Autor Tópico: Assaltos às ourivesarias - Insegurança  (Lida 14590 vezes)

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Assaltos às ourivesarias - Insegurança
« em: Fevereiro 18, 2010, 01:24:15 »
Em três meses houve pelo menos 3 assaltos na mesma rua da cidade de Torres Vedras, sendo dois deles em plena luz do dia.

Hoje, a ourivesaria Miranda foi assaltada outra vez, desta feita recorrendo à martelada, deixando os proprietários mal tratados.

Ninguém apanhou os ladrões, estrangeiros, e a polícia tardou em responder.

Afinal, meus caros, venho novamente aqui tentar saber que raio de plano de segurança tem a PSP em Torres Vedras?

Desculpem, mas a mim não me calam... a PSP de Torres Vedras não passa de um conjunto de agentes com peso em demasia que mal podem correr e passam a vida a beber imperiais na casa do Benfica a ver a bola ou então a fazer paragens cirúrgicas na 1º de Maio e de outro conjunto de agentes de meia-idade que passa a vida no ginásio, apenas para mostrar que tem músculo! (cortei esta parte por falta de contexto da minha parte 20/2/10)

De noite, a acção da PSP passa apenas por "guardar" o Pára Pára, estando por vezes todos os efectivos nesse local, como comprova esta foto:

De dia, a acção da PSP passa simplesmente por passar multas a todos os pobres coitados que deixaram passar um minuto da hora do parquímetro, sendo esta acção a pedido da CMTV. Quanto à gestão do trânsito, esse sim, facto preocupante: Ruas apinhadas de carros estacionados em tudo quanto é pedaço… até o meio da estrada vale, esses, não há multa pra ninguém. Mais depressa é multado hoje em dia quem está bem estacionado sem prejudicar em nada o transito, mas deixou passar um minuto do tiquet, do que aqueles que dia após dia abusam e desrespeitam o próximo, estacionando os carros “dentro” dos cafés e demais locais onde precisam de ir. Temos um trânsito selvagem em Torres…

A PSP de Torres tarda em responder. Eu próprio fui vítima disso há uns anos, quando fui perseguido desde a igreja de S. Pedro até minha casa, na Henriques Nogueira, por um indivíduo de nacionalidade também estrangeira. Individuo esse que me perseguiu até casa e ficou lá de baixo a olhar constantemente pra minha janela. Chamei a PSP que me disse que iria mandar alguém, alguém esse que chegou quinze minutos depois, já depois de o indivíduo se ter ido embora.

Muitas vezes, a PSP é até um pouco rude, parecendo que estão a fazer o serviço obrigados, quando eles foram quem escolheu aquele trabalho. Isto aplica-se principalmente aos agentes do trânsito.

De noite, há ainda mais uma acção da PSP que é todas as noites ir mandar todos os bares baixar o som, ou então irem à meia-noite e um minuto esperar que tivesse passado da meia-noite para mandar parar o nosso concerto do “Torres Café” já de há um ano e tal.
De resto, para além do PSP que está sempre a guardar o hospital, não se vê nenhum polícia na rua. Não há patrulhamento a pé durante o dia (sem ser o trabalho dos PSP na 5 de Outubro e afins a espera que o tempo do tiquet acabe). De noite então, policiamento a pé, zero.

Não me sinto seguro. Se estou a fazer este post, é porque sou um Cidadão de Torres Vedras que já não se sente seguro nesta cidade. Não confio na PSP, infelizmente a de Torres Vedras não me dá confiança nenhuma de segurança e se faço este post, é para tentar ver se isso muda. E faço isso de cara destapada, sem estar por detrás de quaisquer alcunhas fictícias! Faço isso porque ainda acredito neste fórum e no Sr. Carlos Miguel e que ele possa fazer algo pra mudar isto. Sim, porque é o papel da Câmara Municipal também o de proteger os cidadãos e garantir a sua segurança e lutar pelos direitos dos mesmos!

Pode-se ler no site da PSP o seguinte “A PSP tem por missão assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, nos termos da Constituição e da lei.”. Pois é isso então que venho aqui tentar pedir! Que cumpram a vossa missão e se esforcem por isso.

