Autor Tópico: Canil Municipal - ALERTA URGENTE  (Lida 11967 vezes)

Offline mmf10

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Canil Municipal - ALERTA URGENTE
« em: Novembro 04, 2003, 23:26:09 »
O canil municipal de torres vedras a mando da câmara vai abater 200 animais.

Se souber ou quiser um animal por favor contacte a câmara ou o canil.
Salve a vida de um animal.

È vergonhoso os que as pessoas fazem aos animais e peço também à câmara que este problema em atenção.

mmf10

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #1 em: Novembro 04, 2003, 23:41:33 »
Para ver a noticia que é passada pelo PUBLICO ir a http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1173906&idCanal=79
Gonzo
-----------------------

Offline pedro

• Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 05, 2003, 05:46:07 »
Será mesmo verdade ?
Afinal é um canil ou um matadouro ?
Quando era no choupal não me recorda de situações destas acontecerem.

Caso se chegue à conclusão que os cães são abandonados pelos  caçadores, então que façam um novo imposto municipal apenas para os caçadores, este dinheiro que seja usado para ampliar o canil e sustentar os animais.

Não está correcto o que pretendem fazer e demonstra bem a qualidade do gabinete do Sr. Vale Paulos.

Uma vergonha que não vamos esquecer !!!
Os animais não são para tratar assim.
Está na hora de mudar !!!Para quando a despoluição do rio Sizandro ?

Offline JoseMGraca

• Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 05, 2003, 08:21:14 »
É "louvável" que se possam conhecer os nomes das pessoas e dos Partidos Politicos que representam, capazes de "decidir" de forma tão simplista e desumanizada, como se retirar a vida a um ser vivo seja a mesma coisa que assinar uma O.S. para que se mude uma fechadura ou compre um novo modelo de carro para o Sr. Presidente!

Estamos a falar de um novo ciclo de vida e de um outro tipo de problemas que hoje, cada vez mais, interessam verdadeiramente às populações e aos Jovens em especial. Os politicos de visão tipo-avestruz que não compreendem isto não são dignos de conduzirem seja o que for (sejam os destinos de um Concelho seja o dos seus pópós, pagos por todos nós).

É bom que os conheçamos, porque a memória dos homens não é curta! Em vez de atacarem o problema a montante (os caçadores) tratam-no a jusante (abatendo os infelizes cães que foram abandonados e essa sim é que devia ser uma preocupação da Câmara em fiscalizar e multar, pois há legislação para tal).

Offline pmucharreira

• Ver Perfil
    • http://www.ice.edu.pt
« Responder #4 em: Novembro 05, 2003, 17:52:35 »
É de facto lamentável esta ordem de serviço camarária, emanada do sr. Presidente da Câmara. Mais, num dos pontos é ambiguo (para não dizer imperceptível)e não estipula o prazo dessa ordem... a uma média de 40 por semana dentro de 10 semanas haverá um canil sem cães.
A Câmara deveria pensar em sensibilizar as pessoas para o não abandono dos animais e multar os transgressores. Consta que ainda ontem UMA só associação de caçadores do concelho foi "despejar" no canil cerca de 60 cães que cobardemente são abandonados.

Cumprimentos

Pedro Ribeiro Mucharreira

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 05, 2003, 18:11:43 »
Pois é, embora não seja o local correcto para expôr a minhas razões de ser contra a caça desportiva, não posso deixar de notar que são estes "desportistas" que estão a ser apontados pelo elevado numero de cães abandonados e, consequente abate por falta de condições de manutenção de elevado número de animais.[:(!]

Proponho então à CMTV que elabore um programa de reciclagem de caçadores! Podemos chamar-lhe o programa "Abandona o Cão ... caça com gato!"[V]

Cumps,
Gonzo
-----------------------

Offline pmucharreira

• Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 05, 2003, 18:30:32 »
Pois, contudo não devemos atribuir as culpas apenas aos caçadores (também muitos destes são caçadores não residentes no município, que, sabendo da existência deste... )
Tenho muitos familiares caçadores e em tempos acompanhava com mais regularidade, mas é como em tudo, depende de reservas para reservas e de pessoa para pessoa.
Os gatos contudo são muito mal amados devido a matarem muitas crias de coelhos, lebres, perdizes, logo, muitas vezes são é caçados... e quem sabe feitos passar no prato por lebre... quem sabe?

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 05, 2003, 18:46:52 »
Caro pmucharreira,

Apenas queria introduzir um pouco de ironia neste tópico. Como é lógico, o principio base é preservar a vida animal, com respeito e diginidade, seja ela de que espécie fôr[:)].

