Autor Tópico: Abate dos animais do Canil Municipal  (Lida 4214 vezes)

Offline lelocas

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Abate dos animais do Canil Municipal
« em: Novembro 06, 2003, 22:54:03 »
Queria apenas mostrar o meu desagrado pelo que ouvi ontem (05/11/03) no jornal da noite da SIC em que noticiaram que o canil iria abater mais de 200 animais, porque ñ tinha condições. Eu vi as imagens e tal como uma senhora referiu os animais ñ se encontram aos montes, visto terem espaço para os ter o que vão fazer é pior que as pessoas que os abandonam, pois esses animais são seres vivos e tal como nós sentem dor e tristeza, e o que eles nos podem dar já pensaram nisso?? Podem-nos dar muito amor, amizade, carinho e nos afastar da solidão. Mas como muitas pessoas o Sr. Presidente da Câmara parece não ter coração, é muito mais fácil mata-los do que tentar encontrar um dono para eles. Ter que gastar dinheiro em propagandas de adopção ou em eventos que promovam a adopção ( secalhar até nem precisam de gastar nada, pois há muita gente que adora os animais e sabe o bem que eles fazem, tal como associações que podiam ajudar nesses eventos). Quanto a falta de comida para alimentar todos os animais que têm, podiam tentar angariar comida, fazer um peditório na rua ou nas lojas ou empresas, não de dinheiro mas de comida (há muitas pessoas que não dão dinheiro mas comida há-de haver muitas a dar). Portanto tudo o que dizeram para provar que têm de abater os animais pode ser facilmente resolvido, com um pouco de amor e carinho para com os animais. Ah! Quanto a maneira de os abaterem pelos vistos também não é a mais correcta, acho que ninguém têm o direito de por estes seres vivos em sofrimento, mais do que aquele que eles já tiveram. Já que os querem abater façam-no sem sofrimento. E quanto ao Sr. que falou que se diz Veterinário, devia gostar de animais, mas não, tal como ele há muitos que trabalham não por amor aos animais (visto ser uma profissão onde é preciso haver amor e sentimentos pelos animais), mas por amor ao dinheiro. Para acabar, mete-me cada vez mais raiva e nojo pensar que ainda há pessoas assim capazes de fazer uma maldade tão grande. Com o meu sincero desagrado pela situação existente aqui me despeço. (Espero que ao menos o Sr, Presidente da Câmara leia isto).

Offline Sérgio Ribeiro Jacinto

• Ver Perfil
Abate dos animais do Canil Municipal
« Responder #1 em: Dezembro 11, 2003, 09:15:54 »
Não posso concordar mais com tudo aquilo que aqui afirma.

No entanto é o que temos...

Continue a ajudar esta nobre causa.

Obrigado.

Sérgio Ribeiro Jacinto.
quote:
Mensagem original por lelocas

Queria apenas mostrar o meu desagrado pelo que ouvi ontem (05/11/03) no jornal da noite da SIC em que noticiaram que o canil iria abater mais de 200 animais, porque ñ tinha condições. Eu vi as imagens e tal como uma senhora referiu os animais ñ se encontram aos montes, visto terem espaço para os ter o que vão fazer é pior que as pessoas que os abandonam, pois esses animais são seres vivos e tal como nós sentem dor e tristeza, e o que eles nos podem dar já pensaram nisso?? Podem-nos dar muito amor, amizade, carinho e nos afastar da solidão. Mas como muitas pessoas o Sr. Presidente da Câmara parece não ter coração, é muito mais fácil mata-los do que tentar encontrar um dono para eles. Ter que gastar dinheiro em propagandas de adopção ou em eventos que promovam a adopção ( secalhar até nem precisam de gastar nada, pois há muita gente que adora os animais e sabe o bem que eles fazem, tal como associações que podiam ajudar nesses eventos). Quanto a falta de comida para alimentar todos os animais que têm, podiam tentar angariar comida, fazer um peditório na rua ou nas lojas ou empresas, não de dinheiro mas de comida (há muitas pessoas que não dão dinheiro mas comida há-de haver muitas a dar). Portanto tudo o que dizeram para provar que têm de abater os animais pode ser facilmente resolvido, com um pouco de amor e carinho para com os animais. Ah! Quanto a maneira de os abaterem pelos vistos também não é a mais correcta, acho que ninguém têm o direito de por estes seres vivos em sofrimento, mais do que aquele que eles já tiveram. Já que os querem abater façam-no sem sofrimento. E quanto ao Sr. que falou que se diz Veterinário, devia gostar de animais, mas não, tal como ele há muitos que trabalham não por amor aos animais (visto ser uma profissão onde é preciso haver amor e sentimentos pelos animais), mas por amor ao dinheiro. Para acabar, mete-me cada vez mais raiva e nojo pensar que ainda há pessoas assim capazes de fazer uma maldade tão grande. Com o meu sincero desagrado pela situação existente aqui me despeço. (Espero que ao menos o Sr, Presidente da Câmara leia isto).

Offline Vicentino

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Abate dos animais do Canil Municipal
« Responder #2 em: Outubro 04, 2010, 15:09:22 »
 Sim defendam muito os pobres animais e deixem os seres Humanos a passar fome e a serem mal tratados.

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 04, 2010, 20:17:23 »
Eu acho mal abaterem os animais mas sinceramente julgo ser um mal necessário...

O que há a fazer é impedir o crescimento da população de animais abandonados, para isso julgo ter ouvido dizer há tempo que iam "obrigar" todos os donos de animais de estimação a colocar um chip de identificação no mesmo para que fosse fácil saber quem é o proprietário de qualquer animal existente no País.