É certo que podem responder com o facto de termos a justiça (ou falta dela) que temos, em que um policia tem que pagar o rasgão do fato com que caiu a perseguir o ladrão, ou o farolim do carro com que perseguiu o ladrão. Não vamos sequer entrar por aí… então teria que fazer um post com o dobro do tamanho deste e direccionado a todos esses juízes e legisladores que deviam ter as suas casas assaltadas todos os dias e levar marretadas na cabeça todos os dias, pra não dizer coisas piores. Onde quero chegar é ao facto de que, mesmo com os entraves da justiça, o vosso dever tem que continuar a ser cumprido. Temos que continuar a ter segurança. A PSP é PAGA pra isso! Se a lei não está do vosso lado, façam greves! Essas sim, com todo o meu apoio! Essas sim, greves com nexo! Façam greves e deixem o país um dia sem policia, que já vêm se não muda algo em Portugal. Mas Portugal é o país do dizer... e não do fazer, pois é...

Ouvi agora dizer que a associação de comerciantes iria reunir pra, entre todos, pagar um PSP para estar naquela rua durante todo o dia. Mas onde isto chegou… pagarmos extra à PSP pra termos o que é simplesmente a missão da PSP. Patrulhar. Garantir Segurança! Enfim…

Assim, sem me querer alongar muito, volto a perguntar – Qual é o plano de segurança da PSP de Torres Vedras? É que se continuar a não haver nenhum… então vou começar a ponderar ter licença de uso e porte de arma… porque com esta vadiagem que aí anda… todo o cuidado é pouco. Eu, e secalhar muitos mais por aí…

Um pequeno apontamento ainda antes de terminar. Há dias recebi isto num e-mail. É algo que pode dar jeito para uma resposta pronta da PSP:
“Um homem ao aperceber-se que havia pessoas dentro da sua garagem a roubar, ligou para o 112.
No entanto disseram que não havia nenhum polícia disponível por perto, e que mandariam alguém assim que possível.
Desligou.

Uns minutos depois, ligou novamente e disse:
-Olhe, eu ha bocado liguei-lhe porque me estavam a assaltar a garagem, mas como eu matei os assaltantes, é só para avisar que já não é preciso virem depressa.
Passado pouco tempo, estavam meia dúzia de carros da polícia à porta do homem, uma ambulância e uma unidade do INEM. Os ladrões foram apanhados em flagrante.
Um dos polícias disse:
-Pensei que tivesse matado os assaltantes!
O homem respondeu:
-Pensei que tinham dito que não havia ninguém disponível. “

Quando precisarem já sabem o que fazer! ;)

PS - Ah, e por favor, não tomem isto como um ataque à PSP ou a quem quer que seja, tomem isto como tentar perceber o que se passar sobre este que é um assunto importantissimo e bastante grave, que é a insegurança!
« Última modificação: Fevereiro 20, 2010, 13:35:31 por Pedro Oliveira »

Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
Re:Assaltos às ourivesarias - Insegurança
« Responder #1 em: Fevereiro 18, 2010, 13:04:43 »
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=46880A54-AC95-44BC-B235-8C07A803A1CC&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021

estão a monte! VIVA PORTUGAL! VIVA A NOSSA POLÍCIA! Quem será o próximo a ser espancado?
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline mcarmo

• Sr. Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 18, 2010, 15:59:07 »
A escalada de assaltos em Torres Vedras é gritante ( quase que aposto que os políticos têm umas estatísticas para desmentir isso, mas foram feitas por pessoas pagas por eles ), a sentimento de insegurança cresce, mas ficamos impávidos e serenos a assistir.

O Senhor Comandante da PSP diz que não tem falta de meios que apenas tem e trabalhar com os meios que lhe dão, e que Torres é uma cidade segura comparada com a Buraca ou Damaia ( este senhor deve estar a preparar uma carreira política, discurso já o tem ) Eu não quero comparar torres com locais mais violentos mas sim com o que éramos á meia dúzia de anos.

O Senhor Presidente da Câmara neste assunto está muito calado e fica muito enxofrado quando os comerciantes fazem reuniões para debater este assunto, não deve querer chatear o seu colega de partido e ministro da administração interna, para este não ficar mal visto.

Ou seja para as autoridades Torres Vedras é uma cidade calma e os assaltos são apenas casos esporádicos... agora vão dizer isto ás vítimas dos assaltos e vejam se elas concordam.

