Autor Tópico: Fecho do externato de Penafirme ?  (Lida 4844 vezes)

Offline Nelson

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:Fecho do externato de Penafirme ?
« Responder #15 em: Novembro 25, 2010, 18:08:39 »
Não podemos olhar para a questão do externato de forma isolada.

Havendo uma excepção para o externato implicará uma excepção para todas as escolas semi-privadas.

Uma redução de 30% nas verbas transferidas pelo estado não pode ser o fim do mundo.

A verba transferida pelo estado representa quanto na receita global da escola? Se representar apenas 50% estamos a falar de um corte no orçamento global de 15%.

Quem hoje em dia não têm que viver com cortes bem superiores do que 15%?

Não assino a petição, pois estaria a assinar para que todas as escolas não tivessem cortes orçamentais.

Os funcionários do externato são funcionários públicos? Recebem o dinheiro directamente do estado ou recebem do externato? Se for do externato apliquem as mesmas taxas de redução que foram aplicados aos funcionários do ensino público e têm logo ai uma poupança na despesa.

Somos dos países menos produtivos na europa, que cobra uma das taxas mais elevadas em impostos, e quê têm dos custos mais elevados por habitante com educação e saude não sendo ainda por cima serviços de boa qualidade.

Já confirmei, os funcionários do externato não são funcionários públicos, cortem para começar em 5% os salários superiores a 1500 euros.

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Novembro 25, 2010, 20:25:37 »
Caro vigilante: não tenha dúvidas do que afirmou. Os portugueses não imaginam a disparidade dos valores reais do défice, para os valores apresentados pelo Ministério das Finanças. e se estivéssemos dispostos a alterar o rumo da nau, ontem em vez de uma greve geral, que para quem a fez foi um feriado extra no calendário, se tivesse aproveitado a folga das pessoas para fazer uma mega manifestação, tipo revolta, pode crer que as coisas mudavam. Agora assim? O Zé vai continuar a pagar mais, e a receber menos... Porque eles, que estão em S. Bento (realmente, os ateus e laicos ferrenhos não devem achar muita piada à sede do governo se chamar Palácio de São Bento!!!!), sejam rosinhas, laranjinhas ou vermelhinhos e azulinhos, só não fazem todos o mesmo se não os deixarem.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 25, 2010, 22:42:03 »
Eu não concordo com esses cortes , nem para a educação , nem para a saúde , nem no apoio social .
Tanta coisa por onde cortar , e vão cortar precisamente onde não devem .
Cortem nos " senhores " que têm 2 , 3 , 4 reformas de 2 ou 3 mil euros , recebam só uma , chega bem .
Cortem nas forças armadas , marinha , força aérea e exercito , onde só vejo burguesia , despercidio e ordenados fabulosos com direito a carros , comida e mais algumas coisas ( só quem conhece aquilo por dentro sabe.....)
Não comprassem os 2 submarinos que custaram 2 mil milhôes de euros , para satisfazer meia duzia de excêntricos .
Não comprem frotas de dezenas de carros topo gama de dois em dois anos , para os senhores administradores de empresas publicas irem passear ao fim de semana .
Não assinem contratos com estilistas de renome , para fornecer fardas para os trabalhadores do hospital de S.João , com o valor de um milhão de euros ??????????
A Força aérea têm muito património , que venda só uma pequena parte , e entrariam muitas centenas de milhôes de euros nos cofres do estado .
Os deputados que deixem de receber o ordenado por completo ao fim de 8 anos na assembleia da republica , trabalhem 30 , 40 ou mesmo 50 anos como nós todos fazemos .
Bem , podia estar aqui o resto da noite ....mas iria me sentir mal........

Era preciso fazer cortes na educação e na saúde ?
Tenham vergonha nessa cara srs governantes , vamos ver se o tiro não lhes sai pela culatra .
Há muita gente a rir-se da crise , encheram os bolsos enquanto foi tempo , e agora riem-se .

E se o externato fechar , onde vão colocar os 1700 alunos ?
Nas outras escolas , onde as turmas estão superlotadas ?
Vão construir uma escola nova , para esses alunos  ?
Que vão fazer ?
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline MariaR

• Jr. Member
  • **
  • Popularidade: +1/-0
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 30, 2010, 15:01:50 »
Notícia no Jornal Correio da manhã

Contra cortes de financiamento no Externato de Penafirme

Protesto leva a abraço de 1,5 quilómetros em Torres Vedras
Cerca de 2500 pessoas formaram esta terça-feira um cordão humano de 1,5 quilómetros em volta dos muros do Externato de Penafirme, concelho de Torres Vedras, para protestarem contra os cortes no financiamento que podem levar ao encerramento da escola.

