Autor Tópico: Mau serviço da urgência  (Lida 2345 vezes)

Offline djoliveira

• Sr. Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Mau serviço da urgência
« em: Janeiro 19, 2010, 20:09:40 »
Quero aqui demonstrar a minha indignação e desagrado pelo serviço que o nosso Hospital de torres Vedras presta aos utentes. Um serviço muito mau à semelhança do que se verifica nos hospitais do resto do país. Dirijo-me neste caso á urgência do HDTV e em concreto ao serviço de ginecologia no qual no sábado passado depois de chamar uma ambulância para minha mãe e de ter dado entrada no hospital me deparo com um péssimo serviço do serviço de ginecologia da maternidade do hospital e do seu respectivo corpo clínico. Como é que é possível uma mulher depois de uma noite de fortes hemorragias ginecológicas e com um histórico de anemia aguda e de ter perdido muito sangue, é mandada embora pouco tempo depois sem ser vista convenientemente pelo médico e sem que lhe tivesse dado nada para combater a anemia nem de ter sido feito qualquer exame nem análises ao sangue.
Depois de ter sido enviada pelo médico para casa com a “receita” de ir ao médico de família para averiguar o caso, decidi devido à má situação em que se encontrava minha mãe, fazer na hora um novo registo na urgência para ser vista de novo por um médico. Qual é o meu espanto quando lhe colocam uma abraçadeira verde no pulso de minha mãe. De novo uma falha e neste caso da triagem. Naturalmente não esperei e decidi entrar antes de a chamarem e interpelei o médico de serviço com o sucedido e este me disse que não poderia fazer nada e que o caso era para o serviço de ginecologia do hospital. Nem queria acreditar! Ora se já lá tinha estado e a tinham mandado embora como é que era possível… Conclusão: andam neste país a brincar aos médicos e hospitais e as pessoas não têm um serviço capaz, organizado nem competente. Os hospitais agora são empresas ou semi-empresas e fazem tudo para gastarem o menos possível com orçamentos reduzidos. Médicos de urgência que mandam pessoas a um sábado num caso grave para um médico de família (que na minha área só existe de semana). Um serviço de urgência e de ginecologia (maternidade) que tem muito a desejar e um sistema de triagem orientado por um enfermeiro, (informação que tive) muito falível, porque não sabem ou não querem ou não podem dar o seguimento correcto às situações…. Ora depois disto fui com minha mãe sem muitos recursos monetários “obrigado” a dirigir-me à clínica privadíssima CUF na qual me prestaram todos os cuidados possíveis e todos os exames e análises necessárias ao seu estado de saúde….
Pergunto eu: que país é este? Que serviços públicos de saúde são estes? E para onde vão os meus impostos? Que gestões públicas são estas? …. É que parece que nada funciona. O sistema nacional de saúde funciona bem? Não! São hospitais que funcionam mal; são centros de saúde sem médicos (aldeias); a grande maioria de médicos migram para os privados e os melhores também vão; uma grande falta de médicos, etc,etc, E com isto tudo quem paga… quem é ? É o “mexilhão!

Offline mcarmo

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Re:Mau serviço da urgência
« Responder #1 em: Janeiro 20, 2010, 08:34:28 »
infelizmente essa é mais uma de muitas histórias de mau funcionamento do nosso sistema de saúde , e apesar de excelente profissionais que ainda tem o serviço nacional de saúde está doente e a maior prova disso é a proliferação de hospitais privados e seguros de saúde
Mário Carmo

Offline DFerreira

• Sr. Member
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 20, 2010, 09:44:47 »
Penso que o livro de reclamações do hospital permite despoletar uma investigação a este caso.
O resultado dessa investigação pode criar as condições para mudanças no atendimento e operação do serviço.

Sei que estou sempre a bater na mesma tecla, a de reclamação, mas é o que é necessário: se não se reclama quando determinada coisa está mal, os responsaveis assumem "tudo está bem, ninguém reclama!". A reclamação, mais do que o desejo de justiça, é um mecanismo de melhoria!

Offline raposa

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 20, 2010, 13:46:13 »
Realmente a situação é merecedora de uma reclamação por escrito no livro existente para o efeito. A pouca cultura de cidadania do nosso país tem contribuído para uma sensação de impunidade por parte dos servidores públicos.

Infelizmente, por experiência própria, já constatei que no CHTV reclamar serve de pouco ou mesmo de nada, pois os inquéritos são abertos e concluídos sempre a favor dos funcionários. Também não admira pois são outros funcionários que investigam se o utente tem ou não razão. Logo, não vão incompatibilizar-se com colegas de profissão. Sim, porque neste mundo é preciso saber conviver e enquanto o utente vai aquele serviço uma vez na vida já o colega é encarado diariamente.

Cumprimentos

Offline djoliveira

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 20, 2010, 18:06:45 »
Certo. Infelizmente tudo o que foi dito é verdade e porventura não dará em nada! Ainda existe muito isso no nosso país. Compete-nos ser mais reclamantes por tudo aquilo que temos direito e que achamos que está mal e com isso tentar mudar alguma coisa...Quanto à reclamação,foi feita por escrito...

Cumprimentos

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 20, 2010, 21:12:47 »
Isto é como em todo o lado, há bons e maus profissionais em todo o lado. Bons e maus serviços em todo o lado. Por exemplo, no mesmo CHTV, nas urgências está lá uma equipa de médicos africanos, não sei se todos ao mesmo tempo, que são exemplares no trato e atenção com as pessoas. Toda a gente que eu conheço fala bem deles, e eu não sou excepção, pois sempre que fui atendido por eles, maravilha.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 19, 2010, 00:50:29 »
Só uma pequena pergunta ....será que alguém me sabe responder ?

Quantos HORAS  de refeição têm direito os médicos do hospital de Torres Vedras ?

Já agora só mais uma pergunta no ar , não quero ser ingrato para alguns profissionais do hospital , mas para outros ......

Quantas pessoas saem do hospital mais doentes do que quando lá entraram ?

Porquê ? pelo tempo de espera ....é inconcebivel .
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline MTalexandre

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 26, 2011, 20:05:14 »
Conheço algumas realidades nas urgencias em alguns hospitais e as de torres vedras não são as piores, as coisas funcionam mal em todo o lado a nivel do SNS.infelizmente cada vez mais na saúde, nomeadamente nos hospitais, é pedido que se "faça omoletes sem ovos" a funcionários que por acaso também são seres humanos ao contrário do que muita gente pensa.Como em todo o lado há bons e maus profissionais, bons e menos bons serviços.infelizmente estamos num país deteriorado, onde aqueles que deveriam ser exemplo são os piores.e onde ainda iremos chegar?...

cumprimentos

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 26, 2011, 21:29:23 »
E o problema é que muitas vezes também não se refere a educação das pessoas que se dirigem ao hospital, como há dias eu vi, que só faltou foi baterem no porteiro, na recepcionista e na enfermeira da triagem.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...