Autor Tópico: Canil Municipal - ALERTA URGENTE  (Lida 10959 vezes)

Offline pmucharreira

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ice.edu.pt
Canil Municipal - ALERTA URGENTE
« Responder #15 em: Novembro 07, 2003, 19:42:19 »
Ola a todos.
A Solução passa em primeira instância pela identificação dos principais particulares/associações que abandonam cães.
Segundo, identificando-os (mas para isso é preciso implementar registos que até aqui a Cãmara, incompreensivelmente, não tem), e quanto a mim as associações de caçadores estão na primeira linha, há que responsabilizá-los, aumentando porque não o custo de licenças de caça/cães, como levantei ontem na Assembleia Municipal.
O sr vereador Carlos Miguel respondeu-me que seria uma boa ideia, contudo a Câmara é apenas intermediária... è certo que há legislação especial quanto a  isto, mas como compreender totalmente a afirmação se nos orçamentos e relatórios e contas anuais vêm descriminados valores adstritos a estas licenças?
Obrigado!

Pedro Ribeiro Mucharreira

Offline pmucharreira

• Ver Perfil
« Responder #16 em: Novembro 07, 2003, 23:00:49 »
Outras medidas a equacionar poderão ser:

- Sensiblização nas escolas básicas deste problema, incutindo nas crianças a responsabilidade de ter um animal, dando-lhe a atenção e dignidade que todos os seres vivos merecem.

- Promover acções promocionais de adopção.

- Desbloquear os terrenos para a construção do canil da APA, acordando uma maior participação desta.

- promover nos guardas cinegéticos das associações de caçadores do Municipio o alerta para o abandono de canídeos por parte de não residentes do municipio.

Por último, e por motivos de tempo não me foi possível afirmá-lo na intervenção da Assembleia Municipal, gostaria apenas de frisar que deposito total confiança no veterinário municipal dr Ferrão Lourenço, tomando para mim como certo que os abates que ocorreram foram executados por injecção letal, não trazendo sofrimento aos animais.

Offline xinês

• Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 08, 2003, 09:10:05 »
Ora "Vivam"!
A palavra Genocídio, não se aplica sómente à Raça Humana! Tal foi a idéia deixada pelo Holocausto nazi.
Muito se tem já dito e escrito sobre este Problema. Penso que seja a hora de se tomarem decisões imediatas, deixando para mais tarde(sem tardar) a equação de soluções.
Proporia, nesta altura e à imagem daquilo que já foi feito(com resultados), na Nossa Cidade(basta lembrarmo-nos da iniciativa em prol da conservação da Maternidade!), o arranque de um Banco Alimentar Canino. Visto serem alegadas, como principais razões, a falta de mantimentos para os Seres Vivos em causa! Deixando-se, então de imediato, espaço para soluções sensatas, razoáveis, racionais e Humanas!
Alguém, de direito, de entre os diversos organismos ligados e responsáveis, por e sobre esta situação, poderá estar em posse de meios para uma tal resposta de Emergência!?
Bem Hajam!
xinês

Offline mcm

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 08, 2003, 17:16:22 »
Caro amigo XINÊS.

Tenho que lamentar mas não posso deixar passar a infeliz passagem das suas palavras que inserem um paralelo entre o Holocausto e o abate dos cães.
Certamente que nunca visitou um campo de exterminação nem sequer consegue sentir o cheiro que nele paira. O Holocausto é e será sempre um extremo que o ser humano deveria ter no prolongamento do seu olhar para nunca mais cometer erros de tal dimensão. Por outro lado quase esta a assimilar o Presidente da Camara e respectivo componente directivo ( não os defendo porque não sou advogado nem tenho ordems para tal) como agentes criminosos da Gestapo e de WaffSS.
O problema do canil tem que ser resolvido e todas as boas propostas serão no meu entender uteis no momento oportuno, agora assimilar este problema ao Holocausto NÃO.
Muitas das vezes é preferivel abater animais que o sacrificar em laboratórios. certamente que é casado e que a sua esposa utiliza produtos de maquillagem ou tem filhas que os utilizam. Faca a saber que cães e gatos são duramente traumatizados para as experiencias para que as Donas Madames possam passear com Kilos de lixo pendurados na cara. Desses tipo de maus tratamentos ninguém se lembra porque não convém mas quando alguém tira o alarme sobre um problema grave como o do canil que pode muito bem estender na população problemas de saúde então é melhor fazermos um paralelo com o Holocausto.