Foi a espécie "homem" que provocou as maiores alterações do equilibrio natural entre espécies e, cabe-nos a nós descendentes dos prevaricadores de então, o dever de tentar restablecer aos poucos o dito equilibrio.

Não é com chacinas que lá iremos, mas com a educação e racionalização da nossa superioridade sobre os outros animais (às vezes não parece[xx(]).

Um abraço,
Gonzo
-----------------------

Offline pmucharreira

• Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 05, 2003, 21:47:55 »
Sim Gonzo, de facto a fronteira entre racionalidade e irracionalidade é bastante ténue.
Voltando à questão específica do canil, também é um facto as péssimas condições actuais do canil, não justificando isso a "matança" indiscriminada como está agora a ser tentada.

Abraço!

Pedro Ribeiro Mucharreira

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
« Responder #9 em: Novembro 06, 2003, 17:28:30 »
Não quero alimentar a polémica institucional sobre os cães e o canil, mas enquanto cidadão há factos que não deixo de ponderar e partilhar aqui no Fórum.
Antes de tudo quero afirmar que sempre gostei e gosto de cães, já o mesmo não consigo dizer dos gatos.
Há cerca de 4 anos o "canil" (leia-se "depósito") funcionava no Choupal, onde existiam 70-80 cães.
Em boa hora a Câmara Municipal construiu um canil municipal, tendo dimensionado o mesmo para mais 50% que os animais existentes na altura, isto é, para 120 cães.
É bom que se saiba, não existe nenhum canil em toda a região com a capacidade e as condições que tem o canil da Câmara Municipal.
Acontece que tais condições de excelência levaram a que o concelho se tenha transformado num "vazadouro" de cães.
Em 2002 a C.M. recolheu cerca de 1.200 cães!
Chegou-se ao fim do ano com perto de 400 cães no canil, isto é, mais de três vezes a sua capacidade.
Até Outubro de 2003 a C.M. já recolheu mais de 900 cães!
Nesta altura o canil já tem mais de 400 cães e todos os dias são entregues ou recolhidos dezenas de cães.
Por sua vez a APA - Associação de Protecção dos Animais, consegue fazer a adopção de 80-90 cães por ano, e destes, 90% são cachorros nascidos no canil.
A questão é esta: como se gere 1.200-1.500 cães abandonados por ano?
Não há adopção que aguente!
Quais as soluções alternativas à adopção?
Dir-me-ão que é necessário fazer campanhas de sensibilização e/ou multar.
Mas quem abandona os cães é de certeza um "amigo dos cães" que até tinha um em casa.
A Câmara Municipal não pode sensibilizar para o lixo, para a água, para o trânsito, para a arte, para a deficiência, para a droga, etc...
Por outro lado são situações que não sendo por denúncia, é quase impossível fiscalizar e autuar.
Não é um problema fácil pois não estamos a falar de 20, 200, 400 cães, estamos a falar de 1.200 cães/ano, isto é, cerca de 100 cães/mês.
Ainda para esclarecer, a "mal fadada" ordem de serviço não fala em abater cães, fala sim em reduzir 40 cães por semana até se atingir o máximo de 200 cães, número máximo que o canil comporta.
Isto é, se houver a adopção de 200 cães pela comunidade, temos o problema resolvido (por agora).
A propósito, dos cerca de 140 inscritos neste Fórum quantos já foram ao canil municipal e adoptaram um cão abandonado?

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline gonzo

• Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 06, 2003, 18:21:51 »
Bom dia,

Exmo. Sr. Carlos Miguel, não há dúvida que o problema é grave e de dificil resolução! São realmente muitos animais, com a dificil tarefa de manter e tratar da melhor maneira cada um deles.
Pelo que sei, a forma de se poder responsabilizar/resolver a situação está a caminho e, julgo, estará definitivamente implementado em 2006! Trata-se da chipagem obrigatória de todos os animais domésticos (aqui julgo que estou a exagerar... acho que a medida só contempla cães por agora). Nessa altura, a responsabilização de quem abandona os animais poderá ser feita pelo Canil Municipal, verificando os dados do dono inseridos no chip. Daí até à repreensão por multa ou obrigatoriedade de ir levantar o animal poderá ser mais efeciente.
Até lá, teremos que contar com as pessoas para tentarem ser o mais responsáveis possíveis. Concordo com a dificuldade de fiscalização, mas não consigo ficar descansado com o possivel abate de tantos animais inocentes.
Quanto à sua pergunta, nunca adoptei um cão do canil porque já tenho um cão e, porque não posso dar tão bom tratamento a dois como dou a um, também não o irei fazer.