Caro Pedro bela foto do excelente serviço da nossa PSP o dono do PáraPára tem o estabelecimento mais seguro da cidades, os outros que se lixem
Mário Carmo

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 18, 2010, 22:10:07 »
Também na noite de 3ª feira para 4ª feira tentaram assaltar a SOERAD para roubarem de lá a caixa multibanco. Cortaram o vidro, mas depois para partir é que foi o delas... Partiram, mas não conseguiram abir nenhum buraco suficientemente grande para lá caber sequer um braço. O assalto não resultou porque, segundo consta, o alarme deu sinal para a PSP, e estes largam da esquadra sempre a fazer barulho, o que, por sinal, avisa os larápios de que vem aí a autoridade, toca a fugir. Evitou-se o roubo da caixa, mas mais uma vez deixou-se assaltantes a monte. Mas da maneira que isto está, não vale a pena prendê-los. Presentes a tribunal, saiem em liberdade e com termo de identidade e residência...
« Última modificação: Fevereiro 18, 2010, 22:11:09 por The Eye »
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 18, 2010, 23:00:50 »
Estou de acordo com o desabafo do Pedro .
Sobre a foto exposta também ,  apesar de ser um ponto estratégico para a policia ( entradas e saidas da auto-estrada , é por ai que são feitas as fugas depois dos crimes cometidos ) .
No entanto essa atenção dada ao pára pára deveria ser alargada ao resto da cidade .
Maior rapidez de resposta aos pedidos de socorro ? sem dúvida nenhuma , algo têm que melhorar e muito .
Os assaltos em Torres Vedras estão a aumentar drásticamente ....
Estamos a sentirmo-nos cada vez com menos segurança no nosso dia á dia .

Para mim , e chamem-me o que quiserem , justiça verdadeira ....seria fazerem-lhes exactamente o que fazem aos outros ,............... seja o que for que tenham feito .
Os crimes diminuiriam logo a seguir .

Não venham cá com civismos e com direitos humanos , se são bons para darem marteladas na cabeça de quem defende unicamente o que lhes pertençe , também servem para levar com essas mesmas marteladas no mesmo sitio ( ou não servem ?)
Vou ser radical , mas é o que penso ...se servem para matar a sangue frio , também servem para morrer ( lá vou eu ser crucificado , mas ao menos , não sou hipócrita )...

Temos problemas sociais ...sim senhor , é verdade.., mas nem tudo justifica o que se faz por ai .
Existe muita fome , é verdade .
Roubar para comer , é tolerável , agora matar ......ou tentar matar ......por miseros valores monetários !!!!!!

Ainda há pouco tempo ,  um rapaz de 17 anos que roubou um carro , foi perseguido pela policia e detido , já não era a 1º vez que o fazia , foi fazer declarações perante o juiz e libertado , ....então , foi apanhado em flagrante e foi libertado ?
É isto a justiça ?
Se o dono da ourivesaria tivesse espetado dois tiros num deles , o que teria acontecido ?
A esta hora , estaria preso .
Onde estão os assaltantes ?
A monte .

Se algum marmelo desses tiver a " infelicidade " de me aparecer em casa .....
Se não posso contar com as autoridades ......tenho que me defender ......

Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 18, 2010, 23:36:31 »
Concordo contigo Rogério! O povo vai ter que começar a fazer justiça pelas próprias mãos... se a coisa não melhora...
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 18, 2010, 23:42:32 »
Ah, e essa história do Pára Pára ser um sitio estratégico e tal... a mim ainda não me convence totalmente. Temos outra entrada da Auto-Estrada que nunca tá lá ninguem a controlar (Ok, tá lá a GNR a uns metros). Temos inumeras estradas nacionais por onde eles podem tentar a fuga. Quantos assaltantes foram apanhados pela polícia por estarem no Pára Pára? Essa história são tretas que a própria polícia vos enfia só para eles lá passarem o tempo.
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 18, 2010, 23:43:30 »
Daqui a uns tempos vão dizer que o 1º de Maio tb é um sítio estratégico? é?
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 18, 2010, 23:52:19 »
Certo ...possivelmente não será só por isso , quando paro no Pára - Pára , para beber café , ás 1 , 2 ou 3 da manhã ... vejo sempre um carro parado com dois agentes a beberem um cafézinho ....

Cumprimentos
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 19, 2010, 00:03:34 »
Podes lá ficar uns minutos a espera que depois de eles irem embora vêm logo a outra viatura. E é quando não acontece como eu apanhei nessa foto, as duas ao mesmo tempo aí... Ah, e a primeira viatura vai voltar mais tarde... e o ciclo continua...
« Última modificação: Fevereiro 19, 2010, 00:04:08 por Pedro Oliveira »
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Branquinho

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 19, 2010, 18:34:41 »
Em que ficamos, na polícia tb há gordos, magros, velhos, novos, pessoal q vai ao ginásio. N gostas por serem feios ou simplesmente porque são polícias?
Pensei q estavas preocupado com a integridade fisica e o direito à propriedade dos bens, afinal a grande preocupação prende-se com a actuação da PSP, muito bem, ainda te dava o beneficio da dúvida, mas depois das respostas, percebo que a intenção é formar corrente, OK! Até podes deixar cópias de multas nos vidros dos carros, na montra do estabelecimento, tirar fotografias aos tinónins todos e aos bonecos na rua ou a jantar fardados, sim porque tb comem, e enviar tudo isso para o pessoal, ou será que os polícias não devem parar ou entrar em estabelecimentos públicos, como sabem eles o que se passa na sua cidade, a informação é apanhada do céu??? Por acaso tens um plano de segurança do teu estabelecimento? Se tens vais divulga-lo para dar o ouro ao bandido? Se não tens, como a maioria dos nossos logistas não tem, devias ter, porque a PSP tem!