O abraço ao estabelecimento de ensino, onde estudam 1800 alunos, mobilizou autarcas, deputados da Assembleia, funcionários docentes e não docentes, alunos, pais e ex-alunos.           

Luís Marinho, da associação de pais, promotora da iniciativa, disse à Lusa que ficou satisfeito com a mobilização de toda a comunidade para uma iniciativa que foi divulgada através da rede social Facebook, para chegar sobretudo aos ex-alunos.         

"É uma iniciativa muito forte de toda a comunidade porque estamos todos unidos pela mesma causa e estamos certos que vamos conseguir geral bom senso, quanto mais não seja do senhor Presidente da República, que tem neste momento  o decreto-lei nas mãos e está nas suas devolvê-lo à Assembleia da República",  afirmou.         

Além do abraço, os participantes concentraram-se no campo de futebol da escola e, vestidos de preto, formaram grupos para escreverem a expressão "Externato de Penafirme", que foi fotografada por via aérea.         
Os cortes no financiamento do ensino particular e cooperativo afectam 80 mil alunos a nível nacional.         

"O que estão a fazer ao ensino privado e cooperativo é retirar brutalmente o nível de financiamento e os cortes vão estrangular financeiramente as instituições", explicou.         

No caso do Externato de Penafirme, caso venha a encerrar por faltas de verbas, "as alternativas seriam pôr os alunos a dezenas de quilómetros ou construir uma escola nova", disse Luís Marinho, considerando que o encerramento  não é por isso viável.         

No diploma aprovado em conselho de ministros no início do mês e que está para promulgação pelo Presidente da República, o Ministério propõe um financiamento de 80 mil euros/ano por turma, contra os 115 mil euros no ano letivo 2009/2010.         

Uma petição, com 2500 assinaturas, está a circular na Internet contra o eventual encerramento da escola.

O Externato de Penafirme é uma escola pública não estatal, com a qual a tutela assinou um contrato de associação, para receber alunos do litoral do concelho de Torres Vedras. 

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/protesto-leva-a-abraco-de-15-quilometros-em-torres-vedras

Todos a cantar o hino da escola.... até arrepia!Srs governantes, NÃO DEIXEM FECHAR ESTA ESCOLA!!!

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Novembro 30, 2010, 22:47:57 »
Se não fosse o respeito que me merecem os alunos , pais , professores  e restantes trabalhadores do externato , fechava mesmo .
Depois , que solução o estado iria encontrar para colocar esta gente toda ? como é que descalçavam esta bota ?
E quem apoia estes cortes ? têm solução ?
O custo de uma escola nova , não será muito superior ao valor financiado pelo estado até agora ?

Cumprimentos ,
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Dezembro 02, 2010, 20:03:26 »
Uma escola nova pode servir para encher os bolsos a muita gente, "amigos do PS", como mencionou Mário Lino, segundo consta.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline vigilante

• Hero Member
  • Popularidade: +4/-1
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Junho 02, 2011, 04:47:54 »
Gostei de ver hoje na televisão o nosso Presidente da Camara a expulsar um pai e um aluno do Externato de Penafirme de um almoço no restaurante Os Severianos (passo a publicidade).
Aquando das manifestações no Externato o seu discurso era bem diferente.......... ali, junto ao lider do seu partido, simplesmente ajudou a "escurraçar os indesejáveis".
Os actos ficam para quem os pratica, mas quanto a mim ficou "mal na fotografia".

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Junho 02, 2011, 08:37:25 »
Político não tem princípios...
Anda consoante a maré...
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
« Responder #23 em: Junho 02, 2011, 10:18:10 »
Tenho principios, sempre os tive.
Por isso mesmo não admito faltas de principios, faltas de educação, faltas de civismo.
Mais, tudo tenho feito e continuarei a fazer pelo Externato de Penafirme.
A vida ensinou-me a não me deixar enxovalhar.
Cumprimentos.

Offline TorresSempre

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Junho 02, 2011, 11:55:47 »
Inicialmente pensei que aquele espectáculo fosse um regresso às origens do Presidente da Câmara de Torres Vedras numa qualquer feira a vender ou regatear uma venda. Mas não, bem observei e lá estava o vice e um pseudo deputado a acompanhar o lamentável espectáculo de varinas, deduzi então que se tratava de um caso de políticos.
O Sr. Carlos Miguel, lamentavelmente dança consoante a música que lhe convêm.
Foi triste ver gente desta terra que legitimamente se manifesta perante a visita do Primeiro-ministro demissionário ser espoliada histéricamente com argumentos baixos, pelo próprio líder do mesmo concelho, o qual demonstrou subserviência a quem não merece.
Senhor Carlos, as gentes de Torres Vedras tem um legado de luta e por inerência conquistas, o Presidente destas terras apoiar os tiranos foi algo inédito, mas não espantará muita gente pois a falsidade está-lhe no sangue, pena é arrastar outros.    

