Autor Tópico: TUT  (Lida 4490 vezes)

Offline tiquinho

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 31
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
TUT
« em: Janeiro 19, 2010, 19:57:20 »
Gostaria que alguem me possa esclarecer se as linhas do TUT (transportes urbanos de torres) horarios e paragens se estão actualizados?


Manuel Elias

Offline André Martins

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2271
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:TUT
« Responder #1 em: Janeiro 19, 2010, 22:00:02 »
O TUT circula... Agora se está actualizado, é uma questão de ver no site da barraqueiro ou da CMTV.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline DFerreira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 413
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
Re: TUT
« Responder #2 em: Julho 07, 2013, 13:43:40 »
Desde a mais recente remodelação do site da Câmara, a informação disponivel do TUT quase desapareceu! Mesmo no site da Barraqueiro Oeste.
Estou desde ontem a tentar encontrar horários, preços ou pelo menos o percurso; no site da Câmara, tive de fazer uma pesquisa por palavras chave, e apenas encontro uma noticia de 2008 a anunciar as linhas e paragens terminais, e já completamente desactualizada.
No site da Barraqueiro, nem isso! Nada!
http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/novas-linhas-de-transportes-urbanos-de-torres-vedras/

Por comparação, a Câmara de Torres Novas apresenta no seu portal, um link directo para todas as informações do TUT desta cidade, com Regulamento, Horários, Linhas, Tarifários, e Locais de vendas
http://www.cm-torresnovas.pt/pt/conteudos/ProjectosObras/TUT/TransportesUrbanosTorrejanos.htm

Antes da renovação do site, a informação era muito mais completa.
Eu sugiro à CMTV que seja feita uma alteração ao site para que o TUT seja mais facil de usar...

Offline DFerreira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 413
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
Re: TUT
« Responder #3 em: Outubro 06, 2014, 09:35:59 »
Finalmente, mas demasiado em cima da hora na minha opinião, a Barraqueiro Oeste disponibiliza os horários com um indicador de percurso com todas as paragens, em cada uma das carreiras do TUT

http://www.barraqueiro-oeste.pt/barraqueirooeste/homepage.aspx

Para cada carreira diferente:
Linha Vermelha - http://www.barraqueiro-oeste.pt/downloads/info_01_10_2014vermelha.pdf
Linha Verde - http://www.barraqueiro-oeste.pt/downloads/info_01_10_2014verde.pdf
Linha Amarela - http://www.barraqueiro-oeste.pt/downloads/info_01_10_2014amarela.pdf
Linha Azul - http://www.barraqueiro-oeste.pt/downloads/info_01_10_2014azul.pdf

Como forma de complementar o serviço de TUT e torná-lo mais eficiente, estes horários devem ser colocados disponíveis aos utentes de forma mais abrangente:
- parece-me inadequado pedir que qualquer utente que não tenha acesso à internet tenha que se deslocar até ao terminal para ter acesso aos horários e percursos. Até que percebam que estes devem ser instalados nas próprias paragens, penso que em alternativa ou em complemento, os horários devem ser disponibilizados em pontos chave (mercado, CMTVedras, Biblioteca, Posto Turismo, Paços do Concelho) ou mesmo distribuidos à população (tal como foi feito com os folhetos do estacionamento)
- começar a avaliar a instalação de paineis com os horários e percurso em todas ou as principais paragens dos diferentes TUT
- colocar os links para os horários directamente no site da CMTVedras, distinguidos por linhas (acima incluidos neste post) . Não o ter feito já, é preguiça
« Última modificação: Outubro 06, 2014, 09:41:31 por DFerreira »

Offline DFerreira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 413
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
Re: TUT
« Responder #4 em: Outubro 06, 2014, 14:16:36 »
Há uma dúvida que tenho em relação ao funcionamento do TUT: o percurso dos TUT é circular, e não bidireccional, certo? Ou seja, começa no terminal, faz um circuito fechado, e temina novamente no terminal, certo?

Analisemos a linha azul, mas é igual em todas as linhas

1ª questão:
preciso de me dirigir ao Hilarião a partir do mercado, por exemplo.
Seguindo o circuito, se apanhar o TUT no mercado, este faz o restante percurso do circuito até ao terminal, sem ter passado pelo hilarião. Depois, inicia novo circuito a partir do terminal em direção ao hilarião.
Isto conta como 2 viagens? Se sim, está mal, porque o que pretendo é ir do mercado para o hilarião (andar para trás no circuito), coisa que o circuito não realiza, e vejo-me obrigado a ir ao terminal (ir para a frente no circuito e quase dar a volta toda ao circuito). Como tal, eu estou a realizar apenas uma viagem (apesar de ter que usar dois circuitos para tal).

Ou seja, o bilhete simples deve ser para uma volta completa, independentemente de onde se inicia a viagem, permitindo ir de qualquer ponto a qualquer outro ponto do percurso, num só bilhete. caso contrario, prejudica-se que tem que andar para trás, e favorece-se quem tem que andar para a frente

2ª questão:
ainda na sequência do exemplo anterior: após ter feito o circuito desde o mercado até ao terminal, e preparar-me para nova saida para ir até ao hilarião (que é o meu objectivo), o TUT tem um tempo desfazado entre a chegada ao terminal e nova saida. Ou seja, chega-se ao terminal e fica-se à espera até haver nova saida, em alguns casos (linha amarela) chega a 10 min de espera.
Como é que isto funciona? Tem que se mudar de viatura? Se o percurso é circular, não devia ser contínuo?