Sinto-me ofendido porque sou cidadão portugês e sou de confissão religiosa Judaïca, não me sinto cão e os 6 milhões de judeus, negros, ciganos e outros exterminados nos inumeros campos de exterminação nazi também não faziam parte da raça canina. Ninguém é perfeito mas não posso tolerar estas linearidades dentro de um país onde o antisemitismo vigora e até a lingua de Camões contém na linguagem corrente inumeros artefactos vincados ao antissemitismo.
Bom fim de semana    mcm
"A ambição pela qual não temos competência é um crime"  " ChateauBriand"
MCM@

Offline béubéu

• Ver Perfil
« Responder #19 em: Novembro 10, 2003, 08:54:46 »
Resposta a: "Bobby o cão infeliz":
Só mesmo um "infeliz" poderia mandar uma mensagem destas numa altura em que o que interessa é salvar os animais de uma ordem, no mínimo, injusta. És certamente, um "vendido" ao partido da câmara com dor de cotovelo pelo protagonismo dos outros. Certamente, nem cão tens!!
Assinado: "Bobby o cão Feliz!!"

Offline APA

• Ver Perfil
« Responder #20 em: Novembro 10, 2003, 09:37:31 »
Resposta a Bruno Roque:
Os animais no canil municipal estão divididos por sexo, ou seja, cães e cadelas separados. Os cachorros que nascem são filhos de cadelas que já entram prenhas no canil (certamente, por isso são abandonadas) ou então são cachorros que entram sem mãe. Nem de outra maneira faria sentido. Quanto a aumentar-se o canil, a câmara recusou-se a fazê-lo. Em alternativa, cedeu-nos em Fevereiro de 2003 um terreno para construção de um canil, mas até hoje, esse dito terreno ainda não nos foi entregue.
Cumprimentos
APA-Assoc. p/ a Protecção aos Animais de Torres Vedras

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
« Responder #21 em: Novembro 10, 2003, 19:06:35 »
Não fui adoptar um cão mas estou seriamente a pensar em fazê-lo.
Porém, informo que com este alarido todo não tenho notícias que tenha havido adopção de cães.
Aliás, na Assembleia Municipal de quinta-feira foi dito que havia na mesa fichas de adopção, e das mais de 100 pessoas presentes, não houve uma que levantasse um ficha.
Por outro lado, o problema não é de Torres Vedras é de todos os concelhos do país e ninguém tem 400 cães em cativeiro.
Só que "olhos que não vêem, coração que não sente".
O PMucharreira que me desculpe, mas a um membro da Assembleia Municipal exige-se outro rigor e deve saber que toda e qualquer verba que dê entrada na Câmara tem que fazer parte do Orçamento da Receita, assim como qualquer despesa tem que fazer parte do Orçamento da Despesa. Por outro lado, nem a Câmara, nem nenhuma Câmara do país, consegue fazer o rastreio de todos os cães existentes no concelho, e mesmo que o fizesse hoje, amanhã estaria desactualizado.
Pergunte-se a Mafra, ao Sobral, às Caldas, a Sintra, como fazem, como resolvem.

