Autor Tópico: Plamo de contenção da gripe A?? ahahahah  (Lida 1558 vezes)

Offline vigilante

• Hero Member
  • Popularidade: +4/-1
    • Ver Perfil
Plamo de contenção da gripe A?? ahahahah
« em: Agosto 07, 2009, 10:28:20 »
Quando li num jornal regional que a CMTV tinha um plano de contenção da gripe A lembrei-me da Feira que se realiza em Santa Cruz, com a venda de pão e bolos "ao ar livre", á merçê da respiração de quem passa. Quem opta por ter um establecimento está sujeito ás mais apertadas medidas de higiene, muitas vezes no limiar do exagero. Nessa feira, alem das medidas de higiene, tambem reparei na ausencia de registadoras, as quais nos establecimentos nem podem ter a gaveta aberta e tem de estar certas, o seu utilizador não se pode enganar. Não sei o que promove a CMTV com essas feiras, mas a higiene e a legalidade, julgo que não. Sr Presidente, na prevenção da gripe A "primeiro as pessoas".

Offline DFerreira

• Sr. Member
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Agosto 07, 2009, 20:25:23 »
Nos supermercados, também a fruta, peixe e carne estão ao ar livre e não é por isso que ninguém instalou sistemas de desinfectação, e não percebi a relação da registadora com a gripe A!

Quanto ao tema da gripe A e plano municipal de contigência, penso que seria interessante por parte da Câmara ou Serviços Higiene ou mesmo Serviço Saude Publica (administração do Hospital ou centro saude), iniciarem haver um tópico ou uma exposição aqui no forum com esclarecimentos acerca da Gripe A (sintomas, prevenção, tratamento), e sobre o tal Plano de Contigência.

Offline DFerreira

• Sr. Member
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 07, 2009, 20:37:13 »
Por falar em "limiar do exagero":
a gripe A de facto, está aí, é inegável e pode atingir qualquer pessoa! Mas a vida segue, o tratamento é simples e fiável com uma taxa de sucesso quase total (excepto casos particulares, que tem sido devidamente acompanhados pelas autoridades médicas), e não é preciso trancarmo-nos em casa, nem andar de luvas e máscaras médicas. Não são necessários sistemas de desinfecção à entrada das lojas ou feiras.

Lavar a fruta, lavar as mãos, e lavar a cara e vias respiratórias as vezes que forem necessárias é o minimo, e tem resultado para mim à alguns meses. Sendo que sou utilizador de vários transportes publicos e trabalho num dos edificios de Lisboa com maior movimento de pessoas, ainda não tenho qualquer sintoma!

Cumprimentos

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
« Responder #3 em: Agosto 07, 2009, 21:03:29 »
porra voces nunca estão satisfeitos com nada... parecem a TVI a arranjar sempre "assunto" sobre tudo...

qualquer feira de aldeia é como esta. qualquer supermercado também tem as coisas ao ar livre. Voce antes de comer as frutas e afins não as lava?

prevenção pra gripe A é não ir passear aos paises infectados... todos os casos que estão em portugal são casos de malta que veio de fora.
« Última modificação: Agosto 07, 2009, 21:04:24 por Pedro Oliveira »
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Agosto 07, 2009, 21:40:50 »
A gripe A não existe... é só um entretem...
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline K Daniel

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 07, 2009, 23:14:57 »
A  minha opinião é totalmente igual à do Pedro Oliveira.
Apoio também o tilion_daniel, pensemos bem, cada vez que vamos a um supermercado estamos em risco e já não falo dos alimentos expostos como vemos todos os dias em vários super e hipermercados da cidade, mas por exemplo nos carrinhos ou nos cestos (que agora são do tipo trollier), já se perguntaram ou já perguntaram a alguém se o sitio onde nós puxamos e empurramos os carrinhos e cestos dos super e hipermercados estão limpos e devidamente desinfectados??? A resposta quase de certeza que sei: NÃO!! Mas já agora que falamos neste assunto da Gipe A e nos cuidados que devemos ter, acho totalmente imprudente uma pessoa,só agora que uma Gripe passa a pandemia, opense que é necessário ter cuidado quando vai a uma feira ou a um supermercado, isto porque à muitos anos que existem virus como a hepatite que são muito mais mortiferos e facilmente transmissiveis.

