Autor Tópico: Rastreio AVC - contacto telefónico...  (Lida 1547 vezes)

Offline Kat

• Full Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Rastreio AVC - contacto telefónico...
« em: Julho 23, 2009, 23:48:05 »
Olá a todos.

Recebi hoje, na minha residência, um telefonema do "Centro de Rastreio Médico" com o assunto de realizar um rastreio de AVC no "antigo Grémio". Já tinham falado anteriormente com a minha mãe e como ela não estava, pediram-me para lhes dar um contacto móvel que eu recusei, pois não vou dar assim contactos particulares sem saber com quem estou a falar.

Queriam agendar o tal rastreio e era obrigatório que fossem os 2 membros do casal, e por isso queriam falar com a minha mãe para "marcarem com os Técnicos de Saúde". Não sei se é por estar ligada à área da Saúde, mas desconfio sempre destas coisas. A falta de referência a instituições do Estado e do SNS inspira-me pouca confiança. Aposto que é mais uma daquelas histórias em que as pessoas vão para fazer o rastreio e acabam só por lhes medir a tensão arterial e o índice de massa corporal, para depois iniciarem um ataque de venda agressiva de colchões ou aspiradores.
Mas como li qualquer coisa sobre um rastreio de AVC e doenças cardiovasculares na região Oeste, vinha aqui perguntar se já alguém ouviu falar deste tal rastreio no antigo Grémio.

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Julho 24, 2009, 04:32:24 »
Na feira andavam lá a fazer algo parecido... Começaram por medir a tensão, e depois a conversa já ia pra os colchões que vendem, que são muito bons, etc. Eu cortei logo a conversa ao perguntar se eu não estava ali para medir apenas a tensão... Portanto, acho que deve ser algo do género, cara Kat.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 24, 2009, 04:51:28 »
Eu também aconselho a ter cuidado com isso .
Ninguém dá nada a ninguém , ainda mais a telefonar a oferecer !!!!

Cumprimentos
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline Kat

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 24, 2009, 20:29:00 »
Voltaram a telefonar... Eu já sabia que isto era desse tipo de esquemas, mas como tinha ouvido falar do tal rastreio na zona Oeste, ainda ponderei inicialmente que fosse isso. Mas quando falam de ser preciso os 2 membros do casal... Isso denuncia logo a verdadeira motivação desta gente...

Confrontei a pessoa que me telefonou com a validade do tal rastreio, perguntei se era feito em articulação com a ARS Lisboa e Vale do Tejo e ele diz «Sim, é isso mesmo.» E eu pergunto «Mas está a dizer que sim só pq eu disse o nome da Administração que controla esse tipo de rastreios?»...
O senhor que telefonava começou a ficar mais irritado, dizia que não era para vender nada, que eu estava enganada... Que era uma iniciativa privada com autorização do estado, que acediam aos "inquéritos feitos pelo Ministério da Saúde"... Perguntei qual era a empresa privada que promovia o rastreio, deu-me o nome de Ortobedding. Nem precisei de procurar para depreender que era uma empresa de venda de colchões ortopédicos... (Embora o tenha confirmado posteriormente.) Mesmo confrontado com isto o senhor dizia que não era para vender nada e chegou ao ponto de dizer que não havia sentido em continuar a chamada pq eu "estava enganada e não me conseguia convencer". Até que enfim, um pouco de bom senso.

De seguida procuro no Google por rastreios e Ortobedding, encontro esta bela notícia do Correio da Manhã: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=2401B0F2-F9E8-48EE-B9D9-06B5AFBBD9BD&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E

Na notícia referem para contactar a ASAE… Resolvi ligar para lá para ver se podia alertar para esta situação, afinal o objectivo da ASAE não é fiscalizar as “actividades económicas”? Ou será apenas para multar e tramar as pessoas que tentam fazer um negócio honesto?
A conversa que tive com o senhor que me atendeu o telefone foi surreal… Disse que a ASAE “não actua nestas circunstâncias”… Se eles querem fazer o rastreio que façam e se querem vender colchões, que vendam! – Mas não é publicidade enganosa aliciar as pessoas para fazerem um rastreio quando a verdadeira motivação é vender/impingir artigos ortopédicos?? Gloriosa resposta: “ah eu só compro o que quero! Se não quero comprar venho-me embora…” – Então e as pessoas idosas ou outras mais susceptíveis de serem levadas nestas histórias? Enfim…

Para mim, o facto de mencionarem uma autoridade que pertence ao Ministério da Saúde para validarem o tal rastreio seria já por si criminoso, quanto mais a aliciação com motivos secundários que é a venda do tal material. Nem sequer ponho em causa a qualidade do material, só questiono o facto de negarem veementemente tratar-se de uma sessão de vendas, é claramente publicidade enganosa. Se querem vender tudo bem, mas não enganem as pessoas.
« Última modificação: Julho 24, 2009, 20:57:48 por Kat »

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 25, 2009, 03:22:06 »
Essa gente não tem escrúpulos nenhuns. Os meus avós é que falam bem com eles.
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...