Autor Tópico: Ecopista  (Lida 8402 vezes)

Offline Feliciano VASA

• Full Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Ecopista
« Responder #30 em: Junho 20, 2009, 01:29:21 »
Rogério,

Faça: Responder ao Tópico. Abre-se uma janela onde normalmente se escreve. Em cima tem o tipo de fonte, o tamanho e a cor. Na formatação clique no quadrado 11 a partir de esquerda.

Vai aparecer no texto uns caracteres, [] com img dentro sem espaços:

[ img]http://endereço da sua imagem[/img ] (sem espaços dentro dos caracteres)

Entre os caracteres coloque o endereço de uma imagem. Atenção a imagem deve estar na internet. Pode fazê-lo transferindo as imagens para um banco de imagens gratuito tipo Picassa. Desde que tenha uma conta google, tipo gmail, dá.

Faça previsualizar. Se estiver tudo correcto clique no enviar resposta e já está!

« Última modificação: Junho 20, 2009, 05:34:04 por Feliciano VASA »
Feliciano da Vasa Ferreira

Reflexões e Artigos publicados

Offline Feliciano VASA

• Full Member
    • Ver Perfil
Ecopista
« Responder #31 em: Junho 20, 2009, 01:54:49 »
Sinalização : 2
Piso: 2
Percurso : 9
Dificuldade :3

Prós: aproveitamento das vias pré existentes com pouca inclinação do terreno. Colocação de zonas de descanso. Valeu pela intenção.

Contras : Piso solto com cascalho demasiado grosso e pouco compactado, com tendência para resvalar em época de chuvas. Inexistência de flecha superior do perfil da via que como está, tenderá para acumulação de aguas.
Placas sinalizadoras maiores com deficiente e confusa colocação no terreno.
Mapa demasiado confuso com enorme escassez de informação.
Zonas perigosas com nenhuma protecção lateral.(boa Rogério)
Sinalização de aproximação de via prioritária inexistente.

A melhorar : Esclarecimento das regras de circulação no mapas existentes da via, com mais sinais de aviso com setas maiores que indiquem mudança de direcção e metros até próxima continuidade da pista.
Sinalização da via de acordo com o estabelecido e usado internacionalmente para definir vias deste tipo com respectiva legenda.
No lado da pista ecologica alguns locais devem possuir aviso de aproximação de estrada com prioridade.
Placa com indicação de "ecopista" e sensibilização para velocidade moderada dos veículos a motor, no inicio dos vários troços.
Indicação km a km no percurso, para nos situarmos.(boa Rogério)
Indicação de legendas em língua estrangeira.
Mapa deve ter indicação de alternativas viárias e indicação de kilometragem para facilitação e localização de possível incidente.
Indicação no Mapa de zonas susceptíveis de incremento do tráfego motorizado.
As indicações dos postes devem estar numeradas e assinaladas nos mapas existentes.(não precisam de estar todas, basta de 10 em dez). Esta medida é de segurança e evacuação.
Placas sinalizadoras maiores, e de acordo com as dimensões aceites internacionalmente.
« Última modificação: Junho 24, 2009, 05:00:41 por Feliciano VASA »

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
  • Popularidade: +3/-0
    • Ver Perfil
Ecopista
« Responder #32 em: Junho 20, 2009, 04:58:45 »
Vasa , obrigado .
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline nmoedas

• Sr. Member
    • Ver Perfil
    • http://nunomoedas.com.sapo.pt
Ecopista
« Responder #33 em: Junho 24, 2009, 03:21:22 »
Pensava já ter comentado este topico...mas aproveito então para seguir a ideia do forista VASA.

Sinalização: 4
Piso: 6
Percurso: 7
Dificuldade: 3 (grau de dificuldade de 1 - 10)

Prós: ecopista sem grandes exigências físicas ou técnicas em ambos os sentidos, espaçosa, bom aproveitamento dos trilhos, zonas de descanso.

Contras: sinalização pobre e confusa, travessia da EN 9, sem indicação das distâncias intermédias e outras informações durante o percurso, excesso de gravilha nalguns locais, mapa pouco detalhado.