Offline netinho

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 19, 2010, 20:26:22 »
Acho que ninguém critica os agentes por estarem a comer alguma coisa (são humanos, precisam de comer como qualquer outro) mas o que está em causa é haver um aumento da criminalidade ao mesmo tempo que se assiste a cenas como a mostrada aqui, com 2 carros da policia parados nas bombas.. Bastava que houvesse coordenação entre eles, enquanto 1 fazia uma pausa para comer alguma coisa, o outro podia estar a patrulhar, quem sabe que não teria passado pela ourivesaria no momento em que estava a ser assaltada e tivesse evitado isso?
Já critiquei neste mesmo fórum a injustiça que é os agentes terem que pagar o fardamento ou serem responsabilizados por danos causados nas viaturas de serviço, mas isso não justifica o desleixo com a obrigação que tem para com os cidadãos .
Dream as if you live forever, live as if you'll die today

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 19, 2010, 21:35:08 »
Ó branquinho? Parece que a carapuça te serviu, mas não conseguiste dar resposta sequer às perguntas que faço.

Não tenho qualquer estabelecimento, portanto não me faças essa pergunta.

Mas se realmente és PSP, então por favor explica aí o tal plano de segurança!

Netinho, isto a carapuça só serve a quem tem culpas no cartório. E as idas ao Para Para e a 1º de maio são muitas, muitas para além do simples comer ou beber a meio do serviço. Basta parares lá uma noite no Para Para para veres. Mais ainda, as idas são sempre aos mesmos locais! Por outro lado, há sempre os mesmos locais às mesmas horas sem qualquer policiamento!

E sim, quero formar uma corrente pra ver se a PSP começa a actuar mais e a deixar-se de ser passiva e só andar aí a multar uns carros e afins.

Para terminar, disseste "Já critiquei neste mesmo fórum a injustiça que é os agentes terem que pagar o fardamento ou serem responsabilizados por danos causados nas viaturas de serviço, mas isso não justifica o desleixo com a obrigação que tem para com os cidadãos . " - Subscrevo inteiramente!
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 19, 2010, 21:37:09 »
Já percebi, se não colocou falsos dados no seu perfil, que pelo seu e-mail, é o Chefe Caiado! Assim sendo, acho que podia muito bem identificar-se claramente e debater o assunto! Eu sou todo ouvidos! Quero é perceber o que se passa no que toca à segurança da minha cidade!

E quanto à sua primeira pergunta, não tenho qualquer problema com os polícias! Tenho inclusive amigos polícias! Agora lá está, faz me confusão é serem muito duros numas circunstâncias, quase todas elas coisas mínimas, enquanto nas coisas importantes nunca há actuação!

Quanto à sua intervenção, sobre o facto de divulgar o plano aos ladrões, é óbvio que não procuro os detalhes todos da polícia, mas para bom entendedor percebe-se que quero tentar perceber que raio se passa com o patrulhamento da cidade. Quais são as patrulhas, quando são fetas... ok, mais basicamente ainda, se elas são realmente feitas?

Afinal, Chefe Caiado, é ou não é legitimo eu exigir segurança, segurança essa que é paga por todos os contribuintes? Não é legitimo tentar pedir explicações sobe a vossa acção, que aos olhos de quase todos os torreenses é quase nula?

Cumprimentos,
Pedro Oliveira

PS - terei todo o gosto em falar pessoalmente consigo, caso assim queira.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2010, 21:42:27 por Pedro Oliveira »
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 19, 2010, 22:17:32 »
Não preciso dos comentários de ninguém para ter uma opinião própria e isenta o mais possivel .
Vejo com os meus olhos e penso pela minha cabeça , como tal , tenho direito a ter uma ideia formada daquilo que acontece na nossa cidade , sem ser necessário recorrer a outras coisas ( desde que não se ofenda ninguém ) .
Ainda bem , que o chefe Caiado , vem ao fórum , é muito bom sinal , permitirnos-á ter uma visão mais acertada sobre a segurança na nossa cidade , considero esta entrada na discussão do fórum , muito positiva , espero que continue .

Cumprimentos

Rogério