Autor Tópico: Turismo na Região Oeste: sugestões/ideias  (Lida 2752 vezes)

Offline LuisCristovao

• Full Member
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Turismo na Região Oeste: sugestões/ideias
« em: Agosto 01, 2007, 20:34:24 »
Gostava de propôr a quem estiver interessado, a possibilidade de nos juntarmos para agrupar sugestões e ideias sobre o Turismo na nossa Região, para que pudesse resultar a criação de um caderno de boas práticas para lojas, serviços, restauração, animação. Seria bom encontrar no nosso concelho pessoas que se dispusessem, através das suas experiências, a colaborar neste projecto.

Há alguém interessado?

Offline andré.tv

• Ver Perfil
« Responder #1 em: Setembro 06, 2007, 20:01:19 »
ora aqui está uma ideia interessante...promoção do turismo em torres vedras!!!Ora Luís, gostava de saber antes de mais nada o que o fez pensar num assunto tão interessante..interessante porque é concerteza factor gerador de riqueza...interessante porque é um factor de desenvolvimento...interessante porque é quanto a mim o sector que mais potêncial têm em portugal e também porque através do novo P.E.N.T., será o Oeste uma das principais (na minha opinião a principal) regiões a desenvolver sob o ponto de vista turístico.

Antes de mais....temos de saber o que não queremos para o Oeste nem para Torres Vedras, e podemos e devemos pegar no Algarve...como...na minha opinião um exemplo a não seguir.

Offline djoliveira

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 06, 2007, 21:05:32 »
Aqui fica uma ideia que a meu ver poderia funcionar em torres.
Pode-se ver o exemlplo de cascais,ericeira ,lisboa,etç.(bem sei que estes sitios nada tem a ver com torres,dado a quem praias ,etç,).
Ora numa altura em que se fala tanto no novo c.c. e nas suas possiveis consequencias para o centro de torres a nivel de comércio , a minha sugestão a possiveis lojistas que possivelmente teriam de fechar a loja(espero bem que isso não venha a acontecer),era "converterem" o seu negócio para pequenos restaurantes nas ruas mais antigas e pedonais com as respectivas esplanadas de refeição a fim de darem "resposta" a um novo tipo de cliente/conceito que estará muito breve em torres e que já existe e que os empresários locais ainda não estão devidamente preparados.
Ora, a meu ver era bom os lojistas/empresarios locais começarem a ter especial atenção ao assunto e para o pontecial consumo que vai dar á nossa zona que é o TURISMO,e que pode ser a "tábua" de salvação de muitos comerciantes no futuro se vieren a ter dificuldades (não sei se me fiz entender).

Tou-me a referir por exemplo ao campo real e a movimentações a que já assisti e tive conhecimento,em que já foram "enviados/aconselhados" clientes instalados no campo real a irem para a ericeira por exemplo e isso porque em torres naõ existe practicamente nada e santa cuuz,penso que pouco mais tem.

Ora ,não tendo nada a ver com comércio, deixo aqui apenas uma ideia que bem feita e bem emcaminhada e publicitada, poderia funcionar em torres ,e que poderia dar uma nova opurtunidade de negócio a quem interessasse e que poderá potenciar a cidade.

É apenas uma uma ideia ,que pode ser interpretada um pouco como "descabida" ,mas que a meu ver,podia funcionar.

Cumprimentos

Offline luar

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 07, 2007, 22:53:10 »
pois e em torres tem de se mudar mt coisa.Pra comecar q tal as piscina municipais q estao prometidas ha tanto tempo???mas acho q mais esplanadas tb era mt bom para a cidade,e acho q de verao deveria haver festas em torres se todas as terras a volta tem pk q nos n temos??as festas xama mt gente a cidade e se o comercio estiver aberto a nt em dias de verao vai ser bom pra toda agente!

Offline andré.tv

• Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 10, 2007, 02:54:16 »
Pois bem...pessoas proactivas...sim senhor!!!djoliveira já reparei que você sempre que fala...diz algo de útil..sim senhor!!!

Offline MiguelR

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 25, 2007, 20:22:25 »
Na edição de ontem do Diário de Noticias o sr. Carneiro pedia a cabeça do secretário de estado da presidencia do conselho de ministros, Jorge Lacão!
Isto porque com areformulação das regiões de turismo a sede da região de turismo de Lisboa e vale do tejo deverá ser Santarem e ñ Óbidos como o caro sr carneiro quer.
Isto é apenas uma coisa; medo de perder o poleiro!