A melhorar: Melhorar a sinalização tornando-a de mais rápida leitura (reparei que foram colocadas indicações no alcatrão o que permite ter mais atençao à estrada do que tentar perceber as placas), colocar pontos de informação intermédios com infos do local e distâncias, aproveitar as obras na EN 9 para se colocar uma faixa ciclável para que seja dada atenção pelos condutores, não apresentação de alternativas para aceder a vias de comunicação principais ou localidades (aconteceu já com uma corrente partida a 2 km's da silveira...), sensibilizar os condutores para a existência da pista onde circulam pais, mães, filhos, avos, etc...
« Última modificação: Junho 24, 2009, 03:53:05 por nmoedas »
NM

Offline josexavier

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • http://josexavier1.blogspot.com
Ecopista
« Responder #34 em: Julho 07, 2009, 00:06:14 »
Li todas as mensagens aqui colocadas. Não moro em Portugal, mas vou aí estar de férias nas próximas semanas.  Vou levar a minha BTT e depois experimentar, para dar a minha opinião, aqui no fórum.
Parece-me já muito bom termos uma eco(ciclo)pista entre Torres Vedras e Santa Cruz. Estou habituado a ciclovias na Holanda, mas poderei depois comparar.
Estou ancioso para ver.

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
    • Ver Perfil
Ecopista
« Responder #35 em: Julho 09, 2009, 04:14:54 »
Não venha muito ansioso , porque vai notar ALGUMA diferença .
No entanto , acho que temos que começar por qualquer coisa , e apesar de tudo , acho positivo o que já foi feito , deve haver quem ache o contrário ....mas olhem ...paciencia .
Não há nada como experimentar ....
Rogério

O melhor amigo , não é aquele que nos faz rir com mentiras , mas sim , aquele que nos faz chorar com verdades .

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
Ecopista
« Responder #36 em: Julho 09, 2009, 05:00:53 »
Quando pensam fazer a outra ecopista junto ao rio Alcabrichel, e onde vai começar a dita ecopista?
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline poi3

• Ver Perfil
Ecopista
« Responder #37 em: Agosto 07, 2009, 01:22:48 »
Já fiz a ecopista algumas vezes.
De facto a sinalização não é a melhor. Ainda tive de perder algum tempo (algumas placas) a interiorizá-la. Acho que não era preciso reinventar a roda.. o desenho até podia ser o mesmo, mas se em vez do quadrado fosse em seta, seria mais do senso comum e mais fácil portanto. A sinalização da rotunda de s. pedro, para quem vai para torres, está deficiente. É o único erro grave que encontro. Sou da zona e percebi que estava mal, mas outras pessoas ficariam ali a "patinar" um bocado.

De resto não concordo com grande parte das queixas. Devo ser um cidadão de segunda porque sou menos exigente lol. shame on me.
Com o passar do tempo, como é óbvio, a gravilha já não é um problema porque ela não está solta. Se ficasse sempre assim é que era chato de facto. Não preciso de pontes nem avisos de estrada com prioridade, porque, por exemplo, ver a estrada da bordinheira à minha frente não me parece ter grande ciência: é melhor olhar para os carros que passam.

Até me queixava do vento, que por vezes está demasiado forte contra mim, e era bom que houvesse alguns corta ventos ao longo do percurso nas bermas. Deve haver alguma regra nalgum país que corrobore o que eu digo :P

Mas agora a sério: até percebo o vosso/seu ponto de vista -- tudo xpto e isto, aquilo e mais aculoto tudo como "manda a lei". Sem dúvida que isso era espectacular. Mas eu prefiro que gastem o dinheiro a fazer mais, do que ter menos mas perfeito.  Porque é disso que se anda aqui a falar. Perfeição. A ecopista está média/acima da média. A ideia de ter uma ecopista exclusiva para ciclistas e afins sem motor, soa-me é a esbanjamento de dinheiro. Mas isto sou eu, uma pessoa que não percebe as coisas porque as está a querer pouco, claro está.

Em relação à divulgação, acho uma boa ideia colocar a meio do percurso algumas mais. Até porque ela é tão longa, que às vezes não apetece fazê-la toda e começa-se a meio, por exemplo no aranha. E noutras línguas, nem que seja só Inglês (não me lembro de ter visto. Se tiver, my bad). E divulgação exterior.. é como tudo. Está espalhado por aqui e por ali. Muita gente nem faz ideia do que se passa em Torres devido a essa dispersão. O descartável Fixe ajuda, mas na internet devia haver um só sítio específico, para saber de tudo o que está remotamente ligado com turismo passível de se fazer em torres. Ecovias vias-eco,  whatever, no fundo, 'aquelas coisas assinaladas para andar de bike que supostamente nos vão levar a algum sítio cool', são um bom atractivo para se visitar torres. btt tá na moda ;)