« Última modificação: Junho 02, 2011, 23:27:32 por TorresSempre »

Offline Nelson

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Junho 03, 2011, 05:49:09 »
"Não merecem o presidente"

Não merecemos é o aterro que aprovou, isso a que não merecemos. E lhe digo já que vai sair pela porta pequena e sem aterro construído.

Sabe quantas pessoas moravam em Huelva antes e depois do aterro ser constituído? Sabe o que sofre aquela região? Sabe quanto valem lá as casas? Sabe sim, pois foi a Espanha a convite da Befesa, porque quer cá o Aterro?

Não merecemos mesmo o presidente que temos...

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Junho 03, 2011, 08:15:53 »
Sr. Carlos Miguel peço desculpa pois se calhar no meu post anterior não me expressei da forma mais correcta...
Político tem princípios sim senhor, tem os principios básicos de qualquer ser vivo...
Primeiro eu, a minha prole, o meu grupo e aqueles de quem gosto.
Depois é que vem a razonibilidade, a ética e a "meu ver" os bons princípios.
Quando o altruísmo for condição para ser político teremos um País melhor, até lá...
Seremos sempre "governados" ao sabor deste ou aquele interesse...
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Junho 03, 2011, 21:31:25 »
A partir do momento em que me apercebi de manipulações politico -partidárias em relação ao externato ...deixei de acreditar na boa-fé " daquela " instituição  .
Acreditei , é verdade ...no inicio da cruzada que foi iniciada contra os cortes na despesa ....neste momento ....é uma fantochada , alguns pais já se aperceberam disso mesmo .
Utilizar a situação do externato como " escudo " e como arma de aremesso politico , fez-me perder  por completo o crédito que me merecia esta instituição .
Estou á vontade para afirmar o que digo ...fui eu ..que iniciei este tópico , mas quando vi o caminho que estavam a dar a uma luta justa pela qualidade da educação ...desmarquei-me .....deixei de apoiar o que considerei uma manipulação .
Este formato ...a mim complica-me o sistema , sou apologista da defesa dos casos que  merecem ser defendidos , independentemente da cor partidária , não me venham cá com rosas , laranjas ou vermelhos ..isso a mim não me diz nada .
Mais cego é o que não quer ver ......ou.... o que só têm ouvidos para as sereias que encantam os marinheiros .
Rogério

Offline vigilante

• Hero Member
  • Popularidade: +4/-1
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Junho 06, 2011, 21:11:30 »
"... VAI SOBRAR MENOS DINHEIRO PARA O PATRIARCADO..." . Estas são as palavras de que defende a instituição.
Aqui ficam á consideração dos demais utilizadores.....

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
« Responder #29 em: Junho 08, 2011, 18:07:46 »
O Director Pedagógico do Externato de Penafirme, caso queira, poderá falar das diligências que o Presidente da Câmara e a Câmara têm feito pelo Externato.
Posso dizer-vos que já falei mais vezes com a Ministra e Secretário de Estado da Educação por causa do Externato que o total de todas as outras reuniões com membros do Governo.
Em Dezembro último, a pedido da Associação de Pais do Externato e aquando da visita da Ministra da Educação a Torres Vedras, providenciei um encontro entre aqueles e esta.
No dia 01/06 o que aconteceu foi alguns elementos da Associação de Pais, depois de terem decorado um camião e colocado uma avioneta a sobrevoar o local onde decorria uma acção da campanha eleitoral do PS e dado entrevista para a televisão, ainda queriam invadir esse local para impedir ou interferir com a intervenção do candidato do PS a primeiro ministro.
É legítimo? É legal? É necessário?
O Externato de Penafirme é propriedade do Patriarcado e nenhum de nós tem qualquer dúvida que a gestão dos dinheiros públicos que recebe, tem sido eficaz e não é deficitária, isto é, essa gestão tem permitido que sobre dinheiro.
Tal é verdade. Tal é louvável. Tal é recomendável.
Também sei que tais sobras têm sido investidas na melhoria do património do Externato (que é do Patriarcado) e das condições de quem ali estuda e trabalha.
Havendo menos dinheiro, sobrará menos dinheiro.
É mentira? É ofensivo?

Cumprimentos.