Offline 007

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 28, 2008, 00:51:37 »
De forma a participar neste debate, gostava de contribuir com as minhas ideias.

O sector de turismo, no meu entender, deverá ser o "sector-chave" para o progresso da região oeste. É neste sector que devemo-nos especializar, para que a região possa captar receitas provindas dos turistas.

A nossa região tem um excelente clima e belíssimas paisagens, é por isso que é muito importante potenciar os recursos endógenos.

Já existe na nossa região algumas unidades hoteleiras de qualidade que prestam apoio aos visitantes, estando elas localizadas sobretudo em Peniche e na Praia D'el Rey. Por outro lado, no nosso concelho, temos o Hotel Golf Mar e Westin do Campo Real, como as unidades mais importantes.

Importa aqui ressalvar, que para a nossa região, precisamos de unidades hoteleiras de boa qualidade (como a do Westin do Campo Real), de forma a projectar a imagem de marca da região do Oeste.

No entanto, acho que no nosso concelho há uma escassez de infra-estruturas de apoio às unidades hoteleiras.

Como sugestão, alerto para a necessidade de se construir um porto de recreio (e também para enventuais barcos de pesca) na praia de Porto Novo.
A localização desta infra-estrutura poderia servir de apoio ao Hotel Golf Mar, bem como viabilizar o turismo local.

No nosso concelho não existe nenhum porto, o que condiciona a prática de algumas actividades naúticas (podendo também ser útil no apoio ao salvamento dos banhistas).

A meu ver a praia do Porto Novo é a única zona litoral do concelho de Torres Vedras que oferece condições ideais para a construção deste projecto.

Este projecto servia tanto para actividades lúdicas (como barcos de recreio) como para a actividade piscatória local.
Nesse local, também poderia-se instalar uma pequena capitania, para prestar auxílio às embarcações bem como aos banhistas.

Fica aqui a minha suguestão,

« Última modificação: Setembro 01, 2010, 16:26:30 por 007 »

Offline 007

• Full Member
    • Ver Perfil
Re:Turismo na Região Oeste: sugestões/ideias
« Responder #7 em: Agosto 31, 2009, 14:11:13 »
Porto de Recreio na Praia de Porto Novo
Em sequência da notícia de que a Ericeira vai ter em breve uma marina de recreio, importa reforçar a minha ideia anterior, de que a praia de Porto Novo oferece condições únicas para a construção deste tipo de infra-estrutura, podendo potencializar toda aquela zona envolvente.

Para além desta infra-estrutura poder atrair turistas para o local, poderia oferecer aos pescadores locais melhores condições para a prática pescatória.

Aliado à prática de golfe, do hipismo, das termas do vimeiro, bem como o próprio Hotel Golf Mar; seria fundamental construir-se na foz do rio Alcabrichel um porto de recreio que potencializasse as actividades naúticas.

Na minha opinião esta é uma ideia perfeitamente exequível, ao alcance dos torreenses...

Pensem bem na minha ideia,
« Última modificação: Setembro 01, 2010, 16:28:20 por 007 »

Offline ISCEL

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • http://www.iscel.com/
Re:Turismo na Região Oeste: sugestões/ideias
« Responder #8 em: Maio 01, 2010, 13:07:37 »
Concordo plenamente com essa ideia do porto recreio na Praia de Porto Novo, até porque essa Praia tem muita HISTÓRIA.

Recorde-se a célere época das Invasões Francesas (1807-1811), esta praia foi palco do desembarque duas brigadas de tropas inglesas (as brigadas Anstruther e Anckland), na véspera e na madrugada do dia da batalha (20 e 21 de Agosto) e do desembarque de proeminentes figuras do exército britânico: os tenentes-generais Sir Harry Burrard e Sir Hew Dalrymple e o General Moore, comandante de toda a divisão de reserva. Que tivera um papel importante na retirada dos franceses!

O ISCEL tem desenvolvido várias visitas de estudo de caracter cultural com as escolas a nivel nacional e região autónomas, a fim de dar a conhecer a História de Portugal

Um porto de recreio na Praia de Porto Novo, para além de poder desenvolver o Turismo e o desporto nautico poderá ser palco de TURISMO CULTURAL, de vários eventos culturais ligados á História no âmbito das Invasões Francesas!

Já agora vale a pena pensar nisto!

Cumprimentos,

ISCEL - Instituto Sócio-Cultural de Educação e Lazer
web Site: http://www.iscel.com/
Núcleo Praia Azul: http://iscel.blogspot.com/
« Última modificação: Maio 01, 2010, 13:10:19 por ISCEL »