Autor Tópico: Mega-Estacionamento  (Lida 3862 vezes)

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Mega-Estacionamento
« em: Setembro 12, 2009, 12:23:16 »
Gostaria de saber até que ponto seria viável a construção de um mega-parque de estacionamento no centro de Torres Vedras.
A minha ideia era que o edifício ficasse localizado onde já existe aquele parque ao pé da praça da batata, penso que com a criação de uma grande infra-estrutura de estacionamento no centro da zona velha da cidade o comércio e todas as actividades em geral sairiam beneficiados.
Eu faria um parque com 5 pisos em que 3 dos quais seriam subterrâneos para evitar chocar com as estruturas já existente na área circundante.
Com a falta de estacionamento que existe na cidade e principalmente na zona "velha" seria uma boa ideia ou não?
Quanto ao pagamento... os preços praticados no parque subterrâneo da câmara parecem-me muito aceitáveis.
« Última modificação: Setembro 12, 2009, 12:23:32 por Zé do Boné »

A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline amarques

• Full Member
    • Ver Perfil
Re:Mega-Estacionamento
« Responder #1 em: Setembro 12, 2009, 12:48:34 »
Essa ideia foi já sugerida em Dezembro de 2006, http://209.200.102.20/smf/index.php?topic=584.0, com o título "Um largo novo em Torres...".
Aí é sugerida uma outra solução que também contempla um parque de estacionamento, abaixo da soleira.
A solução foi empurrada para mais tarde.
Prioridades...
Cordialmente,
« Última modificação: Setembro 12, 2009, 12:50:29 por amarques »
Afonso Marques

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
« Responder #2 em: Setembro 12, 2009, 17:34:38 »
Obviamente que considero uma optima ideia embora pela minha parte pelas necessidades legítimas da minha actividades económica

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 14, 2009, 19:38:58 »
Não concordo. Quando cada vez se incita mais as pessoas a andar a pé, e a não levar os carros para os centros das cidades, essa seria uma péssima opção. Especialmente nessa zona. Que tal parques de estacionamento como o da CMTV estarem abertos 24h por dia? Dava uma ajudinha, e não está tão metido dentro da zona histórica...

Não quero com isto ser crucificado, é apenas uma opinião....
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 14, 2009, 20:41:07 »
Não sabia da existência de uma outra proposta "similar" mas assim sendo fico contente por não ser o único a quem faz confusão aquele espaço nos moldes em que está a ser utilizado.
Sinceramente considero a opção já proposta pelo amarques no outro tópico também uma opção muito viável e provavelmente mais ecológica e com menos impacto na quantidade de viaturas, se bem que com menos viaturas a beneficiar, mas por outro lado... por enquanto podiam-se fazer ainda mais pisos subterrâneos?
Quanto á resposta do the eye é muito válida e acho que ainda não se crucificam pessoas por ter opinião :), mas sinceramente não considero que as infra-estruturas de transportes públicos existentes estejam a diminuir a quantidade de carros dentro da cidade. E também não podemos esquecer as pessoas que devido á sua actividade económica e uso indispensável da viatura como meio de carga não podem abdicar de levar as mesmas até ao local mais próximo possível dos seus fornecedores e/ou fornecidos.
O caso das 24 horas de abertura do parque já existente não me parece beneficiar o local em questão pois as horas de tráfico na zona é em sobretudo nas horas em que os espaços comerciais estão abertos. Antes das 9:30 3e depois das 19:30 por existem quase sempre bastantes lugares vagos.
« Última modificação: Setembro 14, 2009, 20:43:49 por Zé do Boné »
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline netinho

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 14, 2009, 22:34:16 »
Eu venho de uma cidade (Amadora) onde ha muitos carros no centro, quase nao se pode andar a pé pela cidade e uma das coisas k mais me agradou quando vim para Torres é poder andar à vontade,passear pela cidade (ok, há carros na rua, mas nao como estava habituado). Hoje já notei aqui na zona do hospital e das escolas (será pelo regresso as aulas talvez) um maior trafego, transito parado, etc. Sou defensor da ideia de afastar os carros dos centros das cidades e incentivar as pessoas a andarem a pé (sejamos sinceros, Torres Vedras ,o centro, não é assim tao grande k tenhamos k andar de carro para todo o lado) . O investimento que seria feito nesse parque de estacionamento poderia muito bem ser usado para melhorar a rede de transportes publicos,até sairia mais barato, possivelmente.
è claro que o retirar dos carros do centro nao seria benefico para todos, como o Mario disse, mas tambem e impossivel agradar a todos. Mas secalhar, pelo facto de as pessoas andarem a pé, poderia trazer vantagens a outras lojas, onde normalmente so passamos de carro e nem olhamos para elas.
Dream as if you live forever, live as if you'll die today

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
« Responder #6 em: Setembro 14, 2009, 22:52:42 »
Respeito todas as opinões, mas não ter um estacionamento bem no Centro prejudica bastante. Repare o que aconteçe a todas a zonas pedonais sem estacionamento. Muito perto daqui temos o Chiado, Almada entre muitos outros que em vez de atrair pessoas aconteçe exactamente o contrario, completo abandono, lojas a fechar etc.. E não pensem que mudam os hábitos das pessoas, porque enquanto houver Centros Comerciais com estracionamento os Centros Pedonais das Cidades sem Estacionamento estarão vazios. Mas quem é que larga o seu carro no parque da várzea à noite e apanha um transporte público para vir para o Centro e vice-versa? Para mim só não vê quem não quer.