O senhor vigilante já alguma vez pensou que ao ir a um supermercado e agarrar num carrinho que pode não estar desinfectado ou limpo,pode ficar instantaneamente infectado pelo virus da hepatite C (que é a mais contaguiosa e mortifera, que caso alguém não saiba ou nao se lembre, é transmissivel por um simples aperto de mão ou por um pouco de sour ou saliva), porque alguém que tenha esse virus que por não saber que contraiui esse virus foi a um super ou hipermercado fazer as suas compras tal como o senhor e agarrou no mesmo carrinho?? Não pensou pois não!? A hepatite é muito mais antiga que a Gripe A.

Como é obvio eu compreendo que é necessário estarmos alarmados. Mas não devemos é ganhar medo deste virus e começar a apontar todas as formas de propagação deste, porque se assim for ficamos todos em casa e não saimos, porque podemos contrair o virus da Gripe A. E com isto não estou a dizer que não é necessário saber como é que este virus pode ser contraido, mas por exemplo tem outro virus que já existe à muito mais tempo que é a SIDA e ainda não se sabe todas as formas de contração do virus.

Ter cuidado não é ser excentrico. Porque se formos dessa maneira qualquer dia não saimos de casa e mandamos desparasitar esta vivendo num espaço tipo NEVERLAND, que era todo desinfectado. Criticavam tanto o Michael Jackson por querer desparasitar a casa e andar sempre de mascara, mas agora estão à beira de ficar como ele. Não querendo ofender o Michael de quem eu sempre gostei e admirei.
Viva Torres Vedras

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 08, 2009, 04:59:53 »
Caros amigos, a gripe A está aí,vamos reflectir:

- em 2006 apareceu aí uma pandemia, vinda da Ásia, a que chamaram "gripe das aves", que era uma coisa horrorosa,ia matar 1/5 da população mundial, etc, etc. O único meio para nos salvarmos dessa gripe perigosissima era... o Tamiflu. Morreram pouco mais de 2 mil pessoas em todo o mundo com essa gripe, e não foi só a gripe que matou: haviam complicações anteriores, tal como existem nas mortes da gripe A.

- Entretanto, a gripe das aves foi esquecida, mas o Tamiflu continuou a ser fabricado.

- Em 2009, surge no México e nos EUA um alerta de um a estirpe da gripe que é mortífera, matou já 1500 pessoas em todo o mundo, quem contacta com doentes tem que ser medicado, os doentes têm de ser isolados, como se fossem leprosos. Só há um remédio: Tamiflu(que por sinal tem um stock muito recheado, só o exército espanhol tem 5 milhões de caixas de reserva).

Então não há mais medicamentos com a mesma posologia e composição do Tamiflu? Porquê tanto alarido em torno de uma estirpe de gripe que a maior parte das pessoas que afectou, pouco mais se fez sentir do que uma simples constipação, sendo que muitas delas nem ao médico foram sequer? Será que a gripe sazonal não matou mais gente desde Maio do que a gripe A? Porquê tanto alarido em torno de uma gripe que matou meia dúzia de pessoas, quando há milhares de crianças a morrer à fome todos os dias por esse mundo fora? E quem diz fome diz também doenças como a malária e a difteria.

Só vejo uma explicação. Quem anda pela net já a deve ter visto, e é muito plausível: existem interesses por detrás destas "pandemias", interesses económicos, vejam lá ao ponto que isto chegou. Já imaginaram quanto é que a Roche já lucrou com a Gripe A? Já viram quanto é que o senhor Donald Rumsfeld, ex-secretário de estado do governo do louco W. Bush, e um dos principais accionistas da Roche já ganhou com isto?

Não quero com isto desvalorizar a Gripe A. Mas também não quero acreditar em tudo o que a comunicação social diz dela, alarmando a população. A gripe sazonal até agora é muito pior que esta, e para essa estirpe não há planos de contingência, nem medidas de higiene que toda a gente deve ter diariamente, não apenas se estiver com gripe, etc. Aliás, se eu for ao hospital com gripe, estou lá dentro à espera umas boas horas para ser visto, junto de outros utentes. Da próxima vez que estiver constipado, digo que é gripe A. Pode ser que acreditem.

Com esta eu não me deixo convencer. Preciso de mais informação especializada, e sobretudo, casos convincentes para acreditar que esta é uma "pandemia".
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline marioc

• Hero Member
    • Ver Perfil
    • Dali beach
« Responder #7 em: Agosto 08, 2009, 06:04:03 »
Cada vez que um Portugues espirra, lá vem a Sr. Ministra: "...três pessoas no Alentejo espirraram e uma no Norte tossiu...". Outros problemas ficam para depois das ferias dos politicos porque nós temos de nos esfolar a trabalhar.