P.S. -- Numa das ramificações, a que vai dar à Foz (a meio da praia) tem lá lugares pa descanso, mas cadê dos sítios para prender a bikes? Mar a 50m, era mais amigo ter lá as "coisinhas" para prendê-las. Pormenores que não beliscam. Ainda sou um português desenrascado, lol. O importante é que os "menzinhos" da CMTV não parem porque está feito, e daqui a uns tempos pensem como podem melhorar o que já está bom.

my 2 cents.
« Última modificação: Agosto 07, 2009, 01:26:34 por poi3 »

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
Ecopista
« Responder #38 em: Agosto 07, 2009, 05:24:11 »
Poi3: sabes como isto é em Torres. Se se faz,é porque faz, se não se faz, é porque não se faz. Eu acho que este tipo de obras não deve ficar bem feito à primeira, porque senão não se poderia melhorar. Vivemos numa sociedade que reprime o erro, de forma negativa, em vez de considerar o dito erro como uma forma de aprendizagem. Não é por acaso que tanto se diz "aprender com os erros". Como tal, a ecopista, sendo uma obra que tem de ser implementada, e não construída (espero que percebam a diferença) é bom que tenha algumas lacunas. Como dizes no teu post, é preferivel gastar o dinheiro a fazer mais do que gastar muito a fazer pouco... E creio bem que há muitas pessoas que não perceberam que a ecopista não é uma ciclovia.

PS: gostei dessa do "shame on me". LOL
André Martins

Torres Vedras é uma terra privilegiada. Pena é os privilégios não serem para todos...

Offline Feliciano VASA

• Full Member
    • Ver Perfil
Ecopista
« Responder #39 em: Agosto 08, 2009, 02:43:18 »
Quais pessoas?

Offline André Martins

• Hero Member
    • Ver Perfil
Ecopista
« Responder #40 em: Agosto 08, 2009, 04:16:09 »
Pessoas que na rua eu ouço a dizerem que a "ciclovia" junto ao rio devia ser de alcatrão, etc. Aqui no fórum pelo menos acho que todos sabemos que se trata de uma ecopista.
André Martins

Offline Xpto

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Ecopista
« Responder #41 em: Agosto 15, 2009, 18:11:30 »
Concordo, com todas as opiniões aqui registadas,mas tenho um grandíssimo problema. Adquiri uma bicicleta, gostava de fazer utilizar  ecopista no trajecto Torres Vedras - Santa Cruz ( e vice - versa). Fui então informar -me no posto de Turismo de Torres Vedras do trajecto da dita ecopista , confiante de que me iriam dar um mapa  da ecopista , mas não o funcionário a única coisa sabia era que esta tinha uma extensão de 34km. Ajudem -me com a localização da ecopista .
Espero que os serviços da camâra sejam melhorados, não basta criar as infrastruturas , á que mante -las e dar conhecimentos aos utentes das mesmas.

Qualquer coisa enviem sff para o meu email : asgl1994@hotmail.com ;)
Obrigado, Xpto
« Última modificação: Agosto 15, 2009, 18:18:20 por Xpto »

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Agosto 16, 2009, 15:04:43 »
Boas
Caro Xpto

A Ecopista vai da Expotorres ( passando por baixo da ponte da variante ) acompanhando o Rio Sizandro até à Foz e, antes daquele local, aquela ecopista desenvolve uma ramificação até Santa Cruz, onde liga à já existente ciclovia que segue até Porto Novo.
Está sinalizada , ao longo do trajecto .

Cumprimentos
Rogério

Offline lua777

• Full Member
    • Ver Perfil
Re:Ecopista ALERTA
« Responder #43 em: Janeiro 18, 2010, 17:55:48 »
Ok eu sei que temos sido arrasados na região com temporais imensos, mas este fim de semana fiz novamente a ecopista de torres vedras à Praia Azul, e mete pena o estado que ficou.

Espero que alguém esteja a pensar em arranjar a ecopista especialmente no inicio do troço entre torres vedras e bordinheira, está muito mau, eu sei que quem faz estas obras normalmente não é de fazer BTT e ciclismo, mas fica aqui o aviso, para tentarem solucionar o problema.

Offline rogeriopaulo

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Junho 20, 2010, 14:30:34 »
A ecopista está operacional há já algum tempo .

Hoje fiquei surpreendido agradávelmente com o movimento encontrado na ecopista , apesar de haver muito vento , com muitas dezenas de torreenses a cruzarem-se comigo .
Penso que a pouco e pouco , a ecopista vai ser um ponto " obrigatório " no desporto popular ao fim de semana no concelho de Torres Vedras .

Cumprimentos
Rogério