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline Sérgio

• Ver Perfil
« Responder #22 em: Novembro 11, 2003, 01:07:49 »
Já muito se falou sobre o canil municipal e do abate indiscriminado de cães, que são, indiscutivelmente, as únicas vitimas reais deste grave problema.
De quem é a culpa afinal?
Em minha opinião existem vários culpados.
A Câmara Municipal, por ter deixado a situação chegar onde chegou, não resolvendo o problema atempadamente, porque na realidade, por muito que nos custe, o abate de cães está previsto na lei e todos os Municípios o praticam, pois não existem grandes alternativas para manter as condições dos canis aceitáveis.
E soluções??
No meu entender, construir um canil maior não é solução, só aumentaria o problema e, daqui a uns meses, em vez de 200 cães para reduzir, teríamos 400.
Penso que alimentar cães vadios também não é solução, melhor será encontrar alguém que os adopte, pois esses cães serão potenciais procriadores de outros vadios no futuro.
Pedir aos políticos para dar o exemplo e adoptarem um cão também não seria a solução ideal, resolveríamos o problema de uma centena de cães, contando que cada De****do da Assembleia Municipal, cada Vereador e cada Presidente de Junta levassem um, e conseguissem convencer algumas pessoas a adoptar um, já não contando com o direito que assiste a cada um de não ter um cão!!!
Poderia a Câmara ter feito uma maior campanha de sensibilização para a adopção de cães? É verdade! Mas sejamos honestos, tirando alguns resultados positivos que poderiam obter, quem é que quer ficar com um cão adulto? Quem é que pensa em ter um cão e não escolhe um cachorrinho para o adoptar desde pequenino?
E, se analisarmos bem a questão, haverá melhor campanha de divulgação para sensibilizar para o problema do que as notícias que saíram a semana passada?
Não só o concelho, mas todo o país ficou a saber que o canil de Torres Vedras está sobrelotado.
E resultados?!
E já agora, passando a culpa também para a imprensa, porque é que a notícia em vez de ser dada de forma a sensibilizar para o problema, para a ajuda urgente de que os pobres animais necessitam, como por exemplo: “os cães do canil de Torres Vedras precisam da nossa ajuda. Adopte um cão!”, foi dada da seguinte forma: “ A Câmara Municipal prepara-se para abater 200 cães...”, porquê?
Porque é esta a notícia que vende! É esta a notícia sensacionalista!
Todos podemos ter opiniões diferentes, todos temos o direito a opinar, os jornalistas o dever de informar, vivemos em democracia, mas temos que ter cuidado quando fazemos julgamentos sem conhecer bem todas as realidades!
E, indo ao caminho de outro culpado, ou seja, o mentor ou mentores do famoso abaixo assinado: porque não o teor do mesmo vir com um texto diferente?
Em vez de se manifestarem contra a famosa Ordem de Serviço da Câmara, porque não recolherem assinaturas para a adopção de cães? Não serão eles a questão principal? Não são eles as verdadeiras vitimas deste problema?
Com as cerca de 1000 assinaturas que recebi no meu e-mail, estaria hoje o problema resolvido e existiria ainda uma lista de espera para quando chegassem cães ao canil. O problema é que se o texto fosse o que referi, se calhar, teria recebido um e-mail com cerca de meia dúzia de assinaturas.
O problema principal é que houve pessoas que  se esforçaram para aproveitar este caso para outros fins, e não para resolver o problema dos animais.
A única solução que encontro para este problema, já foi aqui referenciada pelo gonzo, que é a colocação de um chip em todos os cães, mas isso ainda falta muito para lá chegarmos!!!!
Só assim poderemos identificar os verdadeiros e maiores culpados desta situação, que guardei propositadamente para o fim, que são os que os abandonam. São pessoas cruéis que não têm qualquer respeito pelos seres vivos!
Por agora, a única alternativa que vejo é a adopção, na qual, todos nós, temos um papel importante, mas contra mim falo porque, apesar de não ter nenhum cão e gostar de animais, não faço intenções de adoptar um, pois não tenho condições para o ter.
Agora, também não vou apontar o dedo a ninguém pelas decisões que forem tomadas, ou melhor, talvez aponte sim, na direcção de quem os abandona, esses sim os verdadeiros culpados de toda esta situação!!

Cumprimentos

Sérgio Galvão

Offline baaroque

• Ver Perfil
« Responder #23 em: Novembro 11, 2003, 01:55:30 »
Bom, não sou tão optimista em relação ao "chip" como Gonzo e Sérgio (é que depois há os cães "ilegais" sem chip e pode haver uma provável falta de fiscalização). Por si só, a chipagem, não vai resolver o problema. A situação chegou a este ponto e foi notícia porque quando deu entrada o cão n.º 150 não se tomaram providências e não se previu o problema. É claro que este problema não solução só com adopções de cães (ainda por cima porque depois poucos apanham as fezes dos seus cães na cidade). Nem o aumento do canil é a chave mágica (apesar de achar 200 lugares pouco para a realidade do concelho). Mas acabamos por resolvê-lo se a isso juntarmos uma mudança de mentalidade e responsabilização dos donos. Mas em relação à situação presente, o que muita gente se tem esquecido (incluindo eu) é que o Veterinário Municipal é uma autoridade sanitária do concelho (pelo que me disseram até pode ir contra decisões camarárias) e pode achar (se calhar muito bem) de que se trata de um problema de SAÚDE PÚBLICA! Só falta saber se de facto assim considera a situação.
Melhores cumprimentos,
Bruno Roque

