Autor Tópico: ORÇAMENTO PARTICIPATIVO  (Lida 1721 vezes)

Offline DFerreira

• Sr. Member
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
« em: Janeiro 20, 2010, 10:09:47 »
Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos municipais, através de processos de participação cidadã. (wikipedia)

O exemplo mais recente que me lembro é o de Lisboa, no qual a câmara determinou uma quantia do orçamento para projectos do Orçamento Participativo, iniciou um periodo de recepção de projectos, que depois foram postos a votos PELOS MUNICIPES, não pela assembleia ou vereadores (alguns obscuros, que ninguém conhece!)
Lisboa terminou agora o processo de votação, e podem ver nos links seguintes como funciona e os projectos seleccionados
http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/OP_Perguntas_e_Respostas.pdf
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=525

Lanço este tópico no sentido de iniciar a discussão sobre um processo de Orçamento Participativo para o concelho de Torres Vedras.

Penso que é importante tanto para a Cidade como para as restantes localidades e freguesias do concelho, permite que haja uma voz ouvida dos municipes, que tem a obrigação de também serem sérios nas intervenções e sugestões

Offline raposa

• Jr. Member
  • **
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
« Responder #1 em: Janeiro 20, 2010, 13:39:15 »
A figura do OP já existe há algum tempo e os autarcas estão devidamente informados da sua existência.

Considero a ideia do Daniel Ferreira um excelente desafio não só à nossa classe política mas também à sociedade civil.

Ainda assim, desconfio que no nosso concelho não existirão autarcas com cultura democrática para avançarem com uma medida destas.

Cumprimentos

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 20, 2010, 20:29:11 »
Tive oportunidade de ler em vários jornais, e sites na Internet, a evolução do Orçamento Participativo de Lisboa. Também sei que se faz em Coimbra, e se não estou em erro, em Viseu. São medidas de sucesso, que aproximam ainda mais os autarcas dos cidadãos, e atribuindo a estes uma quota parte mais que justa das decisões municipais durante um ano civil. É uma ideia que se vier a ser aplicada em Torres Vedras, terá todo o meu apoio.
« Última modificação: Janeiro 20, 2010, 20:59:25 por The Eye »
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline municipex

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 16, 2011, 12:53:27 »
São os tais projectos, de verbas para os filhotes ligados à cultura. Fazem umas instalações erc, metem o resto ao bolso, para amigos e copos. No fim de contas é o partido a distribuir dinheiros publicos pelos membros. nada de novo.