Autor Tópico: Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010  (Lida 7361 vezes)

Offline Pedro Oliveira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1797
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #15 em: Fevereiro 21, 2010, 14:27:35 »
Concordo! Até porque no passado já vimos grupos com carros "espontâneos" bem interessantes!
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Lia

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 77
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #16 em: Fevereiro 22, 2010, 00:30:27 »
Como não posso ralhar com S.Pedro opto por manifestar algo que me decepcionou neste Carnaval para além do tempo.

Ora lá fui eu feliz e contente Segunda à noite para fazer o circuito dançante atrás do Tocandar.

De referir que aquilo se chama Toca a Andar.... não se chama Toca a Estacionar e que os foliões dancem em 30 cm quadrados e levem cotoveladas de todos em volta, alem de se sentirem quase esmagados.

A parte que mais gosto do Carnaval, foi a que menos gostei este ano. O que vale é que o ambiente dos diversos palcos fixos espalhados pela cidade estava muito bom.

Não sei porque falhou nem porque não andaram, mas fosse o que fosse, evitem que aconteça para o ano. Se tem rodas é para andar.

De resto nada mais a apontar. Viva o Carnaval de Torres!

Offline Pedro Oliveira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1797
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #17 em: Fevereiro 22, 2010, 02:18:00 »
Provavelmente o pouco público que exisita nessa noite fez com que a opção de parar e manter um calor humano mais junto e um ambiente melhor, fosse a escolhida. Não acha?
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Zé do Boné

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #18 em: Fevereiro 22, 2010, 08:38:13 »
Na generalidade o Carnaval correu muito bem !!
Frio e chuva marcaram a sua posição mas os verdadeiros Carnavaleiros não arredaram pé, os Corsos Nocturnos foram uma banhada comparados com anos anteriores...
 O Toca a Andar está verdadeiramente "podre" e já merecíamos uma coisita melhor pois faz falta a musica em andamento e aquele autocarro já deu o que tinha e o que não tinha para dar... não esquecer que no ano passado andou em digressão pelo país a anunciar o Ocean Spirit e deve ter sido o fim da picada...
A malta em cima dos carros por norma tem uma cara muito pouco animada e a meu ver isso deve-se á inexistência de cocotes, sim inexistência, pois aqueles cubos de espuma não servem para atirar com eficácia a mais de um metro e assim perdeu-se a junção entre a malta nos carros e os que estão cá em baixo. Os cubos são giros e tal.... mas não servem para o fim que foram criados, a malta lá de cima atira os cubos e os ca de baixo apanham e levam para casa como recordaçao.
Gostei da criação de mais um palco junto á igreja de S.Pedro e principalmente da ideia de tirarem o Pão com Chouriço e o palco do centro da Batata, assim houve muito mais espaço e menos atropelos.
Viva o Carnaval viva os Carnavaleiros
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline Kat

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 195
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #19 em: Fevereiro 22, 2010, 14:35:20 »
Não sei se concordo porque na era dos cocotes os figurantes dos carros andavam mal encarados por serem sovados com uma chuva certeira de cocotes ou apanharem c balões de água. Já há muitos anos que os figurantes dos carros andam com cara de enterro e mal mascarados. Se calhar começa por aí. Se fossem bem mascarados se calhar iam mais divertidos.
Os únicos figurantes mais ou menos animados são os dos carros dos reis.

Os carros este ano eram patéticos. Dinheiro muito mal gasto. O carro do Obama então... Aquilo nem era um carro, era um Obama de fibra de vidro com rodas. Os carros não só eram pobres como pouco interessantes, havia muito poucochinho ali. Os carros interessantes eram aqueles nos quais no corso de 3ª-feira ainda se descobriam coisas que não tinhamos visto no sábado e no domingo, havia sempre mais algum boneco ou escrito engraçado para descobrir.
Os cabeçudos que se estragaram com os danos causados pelo temporal não devem ter sido substituídos pois estiveram ausentes do Carnaval...

Quanto aos cubos de espuma: «ah e tal abolimos os cocotes porque aleijam e a espuma não magoa» experimentassem levar com um cubo de espuma encharcado e todo sujo e viam se não aleijava. Essa desculpa nunca pegou e este ano, na 3ª feira, viu-se bem que não servem para nada...