Offline Inuca

• Ver Perfil
« Responder #24 em: Novembro 11, 2003, 03:34:10 »
Caro Sérgio Galvão,

não querendo fazer o papel de advogada do diabo, e mesmo concordando com a maioria dos pontos que referiu no que diz respeito a quem tem culpa neste processo, não consigo ficar indiferente à sua (legítima) interrogação: "Por que é que a notícia em vez de ser dada de forma a sensibilizar para o problema, para a ajuda urgente de que os pobres animais necessitam, como por exemplo: “os cães do canil de Torres Vedras precisam da nossa ajuda. Adopte um cão!”, foi dada da seguinte forma: “ A Câmara Municipal prepara-se para abater 200 cães...”, porquê?".

Ora, porque era verdade. Aliás, pelo que me foi dado a conhecer nos órgãos de informação não seriam apenas os 200 cães a mais que iriam ou irão ser abatidos, como todos os que dessem entrada no canil até que fosse reposta a lotação. Portanto, muitos mais. E mais, dentro da legalidade, disso não tenho dúvidas... a pena de morte também é legal em alguns estados dos Estados Unidos e isso não implica que tenha de concordar com ela, mas isso é outro assunto.

As campanhas de sensibilização podem e, na minha opinião, devem, contar com a colaboração de todos, inclusive da comunicação social. Mas não cabe aos jornalistas apelar, pelo menos quando estão no exercício das sua profissão, pois o objectivo primeiro do jornalismo é informar e, indo mais longe, denunciar ou alertar... o que pode ser parecido, mas não nunca é o mesmo que apelar.

Para apelar existem os canais próprios, que até podem ser os órgãos de informação, mas fora do âmbito jornalístico. Aí sim, concordo que as entidades oficiais e as empresas de comunicação estabeleçam parcerias, esqueçam o lucro ou a despesa e juntem forças nesta causa.

Pode passar, por exemplo, pelo investimento na criação de uma linha telefónica de valor acrescentado cujo lucro reverta para salvar centenas de canídeos, a exemplo do que já foi feito pela Câmara para salvar um concorrente de um concurso televisivo.

Já agora, na qualidade de administrador deste site, e sublinhando que muito respeito o trabalho aqui feito no site do município, apelo ao Sérgio Galvão que acrescente às 4 fotografias de cães que estão nesta página, as dos restantes 400 que ainda estão no canil.

Cumprimentos

Inuca

Offline xinês

• Ver Perfil
« Responder #25 em: Novembro 11, 2003, 07:52:22 »
Boas!
Caro MCM, quero desde já deixar esclarecido que não pretendia estabelecer qualquer paralelo de situações!(deixando, se tal for necessário, um pedido de Desculpas!) Podem não ter sido bem escolhidas as palavras. Mas nem por sombra de duvidas me ocorreu tão pouco ofender quem quer que fosse, nas suas Raízes Religiosas, Culturais, Étnicas e Politicas!
Tambem eu tenho sangue Negro nas veias, do qual me orgulho, assim como bem sei as origens de grande parte dos produtos da industria cosmética. Mas não se trata de lidarmos com os problemas do "vizinho", porque com esses, podemos nós bem! Trata-se sim, da tentativa de resolução de um problema que a todos, directa ou indirectamente afecta. Por todas as razões que por aqui, nas conversas diárias e na comunicação social têm vindo a ser referidas!
Reafirmo a minha total oposição à morte arbitrária, sem justificação plausível, de qualquer Animal, no seu estado selvagem, domesticado ou em cativeiro!
Cumprimentos
xinês

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #26 em: Novembro 11, 2003, 16:40:52 »
Bom dia e bom S. Martinho para todos!