Tal como a maioria das leis nacionais esta continua a não ser aplicada e mesmo quando aplicada a inspecção não funciona pois caso funcionasse os números não continuavam a crescer.

Posso dizer que tenho um cão faz muitos anos e que o "apanhei da rua" julgo que estaria abandonado, coloquei-lhe um chip de identificação e tem a  papelada toda em ordem, é com muita pena minha que não posso acolher mais cá em casa.

A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline DFerreira

• Sr. Member
  • Popularidade: +7/-2
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 05, 2010, 10:34:57 »
Há aqui muita coisa errada neste post:

"o que vão fazer é pior que as pessoas que os abandonam, pois esses animais são seres vivos e tal como nós sentem dor e tristeza??" - e a dor e a tristeza de viverem em falta de condições?

"Mas como muitas pessoas o Sr. Presidente da Câmara parece não ter coração" - acho injusto, visto o grande suporte que a CMTV dá ao evento de adopção de cães, associação protecção animais e a manutenção do proprio canil

"pois há muita gente que adora os animais e sabe o bem que eles fazem" - leleocas parece-me ser uma dessas pessoas, pq não vem a correr e leva os animais todos?

Em nenhum momento falou em responsabilizar quem os abandonou ou maltratou, optou por acusar a câmara de insensibilidade perante uma situação que a câmara sustenta do seu proprio orçamento duramente largos periodos
Em nenhum momento se voluntariou para ajudar, optou por cobrar à câmara a solução de um problema caro, da qual a câmara nem é a responsável.

É o velho "faça-se, aconteça-se, mas a câmara paga"

Offline Tipo

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 05, 2010, 15:21:05 »
Por momentos fiquei com a impressão que se estava a falar de ‘’objectos’’ ou ‘’coisas’’, com tal insensibilidade…

Afinal parece que o tópico é a respeito de animais domésticos em geral, e de cães em particular.

Sem dúvida que as gerações futuras nos irão considerar (todos nós) umas grandes bestas por coisas deste género, tal como nós pensamos acerca das gerações anteriores.

É esta "impotência"que eu abomino, quando somos obrigados a dizer que é um mal necessário!

É nestas situações que se vê ou devia ver a nossa HUMANIDADE.

Mas no actual contexto, com todas estas dificuldades...

Offline Zé do Boné

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 06, 2010, 12:45:08 »
Caro Tipo,

Sinceramente sensibilidade para este caso é coisa que não me falta pois tanto eu como os meus pais temos animais em casa que foram apanhados da rua, cães e gatos.

Agora eu gosto de os ouvir falar queria era ver a maioria das pessoas a fazer o mesmo, querem fazer pelos animais recolham-nos ou doem fundos a sério, em vez de virem mandar "bitaites" da boca pra fora.

E mais para reclamar da CMTV eu queria era reclamar da ausência de espaços verdes e praias onde se possa passear com os animais de estimação, pois são essas pequenas acções que fazem diminuir o abandono dos animais... Basta ir a Espanha para se ver praias para cães e na maioria das cidades portuguesas nos parques pode-se andar com os animais á trela não deixando de existir alguns relvados reservados á espécie humana.
A liberdade de cada um, começa onde acaba a do próximo.

Offline Tipo

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 06, 2010, 22:56:05 »
@ Zé do boné

Se por cada dez animais abandonados um for adoptado, o problema fica resolvido?
E se o rácio for de um para cem ou para mil?

Será que tenho de adoptar um cão, para ficar em paz com a minha consciência, quando o problema está em quem os abandona?

Quem adopta um animal, apenas resolve uma parte muito pequena do problema. Demasiado pequena.

É pelas mãos dos próprios donos que grande parte dos cães e gatos chega ao Canil Municipal de Lisboa, onde, segundo a lei, passados oito dias são abatidos. Durante as férias, entram no canil dezenas de animais por semana.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/mais-animais-abandonados

Em Portugal os cães estão a transformar-se num bem descartável

http://www.publico.pt/Sociedade/em-portugal-os-caes-estao-a-transformarse-num-bem-descartavel_1302206?all=1

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Caes-abandonados.rtp&headline=20&visual=9&tm=8&article=226722

Será que o problema é a falta de espaços verdes e praias onde não sejam proibidos animais de estimação?

Ou será que é um problema de mentalidade e impunidade de quem comete esses actos?

Quanto á CMTV como muitas outras câmaras, apenas se limitam a cumprir a legislação portuguesa que nesta área é pobre, omissa e profundamente branda, além de excessivamente burocrática.

PROTECÇÃO AOS ANIMAIS
Lei n.º 92/95
de 12 de Setembro
Lei n.º 92/95 de 12 de Setembro
CAPÍTULO III
Eliminação e identificação de animais pelas câmaras municipais
Artigo 5.º
Animais errantes
1 - Nos concelhos em que o número dos animais errantes constituir um problema, as câmaras municipais poderão reduzir o seu número desde que o façam segundo métodos que não causem dores ou sofrimentos evitáveis.
2 - Estas medidas deverão implicar que, se esses animais tiverem de ser capturados, isso seja feito com o mínimo de sofrimento físico ou psíquico, tendo em consideração a natureza animal, e, bem assim, que, no caso de os animais capturados deverem ser detidos ou mortos, tal seja feito em conformidade com métodos não cruéis
Artigo 6.º
Reprodução planificada
As câmaras municipais deverão:
1) Aconselhar os donos dos animais a reduzir a reprodução não planificada de cães e gatos, promovendo a sua esterilização quando tal se revele aconselhável;
2) Encorajar as pessoas que encontrem cães ou gatos errantes a assinalá-los aos serviços municipais.

http://www.lpda.pt/legislacao/proteccao_animais.htm 

E essa parte de vir mandar ‘’bitaites’’…  desculpe-me.