Na segunda à noite também andei atrás do Tocandar mas não achei que "estacionasse" assim tanto... Este ano até me pareceu que estava mais rápido porque existiam menos carros "não-oficiais", de matrafonas, etc. e por isso havia menos paragens.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2010, 14:41:42 por Kat »
 

Offline Pedro Oliveira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1797
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #20 em: Fevereiro 22, 2010, 20:32:27 »
Deixem me só dizer que acho que o tocandar foi a melhor coisa que já foi posta em prática pela Promotorres/CMTV. Poupou-se bastante e é uma coisa que com a devida publicidade até pode dar lucro. O ano passado pelo menos já foi fazer uma queima das fitas, tanto quanto sei.
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Lia

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 77
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #21 em: Fevereiro 24, 2010, 01:05:11 »
Provavelmente o pouco público que exisita nessa noite fez com que a opção de parar e manter um calor humano mais junto e um ambiente melhor, fosse a escolhida. Não acha?

Penso que possa ter parecido uma táctica, mas aposto mais na hipótese de problemas técnicos.
E não estava assim tão pouco público. Foi uma Segunda-feira bastante forte. Segundo os números apresentados no Badaladas que não sei como são calculados (página 4), apontava para 30 mil a ver o corso e 50 mil pela noite a dentro.
Comecei a encaminhar-me para casa pelas 5 da manhã e a essa hora os diversos recintos continuavam à pinha.



...

Na segunda à noite também andei atrás do Tocandar mas não achei que "estacionasse" assim tanto... Este ano até me pareceu que estava mais rápido porque existiam menos carros "não-oficiais", de matrafonas, etc. e por isso havia menos paragens.

Não sei precisar horas exactas mas como estive até eles se despedirem, posso garantir-lhe que a ultima hora/ hora e meia foi passada estacionado junto ao Jardim da Graça.

Como nesse local existia venda de alimentos e bebidas, existia igualmente garrafas partidas no chão. Não foi o melhor local para dançar nos tais 30 cm quadrados disponíveis por pessoa.

Se estava mal porque continuei lá perguntarão alguns?  Ora porque havia esperança que aquilo começasse a andar.


Já agora a questão que sempre me intrigou: Como e quem faz os cálculos de afluência quando não se vendem bilhetes (que é o caso de Segunda-feira) ?

Cumprimentos aos resistentes deste fórum, que vos leio amiúde mas nem sempre escrevo.

Offline Pedro Oliveira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1797
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #22 em: Fevereiro 24, 2010, 02:34:29 »
Mas a segunda feira, e todos os dias, foram bem piores do que em anos anteriores em termos de afluência. Era aí que eu queria chegar.

Continuo a apostar na jogada, pois desconheco problemas que o tocandar tivesse, a nivel de mecânica.
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline marioc

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 745
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
    • Dali beach
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #23 em: Fevereiro 24, 2010, 23:01:19 »
Por razões de saúde não estive fisicamente no nosso Carnaval (fui operado no dia 25/1) e ainda não consegui ver fotos em lado nenhum. Recebi agora o link para a colectânea do Marco que para mim esta excelente. Tive momentos que parecia que estava a dar a volta aos Bares e ruas de Torres e depois ia ao Túnel e finalmente aquelas caras às 10 ou 11 da manhá..... enfim, para o ano há mais.

http://picasaweb.google.pt/marco.pringle

Offline rogeriopaulo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1158
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #24 em: Fevereiro 25, 2010, 22:49:23 »
Obrigado Mário , pela dica .
Foi bom rever-me no corso .
Desejo-te as melhoras e que corra tudo bem .

Abraço

Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline Miguel Sousa

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #25 em: Março 11, 2010, 18:23:57 »
"Rogério, percebo em parte a tua visão mas não concordo a 100%. O melhor seria uma equivalência de ambas as partes. Os carros já não fazem a festa, mas faziam! E bem! E sabes porque é que não fazem a festa? porque metem pessoas neles com ar pouco animado (como já vi e documenta uma foto do armando) e os carros são cada vez piores. Portanto, digo diferente de ti. Apoiem mais os grupos e melhorem os carros e quem metem neles."

Pois é caro Pedro Oliveira... apoiem mais os grupos e melhorem os carros e quem metem neles...

Discordo em metade!

Os carros sempre foram necessários ao Carnaval de Torres, já lá vai o tempo em que eles eram grandes e robustos, e talvez até mais baratos, mas faziam um brilharete por onde passavam, e encantavam quem os via passar.
Acho que os carros deveriam ser maiores, com mais utilidades que não a de decorar a avenida, nisso concordo consigo.