3º caso:
há distinção entre crianças e adultos no bilhete do TUT? Porque as informações mais recentes só referem bilhete simples, mas aplica-se meio bilhete para as crianças? A partir de que idade? O mesmo aplica-se ao passe rede (aqui falo do desconto 4/23, certo? Aplica-se ao TUT?)
« Última modificação: Outubro 06, 2014, 14:31:23 por DFerreira »

Offline DFerreira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 413
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
Re: TUT
« Responder #5 em: Outubro 08, 2014, 10:29:44 »
Ainda em relação ao TUT, gostaria de entender outros 2 aspectos dos percursos:

1º - as 4 linhas do TUT serviam a Av. General Humberto Delgado, com paragem no antigo terminal. Esta paragem do terminal servia toda a av. entre a Rotunda da Fisica / Henriques Nogueira  até à estação de comboios (que tem a paragem da Inalva).
Com a mudança do terminal, deixou de haver passagem de TUT em toda a Av. General Humberto Delgado. Pelos novos horários, apenas a linha Verde (zona da Paul) refere uma paragem na Av. (será no antigo terminal?).
Parece-me que os percursos devem ser repensados, porque uma parte substancial do centro da cidade e muita população não tem TUT proximo. Por oposição, a Henriques Nogueira, a 5 de Outubro, a Teresa de Jesus Pereira, a Santos Bernardes, por exemplo, são servidos pelas 4 linhas

2º volto a levantar a questão de, se se precisar de usar 2 linhas diferentes para se chegar ao destino pretendido (por exemplo, alguém que mora na zona da conquinha, servida pela linha amarela, que precise de ir ao arena, servida pela linha azul), tem de comprar 2 bilhetes? fazia sentido um sistema estilo metro / carris, em que o bilhete não tem limitação de linhas, mas de tempo, (por exemplo, um limite máximo de 1 hora. Isto distingue quem faz varias viagens daqueles que fazem apenas 1 viagem com recurso a vários transbordos, não desfavorece quem mora longe e incentiva estes ao uso do TUT (que de outra forma, compensa mais o uso de carro) e não invalida a aquisição de bilhete dia para quem tem que fazer multiplas viagens e paragens

Offline Gomespp

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TUT
« Responder #6 em: Dezembro 20, 2014, 13:32:13 »
Venho denunciar a situação CALAMITOSA que afecta os TUT, nomeadamente os da linha azul (aquela que uso com mais frequência).

Antes deste plano de “mobilidade” o TUT funcionava dentro dos mínimos exigidos. Hoje em dia o mínimo parece cada vez mais uma realidade utópica, dada a permanente desorganização – nem um único horário é cumprido, alguns autocarros nem chegavam a sair do terminal à hora estipulada, nas horas críticas (início da manhã/fim da tarde) colocam os autocarros mais pequenos a circular e muitos passageiros, principalmente idosos, vêem-se obrigados a ir de pé, etc…

Esta situação arrasta-se e não há resolução à vista. Quando confrontados com as mais que legítimas reclamações dos utentes, os funcionários da Barraqueiro usam sempre o mesmo argumento do trânsito caótico, que já não convence ninguém. Vêem-se bastantes autocarros estacionados no terminal e quando algum que esteja a prestar serviço e esteja parado no trânsito poderiam muito bem aproveitar um veículo estacionado para começar a efectuar o percurso e assim colmatar esse atraso. Ainda esta semana, na paragem da Física, estive praticamente 1 hora à espera de autocarro ! Quando deveriam ter passado quatro (de 20 em 20 m) apenas passou um ! E nesse mesmo período reparei que passaram uns quantos autocarros para Lisboa, o que por si só deita por terra a desculpa do trânsito.
Mais uma vez são os utentes os prejudicados, porque estão a pagar passe por um serviço que não lhes é prestado.

Offline DFerreira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 413
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
Re: TUT
« Responder #7 em: Dezembro 21, 2014, 13:28:01 »
Já há bastante tempo que diga que a Barraqueiro Oeste e a CMTVedras estão-se a borrifar para o serviço de TUT da cidade.

Não acredito que o serviço seja financeiramente estável, como disse uma vez o sr. Presidente da CMTVedras, pois vejo muitos autocarros quase sempre vazios, pelo que a Barraqueiro Oeste não terá interesse em investir ou sequer preocuparem com este serviço. Mais, têm o monopólio dos transportes da cidade, não há pressão de mercado.
Da parte da CMTVedras também não vejo interesse, ainda mais agora que o estacionamento é todo pago, a CMTVedras interessa-lhes é cobrar as taxas, não gastar dinheiro para as pessoas se deslocarem sem ser de carro.

Continua a faltar o principal, que não são abrigos ou recortes de paragens (geralmente ocupados por carros estacionados, portanto a fiscalização não funciona) que resolvem:

- acesso aos horários sem ter que se deslocar ao terminal ou depender da internet: junta de freguesia, edifcio da Câmara, turismo, mercado, hospital e centro de saude...
- colocação de placas indicativas nas próprias paragens, contendo indicação da(s) linha(s) do TUT que servem essas paragens, o percurso, horário e custo da viagem (vejam o exemplo das placas existentes nas paragens da Carris, em Lisboa)
- reorganização dos percursos, horários e dimensionamento dos autocarros, de acordo com as necessidades actuais da população, através de auditorias regulares de taxa de utilização, sazonalidade, tipo de utente.

Já faz tempo de esta cidade ter um serviço de transportes urbanos que a valorize, que realmente colabore na solução do "problema" do trânsito (que se deve simplesmente a fiscalização deficiente), que sirva a população.