Cumprimentos,
Gonzo
-----------------------

Offline pedro

• Ver Perfil
« Responder #11 em: Novembro 06, 2003, 20:58:40 »
Eu já lá fui buscar um cão.
E o Dr. Carlos Miguel, já foi ?
Se ainda não, por favor dê o exemplo e faça questão que todos os jornais o vejam e fotografem.
Dê o exemplo e depois solucione a situação legislando.
Situações complicadas como esta surgem e são naturais.
A morte só é solução para os cobardes.
A CMTV não tem o direito de retirar a vida a ninguém.
Péco-lhe, por favor, pense numa solução.

Tenho confiança em si,
Cumprimentos,
Pedro
Está na hora de mudar !!!Para quando a despoluição do rio Sizandro ?

Offline baaroque

• Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 07, 2003, 03:35:31 »
Para já a solução tem de passar pela adopção, para quem tiver condições de ter animais em casa. Se de facto o problema é falta de espaço, ou é isso, ou, abater os cães. Se o problema for principalmente uma questão de alimentação (como foi referido nas reportagens de ontem nas TV's), porque não solicitar patrocínios de empresas e cidadãos que mensalmente contribuam com sacas de ração (se não tiverem possibilidades de adoptar)? No comentário do Dr. Carlos MIguel surgiu-me uma dúvida em relação aos cachorros adoptados, "90% nascidos no canil": nasceram eles de cadelas que já vão gestantes para o canil ou por um acaso há machos e fêmeas juntos nas mesmas boxes? Estou certo que será o primeiro caso, mas mesmo assim não resisti a perguntar.
Pensando no futuro: um munícipio que de certeza tem muitos caçadores (a CMTV terá acesso a estes números), e tendo alguns destes "desportistas" o estranho hábito de abandonar os cães considerados "não aptos" para o "serviço", não deveria o canil municipal ser maior?
Melhores cumprimentos,
Bruno Roque

Offline aoao

• Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt/canil
« Responder #13 em: Novembro 07, 2003, 04:11:36 »
ola caros utilizadores do forum,
andam a fazer barulho em relação ao facto dos pobres canitos serem abatidos (TV, jornais, etc), mas é pena que certas pessoas vejam isto como uma maneira de atingir notoriedade e certas funções directivas, negociando com dirigentes politicos da oposição, a melhor maneira de tramar o veterinário do canil, e os corpos dirigentes da cmtv, tendo como recompensa certas regalias. O papel desta pessoa deveria ser sim zelar pela defesa dos animais e não aproveitar-se deles para o seu próprio benefício!!![B)]

POR FAVOR ADOPTEM UM CAOZINHO
Bobby o cao infeliz

Offline lelocas

• Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 07, 2003, 19:20:38 »
Bom Dia,
Só hoje (07/11/03) consegui ler o resposta dada pelo Sr. Carlos Miguel a este grave problema, ñ é só o abate destes animais que está em causa, mas também a maneira como os abatem.
Mesmo que fossem 5000 Cães/Ano, ninguém tem o direito de os abater.
Quanto as soluções alternativas a adpção, pode ser um peditório de comida e dinheiro para poderem aumentar o canil, ou então visto que o canil está muito lutado tentem passa-los para outros canis de outros conselhos que estejam menos cheios. Agora a morte é que ñ é solução!!!!
Quanto ao que o Sr. diz em relação a ordem ñ é de abater mas sim de reduzir 40 cães por semana, é a mesma coisa pois ñ se consegue arranjar donos numa semana para 40 cães. ( Ou melhor conseguia-se se pessoas como você em vez de dizerem que gostam muito de cães os fossem buscar ao canil). Ou então o pessoal do "Jet7" e ñ só em vez de gastarem o dinheiro nas "merdas" de festas que fazem o doassem aos canis.
E ñ nunca foi buscar um cão ao canil porque já tenho 2 (1 grande e 1 pequeno), e ñ posso ter mais, mas também alimento cães vadios e gatinhos. Mas sou sócia de uma associação e ñ só contribu-o com a cota como também com comida. Se pessoas como o Sr. comprassem todos os meses um saquito de 10 kg de comida se calhar ñ resolvia o problema mas já ajudava e muito!!

Espero que tenha algumas das suas questões resolvidas....

Muito boa tarde para todos.

E queria agradecer ao Gonzo pelo apelo que fez.