Estive a ler com muita atenção o programa eleitoral do PS à Junta de Freguesia de Sta. Maria do Castelo e S. Miguel e não vi nenhuma proposta de intenção por parte da Junta acerca do melhoramento do saneamento básico/fossas da Serra da Vila.
Isto porque com o aumentar da população da aldeia ao longo dos anos as fossas existentes tornaram-se pouco eficientes no tratamento de resíduos, tendo como consequência ambiental a poluição da zona envolvente, sobretudo a ribeira mais próxima (que vai desaguar até ao rio Fumageira).
Há alguns anos pra trás os pequenos agricultores deixaram de poder retirar água dessa ribeira para o regadio das culturas. Outro incómodo é o cheiro náuseabundo que a ribeira liberta todo o ano, sobretudo nos meses mais quentes, sendo propício à propagação de mosquitos.
Como é óbvio, a aldeia supracitada necessita de umas novas instalações de tratamento residuais. Desse modo lanço o repto ao futuro Presidente de Junta em executar esta obra, indpendentemente da "cor partidária".