Autor Tópico: Acerca do som e imagem do Teatro-Cine  (Lida 3159 vezes)

Offline PRibeiro

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Acerca do som e imagem do Teatro-Cine
« em: Setembro 26, 2007, 09:42:48 »
Olá,

Venho por este meio alertar quem de direito para um pormenor que não vejo ninguém mencionar aqui e que, na minha opinião como profissional na área, deixa bastante a desejar e urge rever. Falo da má qualidade de som e imagem do Teatro-Cine.

Compreendo até que muita gente se surpreenda com esta minha afirmação, uma vez que segundo se constou foram feitos investimentos consideráveis das instalações em causa, mas a realidade é que basta ir a uma de entre as várias salas de cinema mais recentes da capital para nos apercebermos da diferença.

O som surround deixa muito a desejar. Penso que os monitores não estarão bem calibrados. Suspeito também que a sala não estará bem equilibrada em termos de acústica. Já me constou também que alguns dos referidos monitores terão sido removidos (?), o que eu por mais que me esforce não consigo entender, e acreditem que sei do que estou a falar.

Quanto à imagem, embora não sendo a minha área de especialização, posso seguramente afirmar que necessita de uma melhor focagem. Há alguns anos que trabalho também com imagem e sei bem detectar quando a mesma está desfocada. Também seria interessante que não se verificassem aquelas situações de dilema quanto ao formato de projecção no início dos filmes. Com toda a certeza que deve existir algures uma referência a qual o formato da imagem para projecção.

Face ao exposto quero salientar que esta minha intervenção não tem como objectivo ser mais uma "pedrada no charco" mas sim uma crítica construtiva. Espero sinceramente que alguém de poder leia esta minha chamada de atenção e intervenha no sentido de repor o verdadeiro potencial desta infraestrutura. Para o efeito não terei qualquer tipo de problema em que me contactem por forma a esclarecer mais pormenorizadamente o que afirmei

Os meus cumprimentos

Offline vitor107

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Outubro 18, 2007, 03:41:27 »
Ainda bem que alguém toca no assunto.
Neste último Domingo fui a uma sessão de cinema no teatro-cine e no início desta tive dificuldade em ouvir o som do filme, não só pelo barulho que as crianças faziam, mas principalmente pelo volume baixíssimo que as colunas debitavam. Além disso, só em um único momento do filme pude perceber que existiam colunas laterais.

Offline Alexandre

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 18, 2007, 04:42:09 »
É pena que isso aconteça, ainda mais com os novos cinemas no Arena, ajuda com que as pessoas tenham menos vontade de ir ao cine--teatro. Faz tempo que eu não vou ao cinema e muito menos ao cine-teatro de torres mas recordo na altura que era um tanto fraquinho em termos de imagem e de som. Certo que não tem que rivalizar com o varatojo ou actualmente com novos cinemas no centro comercial. Não sendo tecnico de som não posso avaliar como o nosso Forista que abriu este tópico mas como imagem e aqui eu já entendo qualquer coisa, aqui é realmente desasjustado da tela. Assim como o PRibeiro disse não é para ser entendido como uma critica negativa mas como um reparo. Os equipamentos estão sujeitos a desgastes e manutenção, provavelmente deverá ser uma questão de calibrar o equipamento seja de audio e de projecção.
cumprimentos

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pedromoliveira.pt.vu/
« Responder #3 em: Outubro 19, 2007, 01:07:45 »
Deixem me mencionar que a máquina que projecta os filmes, tanto quanto sei, ainda é a velhinha que tem mais de 20 anos... Aquando da renovação ponderou-se instalar novo equipamento, mas tanto quanto sei (com o pé atrás em conceder o espaço a lusomundo) manteve-se a máquina antiga. Isto faz com que tudo o resto venha associado. Má imagem, mau som... E secalhar isso até ficava melhorzinho com uma revisão à maquina...
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline Cigano

• Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 21, 2007, 07:18:39 »
Agora pergunto eu , será que vale a pena ?
Depois de a Cãmara ter gasto mais de 4 milhões de euros na reconstrução do Cine Teatro , sabendo á partida que mais tarde ou mais cedo se iria construir um ou mais Centros Comerciais nesta cidade com mais e melhores salas de cinema , acham que vale a pena gastar-se mais uns milhares largos de euros numa máquica de projectar e em som para aquela sala para depois ficar ao abandono ou para fazerem meia duzia de espectáculos onde se paga aos artistas que cá têm vindo aos milhares de euros para depois estarem meia duzia de pessoas a assistir ?
Aja paciência meus senhores ... É que isso orçamentado na Câmara vai-nos custar a todos nós mais de 500,000 euros .
Não lhes dêem ideias por favor !!!

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 31, 2007, 05:43:56 »
quote:
Penso sim, que se deveria melhorar e diversificar (ainda mais) o cartaz de espectáculos (em especial musicais, já que a sala é dotada de uma boa acústica).