Já quanto a quem metem nos carros,  "Apoiem mais os grupos e melhorem os carros e quem metem neles.", discordo completamente. Sabe Pedro, às vezes só quem está dentro da situação tem argumento para se pronunciar e dizer se há motivos para irem 5 horas seguidas, durante dois dias,  com um sorriso estanpado na cara.

Ora vejamos:
-Quando é hora de os carros serem ocupados pelos respetivos figurantes, eles já se encontram em circulação, o que se torna incomodo ter que correr atrás de um tractor, que não sabemos em que ponto da avenida está.
-Por curiosidade, os grupos que circulam atrás dos carros, vão abastecidos de pistolas de água e balões de água.
-Por coicidência, este ano chuveu e os carros não estavam preparados para abrigar os figurantes, estando 5 horas sobre chuva, e na terça feira a chuva não foi pouca, diga-se de passagem.
-Melhor ainda, há uns anos para cá, o corso é fornecido de cubos para as pessoas "brincarem". Imagine o que é levar com uma esponja embebida em água, na cara.
-A juntar a tudo isto, a crueldade e ignorância de muitas pessoas, ao acharem "engraçado"  encharcar as esponjas na água das valetas da estrada (preta e cheia de sujidade), e atirarem-lhe para cima.

Perante tudo isto, penso que ter figurantes felizes e contentes em cima de carros alegóricos, sujeitos há ignorância e falta de educação de algumas pessoas, é desumano.

Poderá perguntar-me então, se alguém os obrigou a subir para os carros? Não, longe disso... simplesmente são essas pessoas que bem ou mal, têm vontade e dedicação para levar o seu compromisso ao fim de ir no carro alegórico, de se fazerem torreenses mesmo quando o "tempo" não está para brincadeiras.

Há que ver o ponto de vista de quem está fora, e dentro da situação, e de quem foi capaz de honrar o seu compromisso nos carros alegóricos, perante algumas adversidades socias e climáticas.

A todos esses, o meu Bem Haja!

Cumprimentos ;)

Offline Pedro Oliveira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1797
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #26 em: Março 11, 2010, 19:34:59 »
Eu percebo o que disse, Miguel, mas eu apenas pergunto: E não há mais pessoas que querem ir pra lá? É que terminou deixando a impressão que não há mais ninguém a querer ir para os carros... e isso é mentira.
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Miguel Sousa

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #27 em: Março 11, 2010, 23:08:11 »
Haver há, não duvido caro Pedro. Mas dúvido que estivessem lá com melhor cara, aliás, foi a esse respeito que se deu a minha resposta. E, ao contrário do que pode pensar, a procura não é assim  tanta, até porque nem todas as pessoas estão dispostas a sujeitarem-se a tais adversidades, mas compreendo a sua opinião e respeito-a acima de tudo, mas pronto...

Cumprimentos

Offline Pedro Oliveira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1797
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #28 em: Março 12, 2010, 00:00:05 »
Certíssimo! E eu a sua! Eu pelo menos andei anos e anos a tentar perceber como se ia para esses carros...

olhe.. agora, cheguei a um ponto que até já fartei do carnaval! :P
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline rogeriopaulo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1158
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
Re:Balanço - Carnaval Torres Vedras 2010
« Responder #29 em: Março 12, 2010, 20:27:05 »
Concordo em parte com o Miguel Sousa .
Não foi " pêra doce " andar esses dias todos em cima de um carro á chuva ? é verdade .
Há gente demasiado " inteligente " para lançar essas esponjas cheias de água suja e não só ? é verdade .


Mas  " estamos " lá ...porque queremos .

Não vi , nenhum grupo ( dos que estavam inscritos ) que circulasse atrás dos carros com pistolas de água e balôes ...eu pelo menos não vi nem um .
Percebo perfeitamente alguns , seus ,argumentos , mas não é menos verdade que a obrigação das pessoas que vão nos carros é transmitir alguma alegria e interagir com as pessoas .
E o dever da organização é chamar a atenção para isso .
Este ano , não foi fácil para ninguém .
Nem para quem ia nos carros , nem para os grupos , nem para a organização , nem para o público .

Mas existe o " chamamento " .........


Cumprimentos
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .