Nesta terra que, no passado teve vida própria, em que a estação do comboio funcionava em que as pessoas construíam a sua casita aos poucos, para estar pronta quando casassem, etc. Hoje, temos uma terra cinzenta, sem hipótese de crescer, onde os jovens casais têm que partir à procura de casa, porque aqui não há. Aqui é proibido crescer. Quanto mais pequenino melhor. Quanto mais ignorante melhor. Quanto mais cego melhor. Ah! Outeiro, Outeiro! o que tu já foste! A desmotivação das pessoas é total. Ficamo-nos pelo futebol, pelas telenovelas e pouco mais. Se me é permitido analisar por este forum,o desinteresse das pessoas é gritante. Será que as pessoas ainda não acordaram e acham que estamos a 24 de abril? Noto que algumas pessoas cá do burgo, quando se referem a algum proprietário de alguma cerâmica, dizem: "O Patrão fulano, ou o patrâo fulano" e alguns deles nunca foram seus empregados. Somos mesmo pequeninos!Mas é aqui que eu moro e foi aqui que me nasceu o meu primeiro dente. É aqui que estão sepultados os meus antepassados e é aqui que eu irei fazer-lhes companhia.