Gostaria só de poder acrescentar a esta discussão, que já vai longa, mais uma possivel solução a médio/longo prazo.
Para a maioria dos potenciais donos de cães ( e gatos, não os podemos excluir deste problema), a lógica de ter um animal em casa é a da companhia. É esta a principal razão que leva muitos de nós a decidirmos ter um animal doméstico, para além do amor aos animais, claro. Ora bem, sabendo disto e sabendo que muitos dos nossos animais andam em certa liberdade em bairros e ruas, podemos sensibilizar as pessoas para a prevenção do aumento de animais não desejado, e essa solução é a castração. Palavra feia e terminal, não deixa de ser uma operação rotineira que se rodeia mais de lendas do que de realidade das consequências! Em vários dos países ditos desenvolvidos, esta medida é praticada preventivamente pelos futuros donos de animais domésticos. Está tão bem aceite que a decisão que se toma é a de não se fazer.
Mas daqui advém um problema para a maioria de nós: os cusyos inerentes a uma operação! Nem todos estão preparados para desenbolsar algum dinheiro para este tipo de prevenção, preferindo arriscar que o anilmazinho não engravide, ou não faça engravidar.
Aqui a câmara poderia dar uma ajuda, promovendo um programa de castração, junto do Veterinário Municipal que é uma autoridade sanitária do concelho (como refere o baaroque e muito bem) e como tal tem o dever de zelar e ser proactivo com situações deste género.

Os defensores dos animais que não se enganem, isto não é uma medida contra a liberdade dos animais. Não! Isto são os nossos tempos e tudo o que temos que decidir para viver em harmonia pessoas-com-pessoas e pessoas-com-animais! Informem-se e pesquisem... perguntem a veterinários.

Cumprimentos para todos,
Gonzo
-----------------------

Offline baaroque

• Ver Perfil
« Responder #27 em: Novembro 11, 2003, 20:42:28 »
Para juntar uma acha à "fogueira", e abordando o condenado abandono dos animais. Legalmente, abandono é considerado "a remoção do animal para fora do domicílio ou outro local de alojamento, sem que esteja assegurada a transmissão da sua guarda para outro detentor (que poderá ser, por exemplo, outra pessoa, uma autarquia ou sociedade zoófila)". Resumindo, se as, aqui tão comentadas, associações de caçadores forem "depositar" os animais ao canil, não é abandono. Por essa razão é que 200 lugares é pouco...
 Quem quizer mais informações pode encontrar no site do Ministério da Agricultura http://www.min-agricultura.pt/oportal/extcnt/docs/FOLDER/CA_IMPRENSA/MPR_CMN/REGRAS-PRATICAS.DOC
Melhores cumprimentos,
Bruno Roque

Offline pmucharreira

• Ver Perfil
« Responder #28 em: Novembro 11, 2003, 23:32:34 »
Caro Dr Carlos Miguel
Aceito o reparo, contudo o sr vereador estará concerteza mais a par de todas essas orgânicas... apenas fiz o reparo que via as reecitas e pela mesma análise não constatei a sua posterior transferência. Obrigado pelo esclarecimento

Quanto aos registos, peço desculpa, mas interpretou mal a minha afirmação. Quando falo dos registos não são os de saber quantos cães abandonados temos pelas ruas do municipio (manifestamente impossivel de saber) mas sim , criar uma base de dados quanto às pessoas /entidades que vâo ao canil, ficando com o seu contacto, nome, por forma a que possamos,a  todo o momento saber o historial de cada "depositario".

Atenciosamente,

Pedro Ribeiro Mucharreira
Desejo-lhe um bom São Martinho

Offline Dog Lover

• Ver Perfil
« Responder #29 em: Novembro 12, 2003, 02:21:34 »
Reparem bem na quantidade de respostas dos outros tópicos do forum. Nenhum deles demonstra o interesse que este está a ter. Sabem porque? Porque quando se fala de animais fale-se de nós próprios e como tal existe algo que nos é comum. O sangue. E quando se fala de sangue a mente deriva-nos para o mal. Sem querer entrar muito no que se passa aqui no canil de T.Vedras hoje mesmo vou elaborar um trabalho para que o possa apresentar amanhã, demonstrando que alguns dos comentários aqui feitos são descabidos. Não pretendo apontar armas a ninguém.... fiquem atentos. Bom S.Martinho e até amanhã.