Autor Tópico: Escola Segura  (Lida 1752 vezes)

Offline gonzo

• Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Escola Segura
« em: Setembro 29, 2003, 21:44:24 »
Para a minha 100ª mensagem [:D], gostaria de deixar aqui os meus parabéns a uma boa iniciativa!

Li agora no site do "Publico", que reformados irão unir esforços com a PSP para serem incluidos no Projecto Escola Segura, visto que os efectivos da PSP são insuficientes para uma efectiva vigilância.

Não poderia existir melhor exemplo de entreajuda comunitária. Cidadãos e Forças de Segurança de braços dados para uma comunidade mais segura.

Os meus sinceros e orgulhosos parabéns.

Para lerem o artigo podem ir a http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1168338&idCanal=74

Cumps,

Gonzo
-----------------------

Offline baaroque

• Ver Perfil
Escola Segura
« Responder #1 em: Outubro 03, 2003, 03:02:08 »
Caro Gonzo,

Partilho a tua opinião e sentimento (orgulho) em relação à iniciativa que referes. Acrescento que, em muitos países, iniciativas de voluntariado em prol da comunidade são muito frequentes, o que não se verifica no nosso país. Recentemente estive nos Estados Unidos (onde na minha opinião se pode encontrar o melhor e o pior da civilização ocidental) e reparei nalgumas dessas iniciativas:
1. Segurança nas escolas;
2. Ajuda na sinalização das passadeiras junto às escolas e no seu atravessamento;
3. Apoio a turistas.
O que mais me espantou foi o projecto "Adopt a Highway", em que cada grupo de membro da comunidade tinha aceite a tarefa de manter 2 milhas de estrada limpas. E não havia um papel no chão! No caso americano, muito do voluntariado é feito por reformados. Mas não são os únicos. Em França, por exemplo, parte da vigilância das zonas florestais durante o Verão é feita por membros da comunidade em regime de voluntariado.
Porque não tentar implementar em Portugal mais iniciativas destas?

Cumprimentos,

Bruno Roque

Offline vitor107

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
Escola Segura
« Responder #2 em: Outubro 06, 2003, 04:00:03 »
Baaroque, li a sua mensagem e fique a imaginar algumas ruas de Torres "sem um papel no chão". Acho que tal pespectiva vale a pena algumas horas de voluntariado. Caso surja um destes "grupos de membros da comunidade" podem contar comigo.
Cumprimentos.

Offline gonzo

• Ver Perfil
Escola Segura
« Responder #3 em: Outubro 06, 2003, 19:08:06 »
Com cerca de 30 a 40 mil habitantes (julgo eu), Torres Vedras Cidade tem mais que possibilidades de gerar grupos voluntários para qualquer tipo de iniciativa. Basta para isso que exista vontade, organização e uma ou duas horitas por dia.
Aos nossos filhos temos que deixar um legado de vida comunitária com respeito e responsabilidade e nunca o "que se lixe" que tem reinado por todo o Portugal.

Ideias e pessoas precisam-se.
Gonzo
-----------------------

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
Escola Segura
« Responder #4 em: Outubro 06, 2003, 20:35:14 »
Vive-se momentos de grande egoísmo em Portugal, onde é difícil mobilizar as pessoas para actividades de carácter social.
Esta iniciativa pode ser o início de um novo ciclo e a vigilância da floresta parece-me uma excelente ideia.
Há uns anos em Inglaterra encontrei pessoas reformadas que, em regime de voluntariado, faziam as visitas guiadas a monumentos, o que parece muito interessante.
São actividades de interesse recíproco, para a pessoa e para a comunidade onde vive.

Cumprimentos

Carlos Miguel

Offline mcm

• Full Member
    • Ver Perfil
Escola Segura
« Responder #5 em: Outubro 10, 2003, 09:34:39 »
[:)]NÃO TEMOS PETROLEO, MAS IDEIAS NÃO FALTAM, dizia o General de Gaulle. Os Torrienses também tem muitas e boas ideias, mas na hora dita H não há fogo nem fumo. Efectivamente partilho totalmente na aposta desta iniciativa, esperando porém que outras venham rápidamente inserir-se num conjunto de actividades necessárias diáriamente ou outras com menos frequência. Assim sendo eu não nego participar se FOR e repito FOR para ser uma aposta séria onde o grupo trabalhará en conjunto e que não façam como é habitual haver sempre uma boa desculpa de ultima hora para não aparecerem.
Aqui fica o desafio aos famosos HEROIS DE MAR que gostaria que fossem mais HEROIS DA SUA TERRA.
Atentamente  mcm  [:)]
"A ambição pela qual não temos competência é um crime"  " ChateauBriand"
MCM@

Offline baaroque

• Ver Perfil
Escola Segura
« Responder #6 em: Outubro 10, 2003, 22:02:16 »
Caro mcm, concordo quando diz que participa se fôr a sério, mas a recente iniciativa partiu de instituições e associações, o que facilita que seja levada a bom porto. Em relação às futuras iniciativas que poderão partir das boas ideias que têm os torrienses, se a CMTV ajudar a coordená-las, penso que também serão bem sucedidas(e pela resposta do Sr. Vice-Presidente parece que a CMTV está disposta a assumir essa função). Mas como o assunto e as iniciativas estão agora a ser geradas, por favor, dê o benefício da dúvida.

melhores cumprimentos

Bruno Roque

Offline Carlos Miguel

• Hero Member
  • Popularidade: +1/-4
    • Ver Perfil
    • http://www.cm-tvedras.pt
Escola Segura
« Responder #7 em: Outubro 14, 2003, 22:47:42 »
Não vai ser fácil pôr a ideia em prática mas já não há vidas fáceis, por isso, resta-nos tentar.
Vou endereçar a ideia ao Vereador da Protecção Civil para lhe dar forma.

Cumprimentos

Carlos Miguel