Autor Tópico: O meu cão e a APA  (Lida 2096 vezes)

Offline RuiSantos

• Newbie
  • *
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
O meu cão e a APA
« em: Maio 06, 2007, 22:35:30 »
Antes de mais, quero aqui referir que sou eu um fervoroso defensor dos animais... e que aprecio muito aqueles que, na maioria dos casos de forma voluntária, fazem um trabalho louvável na defesa dos interesses destes mesmos animais. E será esse o caso de muitos dos colaboradores da APA de Torres Vedras.
No entanto, não posso deixar de vir aqui, publicamente, fazer um breve comentário... depois de ler os vários tópicos que por este fórum circulam (relacionados com a APA e com o canil municipal), descubro as várias intrigas que existem entre APA e CMTV... muitas delas sem jeito nenhum. Todos se criticam, todos acham que são eles quem faz o melhor trabalho e "em vez de ficarem unidos, dividiram-se em mil partidos, no fundo todos queriam ser ditadores" ("Picado pelas abelhas" - Jorge Palma).

Venho assim e deste modo, expor uma questão que há muito me intriga:

- Em Junho passado, por altura da Feira de S.Pedro, trouxe para casa   um cachorrinho, daqueles existentes no stand da APA à espera de dono. Assegurei (com papel assinado e tudo) que o trataria de forma digna, que lhe ofereceria todas as condições essenciais a uma vida de qualidade e outros mimos e carinhos de que os animais tanto necessitam. Assinei todos estes documentos sem a menor hesitação, já que nunca traria para casa um animal se não lhe pudesse oferecer tudo isto.
Mas houve ainda um "papelinho" bastante curioso que tive de assinar, que dizia que eu permitiria que, membros da APA de Torres Vedras, visitassem a minha residência a fim de se certificarem que tais condições estavam a ser dadas ao meu animal. E achei uma preocupação muito importante por parte daquela associação (da qual sou, aliás, associado há alguns anos) pois haverá certamente muita gente por ai que, só se lembra que os animais dão trabalho, precisam de espaço e de carinho, quando já os têm em casa e sentem que eles "estorvam". E também esse papelinho foi, sem qualquer hesitação, assinado por mim.

Acontece que passou-se quase um ano... o cachorrinho que tinha um mês e meio, 30 cm e 1 ou 2 Kg, tem agora um ano, um  metro e qualquer coisa e quase 30 Kg... mas nunca ninguém da APA veio cá ver como ele estava. Ele podia até nem estar cá... podiam ter sucedido mil questões diferentes que levassem a que este animal já não estivesse comigo; Podia estar comigo e não ser tratado condignamente; Podia (e é) ser um cão feliz, bem tratado e querido por todos cá em casa... certo é que desde que ele saiu do stand da APA da Feira de S.Pedro até hoje, nunca mais ninguém dessa associação quis saber dele. E o tal papelinho que, sem hesitações, assinei e elogiei, não passa de um mero "fogo de artifício" para que se mostre que aqui é que se trabalha bem.
É por esse motivo que não compreendo, quando leio os restantes tópicos deste fórum, o tempo perdido a alimentar pequenas rixas com a CMTV (e não só), quando estão longe de dar o exemplo.

Mas e para acabar como comecei, quero aqui referir que sou "SÓ" um fervoroso defensor dos animais e que aprecio muito aqueles que, na maioria dos casos de forma voluntária, fazem um trabalho louvável na defesa dos interesses destes mesmos animais.

Rui Jorge

Offline olga moreira

• Ver Perfil
O meu cão e a APA
« Responder #1 em: Maio 16, 2007, 19:52:12 »
Bom dia Sr Rui.
Venho tentar responder ao que o senhor mencionou sobre o facto de a APA nunca ter visitado a sua casa.
Como deve de saber a APA tem ao seu cuidado muitos animais, e cada vez mais. Por vezes e sem ser por mal a APA acaba por n puder xegar a todos os lados, como gostaria.
Quanto aos problemas com a camara temos cada dia que passa mais, e infelizmente vamos ter sempre, pois moramos num concelho onde existe muitos animais abandonados.
Olga

Offline olga moreira

• Ver Perfil
O meu cão e a APA
« Responder #2 em: Maio 17, 2007, 19:01:14 »
Embora a Camara Municipal de Torres vedras diga a toda a gente que nao abate animais do canil de torres vedras... O QUE TODA A GENTE SABE QUE É UMA GRANDE MENTIRA, pois tenho como provas o facto de na semana passada na 6feira se ter apanhado 2 caes na Paul que nao eram nenhum perigo para a populaçaõ, e ontem terem sido abatidos... ISTO SEM DEIXAR PASSAR OS 8 DIAS QUE POR LEI O ANIMAL TEM DIREITO A PERMANECER NO CANIL SEM SER ABATIDO.
E agora sr.Rui? Ainda acha que nao ha necessidade de ter rixas com a camara?

Offline olga moreira

• Ver Perfil
O meu cão e a APA
« Responder #3 em: Maio 21, 2007, 22:50:54 »
Boa tarde Sr.Rui Santos
Em resposta a sua ultima msg, se APA nao faz mais pelos animais é porque realmente nao conseguimos.
Alem de termos falta de apoio monetário, temos tb falta de voluntarios e como tal os que temos sao poucos para o trabalho que existe.
Quase todos os dias é salvo pela APA um animal abandonado e depois tenta-se arranjar condiçoes para eles viverem.
Como tal se a APA nao faz mais é mm porque nao pode. Obrigado