Estava mesmo para dizer isso... aqui e a ti! pois até falei recentemente com uma pessoa sobre isto! Tiraste me as palavras da boca.
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline O Cigano voltou

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 31, 2007, 07:33:11 »
Não sei se lá tem ido ou se lá foi no ultimo ano , mas posso garantir-lhe que poucos ou nenhuns espectáculos encheram o cine teatro .
Mas já agora deixo a sujestão ao responsável artistico do cine teatro que venha aqui a este forum apresentar os numeros de assistencia e de espectaculos realizados em 2006 .
Só assim podemos ver qual é o verdadeiro preço do cultura , porque andar a gastar dinheiro da forma como se gasta com estes espectaculos , para satisfazer uma percentagem minima da população , acho que não é correcto .
Para isso valorizem e apoiem o que se faz nas colectividades do Nosso Concelho , porque não sei se sabe em muitas das Nossa Freguesias existem grupos de teatro , dança , bandas , que nem um palco tem para fazer um espectaculo e se for a ver são eles que enchem salas a troco de nada .
Desculpe que lhe diga não sou a favor dessa cultura que fala , porque essa cultura  é alimentada principalmente à custa das indústrias que têm lucros a inventar e promover material cultural. Entre elas, encontram-se a indústria da música , cinema, televisão, rádio etc etc .
E só para terminar digo-lhe , teve muito mais gente o espectaculo do Carlos Ruivo no Cine Teatro do que os Delfins que vieram cá ganhar uma fortuna .
E se  quiser faço-lhe mais umas dezenas de comparações .
Cumprimentos
« Última modificação: Outubro 31, 2007, 07:41:52 por O Cigano voltou »

Offline Pedro Oliveira

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 31, 2007, 20:28:17 »
Sem querer depreciar ninguem, (isto porque pôs nomes à mistura e eu não estou, repito, não estou a falar dos nomes mas dos casos gerais em toda a cultura), a qualidade do espéctaculo não tem nada a ver com a quantidade de pessoas que vão assistir. Infelizmente, como sabemos, até somos um país em que a qualidade da cultura está deveras aquem das expectativas. Será assim, então segundo a sua opinião, que quem gosta de ver um bom espectáculo não poderá ter acesso, porque poucas pessoas vão ver? Cá para mim não, e têm que começar a haver mudança de atitudes das pessoas. Porque toda a gente vê a TVI e isto não quer dizer que seja o melhor canal de televisão... bem antes pelo contrário! Vamos assim "alimentar os animaizinhos" (e para não causar problemas estou já a avisar que continuo a falar no geral sem me dirigir a ninguem, pois isto é um problema de portugal e não só) e dar lhes o que eles vêm, mesmo que seja muito mau? Não pode ser assim. Até porque o ser humano cultiva-se de acordo com o que têm acesso. Portanto há que começar a mudar atitudes, digo eu.

Cumprimentos,
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira

(Clique na imagem)

Offline raposa

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 31, 2007, 22:28:43 »
A oferta cultural numa cidade como a nossa poderá, desejavelmente, passar por uma mescla de actores. Quero com isto dizer que os artistas da casa deverão ser apoiados, colocando à sua disposição salas e condições para que possam mostrar o seu trabalho. Mas também as apostas em espectáculos vindos de outros lados deve ser uma constante. Da música à dança, do teatro ao cinema, há que ter coragem para trazer à nossa presença espectáculos que elevem a nossa cultura. Provavelmente é necessário um maior resforço na divulgação mostrando que o artista x participa em séries que passam na tv, por exemplo. Aposto que ao fim de alguns anos o espírito crítico já foi elevado e que são as próprias pessoas que passam a exigir espectáculos de elevada qualidade em Torres Vedras. O dinheiro gasto em cultura nunca deve ser visto como uma despesa, mas antes como um investimento. Ao princípio pode parecer que se destina apenas a alguns mas com o avançar do tempo cada vez serão mais as pessoas a usufruirem da aposta cultural. Devo ainda dizer que considero que todos os espectáculos devem ter entradas pagas de forma a que o público presente ali esteja por convicção e não por acaso. Até porque é, no mínimo indedlicado para o(s) artista(s) ver uma sala composta e a meio da performance reparar que o público vai abandonando o espaço.

Offline Alexandre

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 01, 2007, 17:24:31 »
Como um forista disse "a cultura não tem preço", isto até pode ser verdade mas não a considero um investimento. Concordo que haja uma verba para a cultura.
Defendo que os actores da terra (se é que existem) sejam apoiados e o cine-teatro é excelente para isso.
Que seja pago um espetaculo também concordo demonstra interesse das pessoas em assistir.
Como diz o forista Raposa tem que haver maior coragem em trazer algo ao cine-teatro em termos de cultura seja ela cinema, música, teatro, dança, enfim um pouco de tudo mas dentro de certos parâmetros para evitar gastos desnecessários.
Sugiro por exemplo filmes antigos sejam eles portugueses ou não, a preto e branco ou não a preços convidativos, isto porque dificílmente poderá fazer concorrência aos novos do Arena.
Bem, penso que o gabinete de cultura em Torres vedras pode fazer mais e melhor pela cultura no espaço do cine-teatro.
cumprimentos

Offline lince

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 19, 2009, 03:58:11 »
Sr.Carlos Miguel, visto, ter assistido ao concerto do ultimo sábado, do Camané,tal como eu, no balcão,diga-me a sua opinião, acerca do som da sala do Testro Cine?
Acha que o som estava bom?

Quem está lá em cima, ou lá em baixo mais atrás, acha que ouve o Quê?

Quem executou o projecto, de sonorizaçao, do espaço, estava a dormir!

Mas sabem quem tem a maior responsablidade, a Câmara, que aprovou e pagou.
Que pena o belo espaço, com um som tão pobre!...

Seria bom equacionar a situação de melhorar a sala, em termos de som, não acha?