Autor Tópico: Ecoponto - Urb.Qta Boavista (Ameal)  (Lida 1878 vezes)

Offline katy84

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Ecoponto - Urb.Qta Boavista (Ameal)
« em: Fevereiro 20, 2009, 23:28:28 »
Carissimos,

Gostaria de deixar por aqui a seguinte observação e esperar que alguém faça alguma coisa para inverter a situação:

Sou moradora da Urbanização Quinta da Boavista no Ameal (junto à rotunda) desde Outubro de 2008.
Como sou - ou pelo menos tento - ser uma cidadã consciente e ambientalmente preocupada, tenho em minha casa um ecoponto doméstico que uso todos os dias e como é obvio ao fim de alguns dias tenho de colocar o lixo devidamente separado e ensacado nos ecopontos que se encontram (?!?!) disponiveis à população.
Contudo esta tarefa não é muito fácil, pois nas emediações da referida urbanização so existe um ecoponto.
De lembrar que vivo numa urbanização, que para quem não conhece é bastante grande e onde apesar de ainda existirem alguns lotes para construção, a sua maioria já possui habitações que actualmente estão a ser utilizadas.
Tendo em conta o planeamento urbanistico implementado na urbanização foram efectivamente definidos locais para os contentores destinados ao lixo comum (indiferenciado); o que eu pergunto e lembrando a necessidade cada vez mais constante de preservarmos o planeta e fazer reciclagem (incentivada pela CMTV) é se também não teria sido conveniente ter pensado em locais destinados aos ecopontos na urbanização ??
E mais, ainda que não se tenham lembrado desse grande pormenor porque não os colocar em outro qualquer lugar já que a urbanização é grande e a necessidade dos mesmos muito maior ??

Agradecia que alguem responsavel por esta temática tenha em conta a minha exposição e pense se será possivel a implementação dos ecopontos na Urbanização Quinta da Boavista (eu para alem de achar que sim, acho que ela é absolutamente importante).

Catarina Fontes

Offline Turcifalense

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Fevereiro 22, 2009, 19:35:00 »
primeiro que tudo há que vender as habitações todas e depois logo se pensa no resto. infelizmente em Portugal é assim.
Uma das primeiras virtudes sociais é tolerar aos outros aquilo que devemos proibir a nós mesmos.

Offline PraiaSC

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 23, 2009, 02:55:53 »
As pessoas antes de efectuarem a compra da habitação deveriam consultar o processo do loteamento, ou ver as condições e que infraestruturas existiam  no local, mas como de custume a preocupação é o preço, e depois logo se reclama.

Offline katy84

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 23, 2009, 23:41:08 »
quote:
Mensagem original enviada por PraiaSC

As pessoas antes de efectuarem a compra da habitação deveriam consultar o processo do loteamento, ou ver as condições e que infraestruturas existiam  no local, mas como de custume a preocupação é o preço, e depois logo se reclama.

Meu caro PraiaSC,

primeiro que tudo não me parece que tenha referido em lado algum o preço da minha habitação portanto não me parece muito lógica a sua observação;
segundo parece-me que direitos de higiene/limpeza e preocupação ambiental nada têm em comum com valores de habitações ou mesmo da conta bancária de cada um;
É da responsabilidade da camâra e/ou junta de freguesia criarem as condiçoes necessárias para que se possa usufruir do "direito" de fazer reciclagem... contudo para si parece que esse "direito" só aos cidadãos residentes nas cidades (que supostamente pagam mais pelas suas habitaçoes)está adjacente!

Por fim agradeço o seu comentário apesar de não trazer nada de nem de positivo nem de negativo ao assunto... mas enfim.
Catarina Fontes

Offline Turcifalense

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 25, 2009, 02:26:12 »
quote:
Mensagem original enviada por PraiaSC

é perfeitamente normal nos casos em que se constroem novas habitações, serem criadas as condições mínimas de higiene. neste caso aqui apresentado o que refere é que antes de se fazerem os prédios já devam existir contentores?? Não faz muito sentido o que diz... [:p]
Uma das primeiras virtudes sociais é tolerar aos outros aquilo que devemos proibir a nós mesmos.

Offline katy84

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 04, 2009, 22:16:43 »
Agradeciasse encarecidamente que o sector de limpeza urbana pudesse emitir opinião/esclarecimento sobre a situação exposta.

Muito grata,
Catarina Fontes

Offline katy84

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 22, 2009, 22:11:23 »
Boas tardes,

Não sabendo se este post contribuiu ou não para a colocação dos ecopontos no referido local, venho informar que os mesmos foram colocados durante a manhã de hoje.
O meu obrigado para quem solucionou a questão!
Catarina Fontes