Autor Tópico: Nutrição  (Lida 2121 vezes)

Offline Sheila Antunes

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Nutrição
« em: Setembro 03, 2008, 23:56:16 »
Boa tarde!
O meu nome é Sheila Antunes e sou dietista.
Gostaria de realçar a importância de uma alimentação saudável e adequada, em todas as fases do ciclo da vida, nomeadamente na infância. A alimentação permite um correcto crescimento e desenvolvimento comportamental, social e cognitivo das crianças e jovens, permitindo também prevenir ou melhorar um estado de doença. Deste modo, no Centro Terapêutico infantil e Juvenil em Torres Vedras e na Clínica Médica e Dentária Miguel Bento, são dadas consultas semanais de nutrição e dietética, bem como a realização de sessões de educação alimentar com crianças, jovens e adultos.
Fica o alerta! Cumprimentos, Sheila Antunes.


 

Offline JRODRIGUES

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Nutrição
« Responder #1 em: Setembro 08, 2008, 09:44:40 »
Onde é que eu já li isto? Será publicidade?
 

Offline JRODRIGUES

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Nutrição
« Responder #2 em: Setembro 08, 2008, 09:46:12 »
Porque não coloca a mensaguem nos alertas e em todos os fóruns?
 

Offline armando

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Nutrição
« Responder #3 em: Setembro 10, 2008, 17:08:01 »
Este alerta da Nutricionista Sheila Antunes é importante, no entanto a forma com que o faz, apontando alguma publicidade não é muito bem aceite por algumas pessoas deste Forúm, por estar fugir ao seu objectivo principal que é discutir "Torres Vedras".

Dado o interesse que tem o tema da Nutrição da população escolar, sugiro que seria bastante altruista que a Srª Sheila Antunes aproveite este forum para explicar aos Pais e Encarregados de Educação os cuidados que devem ter com a alimentação dos filhos, e se quizer fazer publicidade tem imensas hipoteses na Internet, utilizando Blogs, criando páginas, enviando mails, etc. Grande parte destes meios são gratuitos ou muito baratos.

Saudações Torreenses

Armando Fernandes

Offline JRODRIGUES

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Nutrição
« Responder #4 em: Setembro 11, 2008, 01:09:22 »
E ate poderia criar um forum sobre nutrição e dar alguns concelhos sobre nutrição, e era uma maneira de fazer publicidade só que mais soft, e na minha opinião aceitável.
 

Offline Sheila Antunes

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Nutrição
« Responder #5 em: Setembro 11, 2008, 18:19:43 »
Bom Dia!
Respondendo aos comentários feitos, pensando bem, compreendo perfeitamente a mensagem que me querem transmitir, e agradeço o conselho...penso que talvez a minha ideia não tenha sido a mais feliz...
De qualquer forma, fico ao dispor dos pais, para o esclarecimento de quaisquer dúvidas relacionadas com a alimentação dos seus filhos.
Caso necessitem de alguns conselhos,estou à disposição.
Obrigada e mais uma vez, agradeço o conselho.
Os melhores cumprimentos,
Sheila Antunes
 

Offline JRODRIGUES

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Nutrição
« Responder #6 em: Setembro 11, 2008, 19:33:56 »
Muito obrigado, se necessitar de os serviços de uma nutricionista irei contactá-la.
 

Offline Sheila Antunes

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Nutrição
« Responder #7 em: Setembro 11, 2008, 20:07:14 »
Bom dia!

Não sei se é do vosso interesse...
Contudo, pelo menos desta vez, Coloco à disposição dos usuários deste forum, um artigo,que em princípio, irá ser publicado no jornal badaladas, com algumas alterações.

"Regresso à Escola e … alimentação!

Hoje em dia é inequívoca a relação entre os hábitos alimentares e saúde, sendo cada vez mais clara a influência das práticas alimentares no desenvolvimento e condição física, intelectual e emocional dos indivíduos ao longo da vida.

Existem evidências científicas, de que os padrões de comportamento alimentar adquiridos na infância e na juventude têm uma forte tendência a manter-se ao longo da vida adulta. Portanto e considerando os níveis chocantes que a obesidade infantil está a atingir em Portugal, é imprescindível encetar um combate severo, ao nível dos diferentes níveis de actuação (família, escola, profissionais de saúde…) para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e de actividade física regular.

Um novo ano lectivo está a iniciar. Com este novo processo de aprendizagem, surgem também, geralmente, alguns sentimentos de ansiedade e stresse. Para pais e filhos, esta nova etapa é difícil de gerir, especialmente quando o ingresso à escola, envolve mudanças e novas rotinas. Não menos importante, é a preocupação dos pais, relativamente à alimentação dos seus filhos.

As crianças, devem aprender e interiorizar bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida, proporcionando os nutrientes necessários e em quantidades adequadas para um bom crescimento e desenvolvimento. Para se instaurar uma alimentação saudável, é necessário fazer várias refeições diárias (cerca de 5 a 6), variadas e equilibradas.

É imprescindível iniciar o dia com um pequeno-almoço adequado, pois é a refeição que nos prepara para o novo dia. Entre a última refeição da véspera e o acordar, passam-se muitas horas sem comer e o nosso organismo necessita de nutrientes e energia que só obtém com uma boa refeição. Por mais difícil que seja, não deixe o seu filho sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. Este, deve incluir um lacticínio - leite, queijo ou iogurte e um farináceo - pão, de preferência de mistura ou cereais de pequeno almoço (pouco ricos em gordura e açúcar), e se possível, uma peça de fruta. Procure criar este hábito na família e verá que é decisivo para a boa disposição matinal!

Levar o lanche de casa para o meio da manhã/tarde constitui a melhor opção, para que as crianças não fiquem sujeitas a escolhas alimentares mais dispendiosas e sem qualquer interesse nutricional e que para além disso, contribuem para a falta de apetite ao almoço. É necessário algum rigor na escolha dos alimentos a enviar. Devem evitar-se as batatas fritas, bolos, aperitivos, refrigerantes, pão industrial com chocolate, enfim, alimentos cheios de gordura e açúcares. Portanto, a melhor opção para a merenda da manhã/tarde, é o leite escolar ou um iogurte com uma peça de fruta e/ou uma fatia de pão de mistura. A criança interioriza que esses alimentos fazem parte da alimentação quotidiana, percebe que os pais os apreciam e tende a imitar.

Relativamente ao almoço, é importante que se informe junto da escola, acerca do funcionamento do refeitório. É importante saber, se não abusam dos fritos e dos guisados, e se a refeição servida é nutricionalmente equilibrada e variada. Esta, deve ser constituída por uma sopa de legumes, um prato de carne ou pescado (de preferência magros, dando preferência ao peixe) acompanhado de uma boa dose de legumes/salada e uma pequena dose de farináceos (batata, arroz ou massa) e fruta variada como principal sobremesa. Tem o direito e o dever de exigir uma alimentação saudável e de alertar os responsáveis para esta necessidade.

É importante reflectir e é fundamental que cada um de nós assuma o seu papel na promoção da saúde das nossas crianças".

                     Sheila Antunes, Dietista