Mas claro, os Centros Comerciais agradecem e aplaudem.

Offline netinho

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 14, 2009, 23:04:16 »
infelizmente ja faz parte de "ser portugues" levar o carro para todo o lado, até para ir as compras na mercearia da esquina (passe o exagero) mas se houvesse parques nos arredores e uma boa rede de transportes, talvez isso fosse mudando. é uma questao de mentalidade.
à noite ha menos transito, secalhar ai nao seria tao problematico levar o carro mais para o centro, mas durante o dia a afluencia de carros é bem maior.

De qualquer forma, e respeitando todas as opinioes, julgo k este é mais um daqueles casos dificeis de reunir consenso, pois, pesando os prós e os contras, a balança fica equilibrada

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
« Responder #8 em: Setembro 14, 2009, 23:17:05 »
Mas apontou meios termos o que para mim é sempre positivo. A isso chama-se negociação. Ninguém é dono da verdade. E o que hoje neste contexto é uma realidade, amanhã pode não ser. Eu só aponto outros exemplos onde se viu o fracasso. Tenho já começado a ler alguns artigos onde Arquitectos e politicos começam a ver a luz e já defendem o contrário ou o intermédio. (até porque não sou fundamentalista em nada).

Digam-me em Portugal um exemplo que não tenha desertificado
« Última modificação: Setembro 14, 2009, 23:32:46 por marioc »

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
« Responder #9 em: Setembro 14, 2009, 23:49:31 »
E depois toda a gente de volta de mim! Então se os outros têm porque é que tu não tens? e eu o que respondo? Dou uma dentada num braço e espero que alguém resolva ahahahahahahahahahahahahah. Entretanto uns aumentaram a clientela e outros parvos, cumpriram, e estão a ver navios. VAMOS NÃO CUMPRIR QUE É O QUE ESTÁ A DAR.

É uma grande injustiça que não tem reparação. E como resposta só terei um enorme silêncio.

Offline netinho

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 14, 2009, 23:56:49 »
Digam-me em Portugal um exemplo que não tenha desertificado

Infelizmente nao tenho conhecimente de nenhuma cidade nessa situaçao, mas tambem é dificil mudar mentalidades dum dia para o outro. è um tema delicado, como trazer as pessoas à cidade,sem carro? Mas parece-me que se pode tentar, de uma forma progressiva.
Por exemplo, havendo parques gratuitos nos arredores, aumentar-se os preços nos parques do centro da cidade ( com algumas excepçoes em certos casos, claro, como por exemplo o seu, k é proprietario de um espaço comercial na cidade) . E pq nao, como ja é feito em alguns centros comerciais, dar descontos a quem faz compras em certas lojas do centro, por exemplo as mais tradicionais, talvez. Assim incentivava-se quem vem a cidade a "usufruir" do comercio na cidade

Offline netinho

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 14, 2009, 23:57:59 »
E depois toda a gente de volta de mim! Então se os outros têm porque é que tu não tens? e eu o que respondo? Dou uma dentada num braço e espero que alguém resolva ahahahahahahahahahahahahah. Entretanto uns aumentaram a clientela e outros parvos, cumpriram, e estão a ver navios. VAMOS NÃO CUMPRIR QUE É O QUE ESTÁ A DAR.

É uma grande injustiça que não tem reparação. E como resposta só terei um enorme silêncio.

Caro mario, acho k esta seria a resposta a outro topico :):):)

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
« Responder #12 em: Setembro 15, 2009, 00:03:00 »
Dig-lhe que se fizermos mais descontos passamos a oferecer. Já pensou que o Estado que deveria criar as condições e não retirá-las leva-nos quase 50% de tudo o que ponho na caixa? Depois ainda temos de pagar os produtos e todas as despesas inerentes. Precisamos é que o Estado utilize esses 50% a nosso favor. Porque um Centro Comercial coloca as contas em off-shore e paga menos impostos que nós.

Qualquer dia abro uma sede da Dali-Beach na Madeira e prontos fico rico.  

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Setembro 15, 2009, 00:05:18 »
O culpado fui eu , desculpa Mário , enganei-me no tópico e tinha colocado aqui inicialmente aquele comentário .
Induzi o mário em erro .

Cumprimentos
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline netinho

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Setembro 15, 2009, 00:11:17 »
Dig-lhe que se fizermos mais descontos passamos a oferecer. Já pensou que o Estado que deveria criar as condições e não retirá-las leva-nos quase 50% de tudo o que ponho na caixa? Depois ainda temos de pagar os produtos e todas as despesas inerentes. Precisamos é que o Estado utilize esses 50% a nosso favor. Porque um Centro Comercial coloca as contas em off-shore e paga menos impostos que nós.

Qualquer dia abro uma sede da Dali-Beach na Madeira e prontos fico rico. 

Talvez me tenha explicado mal, nao queria dizer k deviam ser os comerciantes a dar desconto ou pagar parte do parqueamento atençao. Como diz e muito bem, se assim fosse,mais valia fechar as portas. A CMTV (julgo ser quem fica com o dinheiro do parque) é k deveria ter essa iniciativa, ate porque, se aumentasse o valor do parque mas oferecesse descontos, acabaria por nao ter muito prejuizo. nao serao os comerciantes a ter k pagar essa factura.
« Última modificação: Setembro 15, 2009, 00:12:33 por netinho »