 em: Novembro 19, 2010, 22:03:53 »
Existem muitos que se preocupam, acredite.

A LEI É PARA CUMPRIR, e a ASAE não é culpada das Leis que outros fazem.

Pena que em Portugal (em tempos muito fui criticado, aqui neste Forum, por defender esta opinião. Felimente, hoje, já muitos apoiam) queremos ser "mais papistas que o papa" e têm dado cabo de quase tudo o que era bom e artezanal. Países como a Espanha e outros não foram atras da conversa e manteeem os produtos artezanais protegidos.

Agora, quando Restaurantes funcionam em barracos o verão todo, em Santa Cruz, sem as minimas condições, não aparecem, lá isso é verdade. Porque será? não sei... Quando se alteram regulamentos que retiram espaço de trabalho a uma actividade legal e a dividem pelos outros, levando os primeiros quase à falência, não aparecem, etc.

Noutros locais (estabelecimentos), num ano, houve 7 inspecções. Normal? claro, a Lei é para cumprir. Só este ano tive 3. O ano passado acho que foram 4. E porque não? A Lei é para Cumprir, mas será que é só para alguns????? será encomenda.....  O que querem que eu pense?

E a resposta será sempre como se o aparecimento fosse casual.... como se não houvesse imfluência, como se....

E  depois uns podem praticar preços loucos, até oferecer um monte de bebidas, outros não.

Cumprimentos

Offline Garcez

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 19, 2010, 23:09:34 »
Realmente.........  nem em tempo de crise deixam em paz quem  tenta sobreviver em Santa Cruz.

Não há nada melhor que vender nos mercados/feiras, onde tudo se vende, sem facturas, ivas,irc  etc........mas aí é mais complicado........ multar os protegidos!!!!!!?????

""sem as minimas condições, não aparecem, lá isso é verdade. Porque será? "".[/i Até houve quem servisse refeições todo o verão em esplanada de praia (no inverno é para os resistentes de Santa)  dia e noite  sem qualquer tipo de equipamento para lavagem da louça. Custa a acreditar??? mas é foi verdade . Imaginem lavarem louça manualmente e........ sem qualquer respeito pela saúde pública.

Mas ninguém apareceu,  nem asae, cmtv, ou outro.... Porque seria??
« Última modificação: Novembro 19, 2010, 23:23:09 por Garcez »

Offline vigilante

• Hero Member
  • Popularidade: +4/-1
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 17, 2011, 04:02:37 »
Parece que a ASAE não foi só multar os vendedores. A cobertura da referida praça era feita com material já retirado do circuito comercial, devido á sua toxicidade e perigo para a saude publica. Assim, e conforme o comunicado da CMTV, estão a decorrer obras até ao fim de Março.

Offline DFerreira

• Sr. Member
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 18, 2011, 11:32:33 »
e a câmara, foi por acaso multado pelo erro na cobertura?

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 19, 2011, 15:40:22 »
e a câmara, foi por acaso multado pelo erro na cobertura?
Ora aí está !!
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline vigilante

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 21, 2011, 02:18:54 »
A cobertura era a inicial, julgo eu que nesse tempo era legal. Quanto á multa da Camara, julgo que seriamos todos a pagar........

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 21, 2011, 19:39:51 »
Já agora a CMTV também teria que ser multada por ter usado um material que na altura era comum até nas escolas, e que muitas ainda têm nas suas coberturas. Oh meus senhores, tenham dó. Nem ao Diabo lembrava uma coisa dessas. Enfim...

Agora há uma coisa que me faz imensa confusão, e o Mário já mencionou, é como é que barracas de pano ou fibra, seja o que for, com uma tabuleta a dizer "Restaurante", funcionam sem condições minimas (e não venham dizer que havia condições, porque se nas roulotes não há, ali muito menos) sem a ASAE lá ir um dia sequer, mesmo andando ali na zona...

Afinal não são só as enxadas que levam cunhas....
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline vigilante

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 22, 2011, 04:12:18 »
Pois................... e depois se se fala em compadrios...................
Espero para ver este ano o "restaurante" que vai ser montado. Obras, nem sombras. É como o Mercado em Santa Cruz,encerrou para obras e não se vê nada (só no interior, e a obra mais significativa é no talho). Será que abre a 1 de Abril, conforme dizem os vendedores????

Offline Simão Guimarães

• Jr. Member
  • **
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 02, 2011, 17:52:04 »
Já estamos a 2 de Abril e o mercado de Santa Cruz continua nas instalações provisórias, no estacionamento em frente à igreja. Hoje tive oportunidade de ir ao mercado falar com alguns comerciantes, que se queixam que a câmara nada lhes diz, depois de lhes ter sido prometido que dia 31 de Março as obras estariam concluídas. Dizem até que, das obras, nem sinal.
O que tem a câmara a dizer sobre o mercado de Santa Cruz? Nada?  ???
« Última modificação: Abril 02, 2011, 17:52:44 por simao.guim »
Simão Guimarães

Offline vigilante

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 03, 2011, 06:45:21 »
Aquela tenda nos dias de calor fica insuportavel. Admira-me como se pode vender produtos alimentares (como carne e peixe) sujeitos a temperaturas tão elevadas. O cheiro tambem não agradavel e já se nota o aumento de moscas nas vizinhanças.
Quanto ás obras, e ao silencio da CMTV, só me faz lembrar uns versos de um fado humoristico que dizem " há dinheiro para a selecção / só não há para os reformados", que adaptado para as circunstancias poderia ser "há dinheiro para a garrafão / só não há para os telhados".

Offline Simão Guimarães

• Jr. Member
  • **
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 11, 2011, 13:52:29 »
Continuamos sem obter feedback por parte da CMTV em relação a este assunto... os comerciantes continuam à espera de novidades. Alguns já tentaram entrar em contacto com a CMTV, sem sucesso.
Ninguém se pronuncia? Será que este assunto não é considerado importante? O Verão está à porta e Santa Cruz precisa da praça aberta... bem como precisa dos lugares de estacionamento utilizados provisoriamente.
Simão Guimarães

Offline Garcez

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 11, 2011, 21:03:24 »
Já não é novidade a CMTV começar ou fazer obras quando esta para chegar a epoca balnear.....
e resultado????........ prejuizo e mais prejuizo para os comerciantes. É  lamentável! mas tem sido assim nestes últimos tempos.

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
« Responder #13 em: Abril 12, 2011, 17:39:31 »
Sem contar com menos (se isso fosse possível) estacionamento. Além de também terem  tirado o da Formosa por obras. Para mim é de propósito. Mataram, enterraram e ainda estão aos saltos em cima da campa para terem a certeza que está bem enterrada. Nunca mais acaba.....

Offline vigilante

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Abril 24, 2011, 03:31:53 »
Bem, pelo menos as obras já se iniciaram. O telhado "cancerigeno" está a ser retirado